segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PRESIDENTE! QUAL É A SUA HISTÓRIA ?

DATA: 2016 – 3° e 4° Bimestre

SÉRIES: 9°anos A, B,C e D e 2° anos D, E, E e G

QUANTIDADE DE ALUNOS: 437 ALUNOS

E.E.LUIZ PEREIRA SOBRINHO

JUSTIFICATIVA: O conteúdo deste projeto faz parte do conteúdo obrigatório da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) do Estado de São Paulo,  disponibilizado no Caderno de Apoio e no livro didático distribuído pela SSE.


OBJETIVO

1. Conscientizar sobre os diferentes sistemas de governo implantado no Brasil deste a proclamação da República;

2. Analisar os entrelaçamentos da política com os diversos planos econômicos implantados e o impacto na sociedade brasileira;

METODOLOGIA

As atividades foram desenvolvidas em grupos que ficou responsabilizado pela historia de um presidente.

1. Leitura e explanação de textos sobre os presidentes do Brasil;

 2. Cronologia - Linha do tempo da história brasileira;

3. Baixaram textos nos celulares e o APP - "História do Brasil"  - ELSON MENEZES - DIEGO CRISTIANO 

4. 1. Documentário : “conhecendo os Presidentes” – Canal Futura;
  https://www.youtube.com/watch?v=mIoiLm20P-E

5. Elaboração de projetos leis;

http://valquiriabano.blogspot.com.br/2017/01/projeto-lei.html

6. Construção de Mapas Mentais;

http://valquiriabano.blogspot.com.br/search/label/MAPA%20MENTAL

7. Elaboração de HQ  - Indicação :  "Douglas Galindo" ( Ler: Culminância).

https://www.youtube.com/watch?v=yKo2VQCS4Qc

8. Produção de cartazes;

http://valquiriabano.blogspot.com.br/2016/12/cartaz-texto-1.html

9. Elaboração de Fichas técnicas de seminário;

http://valquiriabano.blogspot.com.br/2017/01/ficha-de-seminario.html

10. Apresentação de seminários;

11. Exposição dos trabalhos;

RECURSOS: Caderno de Apoio/SP, livros didáticos, cartolina, tesoura, cola, lápis de cor, sulfite, Jornal, revistas, imagens e textos imprimidos;

AVALIAÇÃO

 A avaliação foi feita individual e em grupo nos: cadernos, participação, cartazes ,HQ, cartazes, ficha técnica e apresentação de seminário;

CULMINÂNCIA:

Tenho muitos alunos com problema de aprendizado: Semianalfabetos e com Síndromes.

Tive vários desentendimentos com esses alunos ao longo do projeto, inclusive ao ponto de chamar os pais devido ao desrespeito, desinteresse e indisciplina.  As aulas eram em grupo, necessitava de participação e disciplina, porém,  para “eles”,  era muito difícil participar devido suas limitações.

Então para mim,  a culminância foi quando "eles" perceberam que podia participar, que suas habilidades eram importantes e relevantes para o término do trabalho.

Ajudaram na produção de cartazes, nas histórias em quadrinhos, colorir, colar, recortar, se sentiram,  valorizados pelo grupos, muitos faziam o trabalho do seu grupo e iam auxiliar outros grupos, tamanha habilidade e interesse.

PS: Sugestão: Começar o projeto pela parte lúdica terá um adesão maior da sala de aula.

     Indiquei para "eles" a história de vida de :

    DOUGLAS GALINDO                                                                                         

                         

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido ao longo de seis meses. Um estudo profundo sobre história política e vida dos presidentes do Brasil, foram desenvolvidas várias habilidades como: leitura, escrita, pintura, desenho, cartazes, HQ , interpretação de filmes históricos, documentários dentre outros. A metodologia teve como base à construção visual e escrita  destes personagens históricos, de uma forma que seja mais atrativo e dinâmico o conhecimento. Para tanto assistimos “Conhecendo os Presidentes” (Canal Futura)  e a partir daí os alunos desenvolveram entendimento e elaboraram questionário sobre seu tema. Leram e desenvolveram resumos e entendimentos sobre os textos e APP que baixaram, produziram  Linhas do tempo da História Republicana, elaboraram de cada presidente um Mapa Mental e cada grupo elaborou um Projeto Lei para nosso país, estas foram às atividades que desenvolveram a leitura e a escrita. Posteriormente desenvolveram a suas habilidades infográficas, produzindo HQ, Mapas Mentais com figuras e Cartazes, foi uma parte do projeto muito gratificante devido a participação de alunos que tinham dificuldade com a escrita. Finalizando os alunos apresentaram um Seminário com os cartazes e montamos uma exposição. Foi um projeto gratificante que envolveu todos os alunos, interdisciplinar pois outras disciplinas foram envolvidas e o fechamento com a apresentação e a exposição permitiu uma participação e visibilidade maior do nosso trabalho em sala de aula.

AGRADECIMENTOS:

Professores pelas dicas e apoio :

Artes :  Prof.ª Maria Cristina da Silva Teixeira ( por suas pinceladas na produção e na exposição) 

Geografia: Prof.ª Letícia Barbosa

Ciência: Prof.ª Daniela

Português: Prof.ª Claudia Moreira 


Pelo árduo trabalho de disciplinar os alunos:

Diretora: Vera Lucia Crismanis Coelho
Vice Diretor/Noturno : Profº. José Francisco Anastácio
" Nos somos uma pequena parcela da sociedade que se preocupa com você"
Vice Diretor/Tarde: Profª. Daniela

Orientadora/Noturno: Profª. Giani
Orientadora/ Tarde : Profª Luciana
Coordenadora da tarde: Marinalva  Lima de Almeida

Coordenadora do noturno :  Maria Solidade

Entrevistas, vídeos documentários e APP :

 - HQ  -  Douglas Galindo



ANEXOS

                                                                             
MAPA MENTAL
      
     Linha do tempo

                                                                 
FICHA DE SEMINÁRIO

  MODELOS DE FICHAS DE SEMINÁRIO


 
EXPOSIÇÃO      - PÁTIO DA ESCOLA






 





                          





APP - HISTÓRIA DO BRASIL



HQ - HISTÓRIA EM QUADRINHOS

























Nenhum comentário:

Postar um comentário