O Projeto foi composto de 12 itens/aulas que didaticamente enumerei abaixo:
PS: Ainda estou postando esta aula;
1.º MAPA MENTAL : Cópia dos Mapas Mentais sobre o Sistema Capitalista;
PS: Ainda estou postando esta aula;
1.º MAPA MENTAL : Cópia dos Mapas Mentais sobre o Sistema Capitalista;
2º ORGANOGRAMA : Cópia dos organogramas sobre a Revolução industrial;
3º. LEITURA E EXPLANAÇÃO: Texto sobre sistema capitalista
Podemos definir capitalismo como um sistema da economia, cujo o qual os meios de produção, em especial, a demanda, a distribuição, os investimentos, as decisões de oferta e o preço são de propriedade privada com fins totalmente lucrativos e por isso, não são feitos pelo governo. Nesse sistema econômico os empresários investem em empresas, onde predomina-se o trabalho assalariado e está em vigência no mundo desde a época final da época conhecida como feudalismo.
História
Durante no século XV e XVI - mercantilismo o Antigo Regime dominava praticamente toda a Europa e combinava na prática elementos que surgiram durante o desenvolvimento do comércio com os elementos da sociedade feudal. Dessa maneira, as tradições seculares econômicas, sociais e também políticas que ainda restavam da velha ordem feudal se misturaram e deram origem aos interesses de uma burguesia cada vez mais atuante e promovendo modificações nas antigas relações.
Já entre os séculos XVII e XVIII, período que ficou conhecido como Idade Moderna, ou ainda como Antigo Regime, consolidava-se o capitalismo comercial. Dessa maneira, foram se abrindo cada vez mais espaços políticos para banqueiros e para comerciantes. Entre os objetivos desses indivíduos estão presentes, de maneira contrária, os privilégios e os títulos dos nobres, com o objetivo principal de assegurarem sua supremacia, que de resto já havia sido garantida pelo poder econômico.Neste processo, durante o período moderno, predominou a combinação dos interesses dos herdeiros dos nascidos durante o desenvolvimento urbano e comercial, da velha ordem, o que consistiu na transição do capitalismo comercial. Nas cidades em que já aconteciam a produção manufatureira e as trocas monetárias, começou a valer uma maior circulação de dinheiro e de mercadorias por parte dos reis e também de seus auxiliares e um maior controle de arrecadação de tributos.
O sistema político-econômico capitalista abrange quase que a totalidade dos países do mundo, sempre com as mesmas características, tais como:
Economia de Mercado: isso significa que o próprio mercado fica responsável por regular os preços de uma forma natural, como a lei da oferta e da procura. Essa lei corresponde à variação de acordo com a oferta de produtos e a demanda, isso quer dizer que quanto maior for a procura por um determinado produto mais elevado será seu valor, mas quando há grande oferta de um produto no mercado seu preço tende a cair.
Livre concorrência e a busca por lucro: significa que os preços das mercadorias e dos serviços são determinados pela competitividade entre as empresas, isso provoca a regulação dos preços de forma natural. Essa prática alcança o objetivo do capitalismo, que é o lucro.
Sociedade divida em classes: uma das características mais marcantes do sistema capitalista é a distinção entre duas classes sociais, no qual uma é composta por uma restrita parcela da população, denominados de burguesia, donos de empresas e os meios de produção, a outra é composta pela maioria trabalhadora que vende sua força de trabalho para o capitalista.
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/capitalismo.html
https://www.todamateria.com.br › Sociologia
4º.
VÍDEO: Os principais objetivos da ONU são:
• Manter a paz internacional.
• Garantir os Direitos Humanos.
• Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações.
• Incentivar a autonomia das etnias dependentes.
• Tornar mais fortes os laços entre os países soberanos.
5º.
APRESENTAÇÃO DE POWER POINT : "17 HÁBITOS PARA ENRIQUECER NA SOCIEDADE DE
INFORMAÇÃO"
6ªº. CRÔNICA: “ Pedindo uma pizza em 2020” Luiz Fernando Veríssimo – Essa
interessante crônica de Luiz Fernando Veríssimo relada de uma forma irônica e
divertida sobre a invasão de privacidade,
a que, cada dia mais, somos submetidos.
7º. LEITURA E EXPLANAÇÃO: Objetivos das ONGS:
O século XXI será marcado pela rapidez das mudanças
derivadas de inovações tecnológicas disruptivas, com enormes consequências para
os padrões de consumo. E pelo agravamento das tensões sociais relacionado aos
conflitos armados, superpopulação, desigualdades sociais, mudanças climáticas e
degradação dos ecossistemas naturais que sustentam a vida no planeta. Esse
cenário aumentará a complexidade dos problemas e tornará o seu enfrentamento
uma tarefa extremamente desafiadora.
Nesse contexto, qual será o papel das organizações não
governamentais?
1º. Não governamentais é se tornarem centros de inovação e criatividade
no desenvolvimento de soluções para problemas complexos. Ao contrário dos
governos, as ONGs são menos burocráticas e mais flexíveis. Ao contrário das
empresas privadas, têm menos medo dos riscos financeiros e são mais propensas a
experimentar. Soma-se a isso o fato de terem mais jovens nas suas equipes, o
que permite um diálogo mais fácil com a inovação e o espírito de mudança.
2º. É a articulação de parcerias trissetoriais, a envolver
também governos e empresas. Essas parcerias serão fundamentais para resolver os
complexos problemas dos tempos modernos. Parcerias trissetoriais representam a
tônica do pensamento das instituições multilaterais globais. Situa-se aqui o
conceito de valor compartilhado, de grande importância nesse contexto.
3º Aproximar as instituições de ensino, pesquisa e inovação
tecnológica do mundo real. Essas instituições tendem a se distanciar da
realidade e se isolar de forma autocentrada. Contribuem menos do que poderiam,
dado o seu elevado nível de qualificação acadêmica e técnica.
4º Denunciar os problemas e incomodar os tomadores de
decisão, tanto nos governos quanto nas empresas. A maior liberdade, jovialidade
e inquietude das ONGs torna-as mais capazes de apontar a corrupção, o abuso aos
direitos humanos, as injustiças sociais e as tragédias ambientais.
5º. contribuir para o
aumento da eficiência das políticas públicas. Os governos são cada vez mais
cobrados pela baixa qualidade dos serviços prestados. A máquina pública é
caracterizada pela ineficiência e pela dificuldade de inovação. As organizações
não governamentais podem prover análises inovadoras, articular a contribuição
das instituições de pesquisa e experimentar soluções inovadoras em escala
piloto.
6º.Contribuir para a cooperação em redes de conhecimento,
inovação e ação, com especial atenção para a cooperação Sul-Sul entre países. A
revolução tecnológica aumentou brutalmente a conectividade global. As
organizações não governamentais possuem um perfil mais flexível e dinâmico para
animar redes de inovação e intercâmbio de soluções.
7º. Alimentar a utopia. As crises globais, especialmente
aquelas associadas às mudanças climáticas e conflitos armados, colocam uma
nuvem de desesperança no ar, alimentando angústia, apatia e alienação,
especialmente entre os jovens. As organizações não governamentais podem servir
como vetores de esperança e criação de um senso de propósito na vida dos
indivíduos. Isso é muito importante para a felicidade humana.
Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística, existem 290.692 fundações privadas e associações sem fins
lucrativos no País. Os movimentos sociais representam outro segmento, muito
mais numeroso e com menos recursos financeiros, e reúnem associações de
moradores e de classe, muitas informais. As empresas também possuem
organizações de representação de classe.
Os sete papéis apresentados aqui apontam para a óbvia
necessidade de valorizarmos o papel das ONGs no futuro de nossas sociedades.
Cabe a essas instituições um papel estratégico para galvanizar a energia
necessária para desenvolver soluções inovadoras para os complexos problemas e
desafios do século XXI.
FONTE: http://www.cartacapital.com.br/revista/866/o-papel-das-ongs-no-seculo-xxi-7630.html
8º. MÚSICA: Foi solicitado uma Ficha Técnica da música: Pela internet de Gilberto Gil
1. IDENTIFICAÇÃO
Data:____/____/____ Nome: __________________________nº___ série:_____
Disciplina_________________________Profº._______________________
2. FICHA TÉCNICA
a. Título da música:_____________________________
b. Compositor:_________________________________
c. Interprete :__________________________________
d. Ano:_______________________________________
e. Produção:__________________________________
f. Gênero: ____________________________________
g. Letra: ( ) longa ( ) mediana ( ) curta
h. Refrão:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i. Interpretação do Refrão:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j. Parte da música mais tocante para você:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
k. Justifique a escolha acima: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
l. Como você classificaria esta música em nota de 0 a 10_________________
m. Justifique sua nota: ____________________________________________________________________________________________________________________________
8º. MÚSICA: Foi solicitado uma Ficha Técnica da música: Pela internet de Gilberto Gil
1. IDENTIFICAÇÃO
Data:____/____/____ Nome: __________________________nº___ série:_____
Disciplina_________________________Profº._______________________
2. FICHA TÉCNICA
a. Título da música:_____________________________
b. Compositor:_________________________________
c. Interprete :__________________________________
d. Ano:_______________________________________
e. Produção:__________________________________
f. Gênero: ____________________________________
g. Letra: ( ) longa ( ) mediana ( ) curta
h. Refrão:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i. Interpretação do Refrão:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j. Parte da música mais tocante para você:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
k. Justifique a escolha acima: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
l. Como você classificaria esta música em nota de 0 a 10_________________
m. Justifique sua nota: ____________________________________________________________________________________________________________________________
9º. LEITURA DO LIVRO: FIM DA LINHA PARA OS PESSIMISTAS – 23 MOTIVOS PARA SER UM OTIMISTA.
Matt Ridley – zoólogo, economista e financista.
10º. TESTE : Foi proposto ao aluno um trabalho de campo onde ele aplicaria nos amigos de sala e em casa para avaliar como é a característica do consumidor brasileiro, o resultado fica entre:
a. VOCÊ REALMENTE SABE ADMINISTRAR SEU DINHEIRO É UM HABILIDOSO NA ARTE DAS COMPRAS;
b. VOCÊ SE CONTROLA A MAIOR PARTE DO TEMPO MAS PRECISA POUPAR ;
C.. VOCÊ É UM COMPRADOR COMPULSIVO;
C.. VOCÊ É UM COMPRADOR COMPULSIVO;
Qual seu perfil de consumidor
PARA CADA QUESTÃO RESPONDA – SIM – ÁS VEZES - NÃO
1. QUAL O SEU NOME , IDADE VOCÊ TRABALHA?_____
2. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA AVALIA ANTES A POSSIBILIDADE DE COMPRA , QUANDO PODE GASTAR (EXCLUÍNDO O CRÉDITO) E QUANDO IRÁ GASTAR. _____
3. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA FAZ PESQUISA NA INTERNET OU COM OUTRAS PESSOAS .____
4. COMPRA APENAS O QUE SE PROGRAMOU . _____
5. COMPRO SEMPRE DEVAGAR COMPARANDO OS PREÇOS EM VÁRIAS LOJAS. _____
6. O VENDEDOR NÃO CONSEGUE TE CONVENCER A COMPRAR SE NÃO FOI COM A INTENSÃO DE COMPRA JÁ ALERTA AO VENDEDOR “ SÓ ESTOU OLHANDO”. _____
7. COMPRA EXATAMENTE O QUE ESTAVA PRECISANDO E NÃO COMPRA NEM MESMO UMA BLUSA NOVA POIS NESTE DIA NÃO SAIU PARA COMPRAR ROUPAS. _____
8. NUNCA AGI ASSIM : QUANDO ESTOUME SENTINDO TRISTE, INSEGURO, OU SOZINHO ACHO QUE A SOLUÇÃO SERÁ IR AO SHOPPING COMPRAR “ALGO” NOVO; _____
9. NUNCA AGI ASSIM: DEPOIS QUE SAÍ DA LOJA, PENSOU QUE NÃO DEVERIA TER COMPRADO. ____
10. EU REALMENTE PRECISAVA DAS COISAS QUE COMPREI E SEI QUE ELAS SERÃO MUITO ÚTEIS. ____
11. SEI QUE O USO DESSA COMPRA ME TRARÁ SATISFAÇÃO POR BASTANTE TEMPO. _____
12. QUANDO VAI COMPRAR UMA MERCADORIA NORMALEMENTE COMPRA A VISTA PORQUE JÁ ECONOMIZOU O DINHEIRO 4 MESES PARA COMPRAR. _____
13. QUANDO SAI PARA COMPRAR SEMPRE DEFINE : “ HOJE VOU COMPRAR ROUPAS “ “HOJE IREI COMPRAR SAPATOS” “HOJE COMPRAREI SÓ COMIDA” VOU AO SHOPPING AO CINEMA PARA ME DIVERTIR E NÃO COMPRAREI NEM MESMO UMA BLISA” ______
14. QUANDO QUER ADQUIRIR UM MERCADORIA JÁ SABE O PREÇO E QUANDO MESES DEVE POUPAR PARA COMPRAR A MERCADORIA A VISTA E NA HORA DA COMPRA SEMPRE ACABA PAGANDO MENOS QUE PENSOU PAGAR A MESES ATRÁS. _____
15. FIXA UM VALOR MENSAL A SER DEPOSITADO NA POUPANÇA ANTES DE RECEBER SEU PAGAMENTO. ____
16. MARCA TUDO O QUE GASTA, FAZ PLANILHA DE GANHOS E GASTOS E FAZ O BALANÇO MENSAL . _____
17. POUPA ANTES DE GASTAR, OU SEJA ANTES DE COMEÇAR A GASTAR SEU PAGAMENTO JÁ SABE QUANDO IRÁ POUPAR ESTE MÊS . _____
18. DEMORA 8 MESES PARA COMPRAR UM PRODUTO QUE COMPROMETE METADE DO SEU SALÁRIO. _____
19. DEMORA 6 MESES PARA COMPRAR UM PRODUTO QUE COMPROMETE METADE DA METADE DO SEU SALÁRIO ____
20. JAMAIS COMPRO ALGO QUE COMPROMETE METADE DO MEU SALÁRIO AMENOS QUE EU COMPRE COM O DINHEIRO QUE POUPEI E AINDA SOBRE DINHEIRO NA POUPANÇA ____
Resultado
MAIOR QUANTIDADE DE:
"SIM": DE 20 A 10 RESPOSTAS SIM
VOCÊ REALMENTE SABE ADMINISTRAR SEU DINHEIRO É UM HABILIDOSO NA ARTE DAS COMPRAS UM ECONOMISTA NATO, AVALIA SEUS GASTOS, É UM POUPADOR OU POSSUI UMA CADERNETA DE POUPANÇA, SEMPRE TEM UM DINHEIRO EXTRA PARA ALGUM IMPREVISTO E ENTRE MUITOS NÃO TEM CARTÃO DE CRÉDITO PORQUE ODEIA DÍVIDAS A LONGO PRAZO PREFERINDO PAGAR TUDO A VISTA PORQUE SÓ ASSIM CONSEGUE PECHINCHAR NA COMPRA SE SENTINDO MUITO FELIZ QUANDO CONSEGUE QUE O VENDEDOR ABAIXA O PREÇO;
"TALVEZ" : DE 20 A 10 RESPOSTAS TALVEZ
VOCÊ SE CONTROLA A MAIOR PARTE DO TEMPO MAS PRECISA POUPAR OU ABRIR UMA CADERNETA DE POUPANÇA OU MESMO QUEBRAR SEUS CARTÕES DE CRÉDITO. JÁ É UM CONSUMISTA PREVENIDO MAS ALGUMAS VEZES “ PÕE O PÉ NA JACA” COMPRANDO O QUE NÃO DEVIA SE SENTE ARREPENDIDO DAS COMPRAR ,. DICA: QUANDO SAIR AS COMPRAS PENSE HOJE IREI COMPRAR APENAS OS ITENS DA LISTA OU SOMENTE ARTIGOS DA MESMA ÁREA, OU SAPATOS, OU ROUPAS OU UTENSÍLIOS DE COZINHA.
"NÃO": DE 20 A 10 RESPOSTAS NÃO
VOCÊ É UM COMPRADOR COMPULSIVO , MUITAS DAS VEZES VIVE CHORAMINGANDO COM AS DÍVIDAS E SEMPRE AFIRMA NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR MAS COMPRA A PRAZO POIS NÃO CONSEGUE ESPERAR O DEVIDO MOMENTO, PRECISA CONTROLAR SEUS GASTOS, ANOTAR SEUS GANHOS , DEFINIR SUAS DÍVIDAS FIXAS MENSAIS , FIXAR DATAS DE PAGAMENTO , ABRIR UMA CADERNETA DE POUPANÇA E AS VEZES CHEGAR AO EXTREMO DE QUEBRAR OS CARTÕES DE CRÉDITO .
11º. VÍDEO SOBRE ECONOMIA DOMÉSTICA:
Exp :
1. Nome_Paulo ________idade_28___Escolaridade_2º grau___
2. Função na empresa : R: Dono
3. Qual ou quais os o ramo? R: : Restaurante
4. Quanto tempo sua empresa atua no mercado de negócios?
R: 10 anos e tenho 6 restaurantes de sociedades;
5. Como foi que teve a ideia de abrir uma empresa?
R: Minha família já trabalhava no ramo na Bahia em Rio de Contas e quando vim para São Paulo conheci meu primeiro sócio ,Ederaldo e tivemos a idéia de abrir um restaurante em sociedade.
6. Quando tem um problema como age: (age pessoalmente ou tem uma assessoria) ? Problemas com:
a. o empregado: Consulto meu sócio e falo com o funcionário.
b. seus fornecedores: Ligo, devolvo mercadorias que não estão de acordo, tem horário de entrega de mercadoria que é na parte da manhã.
c . seus clientes: A Priore o garçom tenta resolver , depois se não der certo converso com o cliente e minha intensão é não perder o cliente.
7. Como analisa a rotatividade de empregados em sua empresa? É normal, constante, são fidedignos? Porquê? R: Constante, tem alguns que duram semanas, meses e outros trabalham a anos comigo e até tenho funcionários que são parentes o cozinheiro e esposo da garçonete e trabalha aqui mais 2 parentes deles, estão comigo a 2 anos.
8. Como você avalia a sua equipe de trabalho e como promove um clima grupal de abertura e confiança com você e a equipe? R: O trabalho é dividido porém todos passam por uma rotatividade pela atividades exercidas pela empresa para se conhecerem, fazemos festas de aniversário e conversamos em Rede Social.
9. Tem um contato externo de sua empresa com seus: funcionários, cliente ou fornecedores? R: site, facebook, mensagens, Sim, panfletos, Outdoor e boca-boca.
10. O que faz para incentivar seus funcionários ao crescimento profissional: incentiva a participação a inovação, valorizando do aprendizado por atitudes e exemplos pessoais, valoriza e incentiva a iniciativa dos seus funcionários?
R: Incentivo funcionários que trabalham no ramo a serem meus sócios em outros restaurantes e já tenho 8 sócios que foram meus funcionários.
11. Qual a assistência que o órgão público dá a sua empresa ?
R: Estado, Prefeitura,União. R:Recolhe o lixo todos os dias.
12. Qual a dica que você deixa para ser um bom empregador e empreendedor?
R: Bom relacionamento com a equipe de trabalho, respeito com eles e as idéias deles relacionados com a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário