sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PROJETO : Educação para o mundo capitalista

O Projeto foi composto de 12 itens/aulas que didaticamente enumerei abaixo: 

PS: Ainda estou postando esta aula;

1.º MAPA MENTAL : Cópia dos Mapas Mentais sobre o Sistema Capitalista;










2º ORGANOGRAMA : Cópia dos organogramas sobre a Revolução industrial;










3º. LEITURA E EXPLANAÇÃO: Texto sobre  sistema capitalista

CAPITALISMO

Podemos definir capitalismo como um sistema da economia, cujo o qual os meios de produção, em especial, a demanda, a distribuição, os investimentos, as decisões de oferta e o preço são de propriedade privada com fins totalmente lucrativos e por isso, não são feitos pelo governo. Nesse sistema econômico os empresários investem em empresas, onde predomina-se o trabalho assalariado e está em vigência no mundo desde a época final da época conhecida como feudalismo.

História

Durante no século XV e XVI - mercantilismo o Antigo Regime dominava praticamente toda a Europa e combinava na prática elementos que surgiram durante o desenvolvimento do comércio com os elementos da sociedade feudal. Dessa maneira, as tradições seculares econômicas, sociais e também políticas que ainda restavam da velha ordem feudal se misturaram e deram origem aos interesses de uma burguesia cada vez mais atuante e promovendo modificações nas antigas relações.

Já entre os séculos XVII e XVIII, período que ficou conhecido como Idade Moderna, ou ainda como Antigo Regime, consolidava-se o capitalismo comercial. Dessa maneira, foram se abrindo cada vez mais espaços políticos para banqueiros e para comerciantes. Entre os objetivos desses indivíduos estão presentes, de maneira contrária, os privilégios e os títulos dos nobres, com o objetivo principal de assegurarem sua supremacia, que de resto já havia sido garantida pelo poder econômico.Neste processo, durante o período moderno, predominou a combinação dos interesses dos herdeiros dos nascidos durante o desenvolvimento urbano e comercial, da velha ordem, o que consistiu na transição do capitalismo comercial. Nas cidades em que já aconteciam a produção manufatureira e as trocas monetárias, começou a valer uma maior circulação de dinheiro e de mercadorias por parte dos reis e também de seus auxiliares e um maior controle de arrecadação de tributos.

O sistema político-econômico capitalista abrange quase que a totalidade dos países do mundo, sempre com as mesmas características, tais como:

Economia de Mercado: isso significa que o próprio mercado fica responsável por regular os preços de uma forma natural, como a lei da oferta e da procura. Essa lei corresponde à variação de acordo com a oferta de produtos e a demanda, isso quer dizer que quanto maior for a procura por um determinado produto mais elevado será seu valor, mas quando há grande oferta de um produto no mercado seu preço tende a cair.

Livre concorrência e a busca por lucro: significa que os preços das mercadorias e dos serviços são determinados pela competitividade entre as empresas, isso provoca a regulação dos preços de forma natural. Essa prática alcança o objetivo do capitalismo, que é o lucro.

Sociedade divida em classes: uma das características mais marcantes do sistema capitalista é a distinção entre duas classes sociais, no qual uma é composta por uma restrita parcela da população, denominados de burguesia, donos de empresas e os meios de produção, a outra é composta pela maioria trabalhadora que vende sua força de trabalho para o capitalista.

http://alunosonline.uol.com.br/geografia/capitalismo.html

https://www.todamateria.com.br › Sociologia


4º. VÍDEOOs principais objetivos da ONU são:

• Manter a paz internacional.
• Garantir os Direitos Humanos.
• Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações.
• Incentivar a autonomia das etnias dependentes.
• Tornar mais fortes os laços entre os países soberanos.




5º. APRESENTAÇÃO DE POWER POINT : "17 HÁBITOS PARA ENRIQUECER NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO"



6ªº. CRÔNICA: “ Pedindo uma pizza em 2020” Luiz Fernando Veríssimo – Essa interessante crônica de Luiz Fernando Veríssimo relada de uma forma irônica e divertida  sobre a invasão de privacidade, a que, cada dia mais, somos submetidos.

7º. LEITURA E EXPLANAÇÃO: Objetivos das ONGS: 


O século XXI será marcado pela rapidez das mudanças derivadas de inovações tecnológicas disruptivas, com enormes consequências para os padrões de consumo. E pelo agravamento das tensões sociais relacionado aos conflitos armados, superpopulação, desigualdades sociais, mudanças climáticas e degradação dos ecossistemas naturais que sustentam a vida no planeta. Esse cenário aumentará a complexidade dos problemas e tornará o seu enfrentamento uma tarefa extremamente desafiadora.

Nesse contexto, qual será o papel das organizações não governamentais?

1º. Não governamentais é se tornarem centros de inovação e criatividade no desenvolvimento de soluções para problemas complexos. Ao contrário dos governos, as ONGs são menos burocráticas e mais flexíveis. Ao contrário das empresas privadas, têm menos medo dos riscos financeiros e são mais propensas a experimentar. Soma-se a isso o fato de terem mais jovens nas suas equipes, o que permite um diálogo mais fácil com a inovação e o espírito de mudança.

2º. É a articulação de parcerias trissetoriais, a envolver também governos e empresas. Essas parcerias serão fundamentais para resolver os complexos problemas dos tempos modernos. Parcerias trissetoriais representam a tônica do pensamento das instituições multilaterais globais. Situa-se aqui o conceito de valor compartilhado, de grande importância nesse contexto.

3º Aproximar as instituições de ensino, pesquisa e inovação tecnológica do mundo real. Essas instituições tendem a se distanciar da realidade e se isolar de forma autocentrada. Contribuem menos do que poderiam, dado o seu elevado nível de qualificação acadêmica e técnica.

4º Denunciar os problemas e incomodar os tomadores de decisão, tanto nos governos quanto nas empresas. A maior liberdade, jovialidade e inquietude das ONGs torna-as mais capazes de apontar a corrupção, o abuso aos direitos humanos, as injustiças sociais e as tragédias ambientais.

5º.  contribuir para o aumento da eficiência das políticas públicas. Os governos são cada vez mais cobrados pela baixa qualidade dos serviços prestados. A máquina pública é caracterizada pela ineficiência e pela dificuldade de inovação. As organizações não governamentais podem prover análises inovadoras, articular a contribuição das instituições de pesquisa e experimentar soluções inovadoras em escala piloto.

6º.Contribuir para a cooperação em redes de conhecimento, inovação e ação, com especial atenção para a cooperação Sul-Sul entre países. A revolução tecnológica aumentou brutalmente a conectividade global. As organizações não governamentais possuem um perfil mais flexível e dinâmico para animar redes de inovação e intercâmbio de soluções.

7º. Alimentar a utopia. As crises globais, especialmente aquelas associadas às mudanças climáticas e conflitos armados, colocam uma nuvem de desesperança no ar, alimentando angústia, apatia e alienação, especialmente entre os jovens. As organizações não governamentais podem servir como vetores de esperança e criação de um senso de propósito na vida dos indivíduos. Isso é muito importante para a felicidade humana.

Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 290.692 fundações privadas e associações sem fins lucrativos no País. Os movimentos sociais representam outro segmento, muito mais numeroso e com menos recursos financeiros, e reúnem associações de moradores e de classe, muitas informais. As empresas também possuem organizações de representação de classe.

Os sete papéis apresentados aqui apontam para a óbvia necessidade de valorizarmos o papel das ONGs no futuro de nossas sociedades. Cabe a essas instituições um papel estratégico para galvanizar a energia necessária para desenvolver soluções inovadoras para os complexos problemas e desafios do século XXI.

FONTE: http://www.cartacapital.com.br/revista/866/o-papel-das-ongs-no-seculo-xxi-7630.html

8º. MÚSICA: Foi solicitado uma Ficha Técnica da música: Pela internet de Gilberto Gil


1. IDENTIFICAÇÃO

Data:____/____/____ Nome: __________________________nº___ série:_____

Disciplina_________________________Profº._______________________


2. FICHA TÉCNICA

a. Título da música:_____________________________

b. Compositor:_________________________________

c. Interprete :__________________________________

d. Ano:_______________________________________

e. Produção:__________________________________

f. Gênero: ____________________________________

g. Letra: ( ) longa ( ) mediana ( ) curta

h. Refrão:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i. Interpretação do Refrão:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

j. Parte da música mais tocante para você:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

k. Justifique a escolha acima: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

l. Como você classificaria esta música em nota de 0 a 10_________________

m. Justifique sua nota: ____________________________________________________________________________________________________________________________



9º.  LEITURA DO LIVRO:  FIM DA LINHA PARA OS PESSIMISTAS – 23 MOTIVOS PARA SER UM OTIMISTA.

Matt  Ridley – zoólogo, economista e financista.




10º.  TESTE :  Foi proposto ao aluno um trabalho de campo onde ele aplicaria nos amigos de sala e em casa para avaliar como é a característica do consumidor brasileiro, o resultado fica entre:

a.     VOCÊ REALMENTE SABE ADMINISTRAR SEU DINHEIRO É UM HABILIDOSO NA ARTE DAS COMPRAS;
b.       VOCÊ SE CONTROLA A MAIOR PARTE DO TEMPO MAS PRECISA POUPAR ;

C..         VOCÊ É UM COMPRADOR COMPULSIVO;

Qual seu perfil de consumidor


PARA CADA QUESTÃO RESPONDA – SIM – ÁS VEZES - NÃO 

1. QUAL O SEU NOME , IDADE VOCÊ TRABALHA?_____

2. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA AVALIA ANTES A POSSIBILIDADE DE COMPRA , QUANDO PODE GASTAR (EXCLUÍNDO O CRÉDITO) E QUANDO IRÁ GASTAR. _____ 

3. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA FAZ PESQUISA NA INTERNET OU COM OUTRAS PESSOAS .____

4. COMPRA APENAS O QUE SE PROGRAMOU . _____

5. COMPRO SEMPRE DEVAGAR COMPARANDO OS PREÇOS EM VÁRIAS LOJAS. _____

6. O VENDEDOR NÃO CONSEGUE TE CONVENCER A COMPRAR SE NÃO FOI COM A INTENSÃO DE COMPRA JÁ ALERTA AO VENDEDOR “ SÓ ESTOU OLHANDO”. _____

7. COMPRA EXATAMENTE O QUE ESTAVA PRECISANDO E NÃO COMPRA NEM MESMO UMA BLUSA NOVA POIS NESTE DIA NÃO SAIU PARA COMPRAR ROUPAS. _____

8. NUNCA AGI ASSIM : QUANDO ESTOUME SENTINDO TRISTE, INSEGURO, OU SOZINHO ACHO QUE A SOLUÇÃO SERÁ IR AO SHOPPING COMPRAR “ALGO” NOVO; _____

9. NUNCA AGI ASSIM: DEPOIS QUE SAÍ DA LOJA, PENSOU QUE NÃO DEVERIA TER COMPRADO. ____

10. EU REALMENTE PRECISAVA DAS COISAS QUE COMPREI E SEI QUE ELAS SERÃO MUITO ÚTEIS. ____

11. SEI QUE O USO DESSA COMPRA ME TRARÁ SATISFAÇÃO POR BASTANTE TEMPO. _____

12. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA NORMALEMENTE COMPRA A VISTA PORQUE JÁ ECONOMIZOU O DINHEIRO 4 MESES PARA COMPRAR. _____

13. QUANDO SAI PARA COMPRAR SEMPRE DEFINE : “ HOJE VOU COMPRAR ROUPAS “ “HOJE IREI COMPRAR SAPATOS” “HOJE COMPRAREI SÓ COMIDA” VOU AO SHOPPING AO CINEMA PARA ME DIVERTIR E NÃO COMPRAREI NEM MESMO UMA BLISA” ______

14. QUANDO QUER ADQUIRIR UM MERCADORIA JÁ SABE O PREÇO E QUANDO MESES DEVE POUPAR PARA COMPRAR A MERCADORIA A VISTA E NA HORA DA COMPRA SEMPRE ACABA PAGANDO MENOS QUE PENSOU PAGAR A MESES ATRÁS. _____

15. FIXA UM VALOR MENSAL A SER DEPOSITADO NA POUPANÇA ANTES DE RECEBER SEU PAGAMENTO. ____

16. MARCA TUDO O QUE GASTA, FAZ PLANILHA DE GANHOS E GASTOS E FAZ O BALANÇO MENSAL . _____

17. POUPA ANTES DE GASTAR, OU SEJA ANTES DE COMEÇAR A GASTAR SEU PAGAMENTO JÁ SABE QUANDO IRÁ POUPAR ESTE MÊS . _____

18. DEMORA 8 MESES PARA COMPRAR UM PRODUTO QUE COMPROMETE METADE DO SEU SALÁRIO. _____

19. DEMORA 6 MESES PARA COMPRAR UM PRODUTO QUE COMPROMETE METADE DA METADE DO SEU SALÁRIO ____

20. JAMAIS COMPRO ALGO QUE COMPROMETE METADE DO MEU SALÁRIO AMENOS QUE EU COMPRE COM O DINHEIRO QUE POUPEI E AINDA SOBRE DINHEIRO NA POUPANÇA ____

Resultado

MAIOR QUANTIDADE DE:

"SIM": DE 20 A 10 RESPOSTAS SIM

VOCÊ REALMENTE SABE ADMINISTRAR SEU DINHEIRO É UM HABILIDOSO NA ARTE DAS COMPRAS UM ECONOMISTA NATO, AVALIA SEUS GASTOS, É UM POUPADOR OU POSSUI UMA CADERNETA DE POUPANÇA, SEMPRE TEM UM DINHEIRO EXTRA PARA ALGUM IMPREVISTO E ENTRE MUITOS NÃO TEM CARTÃO DE CRÉDITO PORQUE ODEIA DÍVIDAS A LONGO PRAZO PREFERINDO PAGAR TUDO A VISTA PORQUE SÓ ASSIM CONSEGUE PECHINCHAR NA COMPRA SE SENTINDO MUITO FELIZ QUANDO CONSEGUE QUE O VENDEDOR ABAIXA O PREÇO;



"TALVEZ" : DE 20 A 10 RESPOSTAS TALVEZ

VOCÊ SE CONTROLA A MAIOR PARTE DO TEMPO MAS PRECISA POUPAR OU ABRIR UMA CADERNETA DE POUPANÇA OU MESMO QUEBRAR SEUS CARTÕES DE CRÉDITO. JÁ É UM CONSUMISTA PREVENIDO MAS ALGUMAS VEZES “ PÕE O PÉ NA JACA” COMPRANDO O QUE NÃO DEVIA SE SENTE ARREPENDIDO DAS COMPRAR ,. DICA: QUANDO SAIR AS COMPRAS PENSE HOJE IREI COMPRAR APENAS OS ITENS DA LISTA OU SOMENTE ARTIGOS DA MESMA ÁREA, OU SAPATOS, OU ROUPAS OU UTENSÍLIOS DE COZINHA.


"NÃO": DE 20 A 10 RESPOSTAS NÃO


VOCÊ É UM COMPRADOR COMPULSIVO , MUITAS DAS VEZES VIVE CHORAMINGANDO COM AS DÍVIDAS E SEMPRE AFIRMA NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR MAS COMPRA A PRAZO POIS NÃO CONSEGUE ESPERAR O DEVIDO MOMENTO, PRECISA CONTROLAR SEUS GASTOS, ANOTAR SEUS GANHOS , DEFINIR SUAS DÍVIDAS FIXAS MENSAIS , FIXAR DATAS DE PAGAMENTO , ABRIR UMA CADERNETA DE POUPANÇA E AS VEZES CHEGAR AO EXTREMO DE QUEBRAR OS CARTÕES DE CRÉDITO .

11º. VÍDEO SOBRE ECONOMIA DOMÉSTICA:


12º. ENTREVISTAS/SEMINÁRIO: Através de um trabalho de campo os alunos entrevistaram empreendedores do bairro, parentes, aplicaram o teste do consumidor e posteriormente apresentaram um seminário.

Exp :


1.     Nome_Paulo ________idade_28___Escolaridade_2º grau___

2. Função na empresa : R: Dono

3. Qual ou quais os o ramo? R: : Restaurante

4. Quanto tempo sua empresa atua no mercado de negócios? 

R: 10 anos e tenho 6 restaurantes de sociedades;

5. Como foi que teve a ideia de abrir uma empresa?

R: Minha família já trabalhava no ramo na Bahia em Rio de Contas e quando vim para São Paulo conheci meu primeiro sócio ,Ederaldo e tivemos a idéia de abrir um restaurante em sociedade.

6. Quando tem um problema como age: (age pessoalmente ou tem uma assessoria) ? Problemas com:

a. o empregado: Consulto meu sócio e falo com o funcionário.

b. seus fornecedores: Ligo, devolvo mercadorias que não estão de acordo, tem horário de entrega de mercadoria que é na parte da manhã.

c . seus clientes: A Priore o garçom tenta resolver , depois se não der certo converso com o cliente e minha intensão é não perder o cliente.

7. Como analisa a rotatividade de empregados em sua empresa? É normal, constante, são fidedignos? Porquê?  R: Constante, tem alguns que duram semanas, meses e outros trabalham a anos comigo e até tenho funcionários que são parentes o cozinheiro e esposo da garçonete e trabalha aqui mais 2 parentes deles, estão comigo a 2 anos.

8. Como você avalia a sua equipe de trabalho e como promove um clima grupal de abertura e confiança com você e a equipe? R: O trabalho é dividido porém todos passam por uma rotatividade pela atividades exercidas pela empresa para se conhecerem, fazemos festas de aniversário e conversamos em Rede Social.

9. Tem um contato externo de sua empresa com seus: funcionários, cliente ou fornecedores? R:  site, facebook, mensagens, Sim, panfletos, Outdoor e boca-boca.

10. O que faz para incentivar seus funcionários ao crescimento profissional: incentiva a participação a inovação, valorizando do aprendizado por atitudes e exemplos pessoais, valoriza e incentiva a iniciativa dos seus funcionários?
 R: Incentivo funcionários que trabalham no ramo a serem meus sócios em outros restaurantes e já tenho 8 sócios que foram meus funcionários.

11. Qual a assistência que o órgão público dá a sua empresa ?
R:  Estado, Prefeitura,União. R:Recolhe o lixo todos os dias.

12. Qual a dica que você deixa para ser um bom empregador e empreendedor? 
R: Bom relacionamento com a equipe de trabalho, respeito com eles e as idéias deles relacionados com a empresa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário