SÉRIES: 9°anos A, B,C e D e 2° anos D, E, E e G
QUANTIDADE DE ALUNOS: 437 ALUNOS
E.E.LUIZ PEREIRA SOBRINHO
JUSTIFICATIVA: O conteúdo deste projeto faz parte do conteúdo obrigatório da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) do Estado de São Paulo, disponibilizado no Caderno de Apoio e no livro didático distribuído pela SSE.
1. Conscientizar sobre os diferentes sistemas de governo implantado no Brasil deste a proclamação da República;
2. Analisar os entrelaçamentos da política com os diversos planos econômicos implantados e o impacto na sociedade brasileira;
METODOLOGIA
As atividades foram desenvolvidas em grupos que ficou responsabilizado pela historia de um presidente.
1. Leitura e explanação de textos sobre os presidentes do Brasil;
2. Cronologia - Linha do tempo da história brasileira;
3. Baixaram textos nos celulares e o APP - "História do Brasil" - ELSON MENEZES - DIEGO CRISTIANO
https://www.youtube.com/watch?v=mIoiLm20P-E
5. Elaboração de projetos leis;
http://valquiriabano.blogspot.com.br/2017/01/projeto-lei.html
6. Construção de Mapas Mentais;
http://valquiriabano.blogspot.com.br/search/label/MAPA%20MENTAL
7. Elaboração de HQ - Indicação : "Douglas Galindo" ( Ler: Culminância).
https://www.youtube.com/watch?v=yKo2VQCS4Qc
8. Produção de cartazes;
http://valquiriabano.blogspot.com.br/2016/12/cartaz-texto-1.html
9. Elaboração de Fichas técnicas de seminário;
http://valquiriabano.blogspot.com.br/2017/01/ficha-de-seminario.html
10. Apresentação de seminários;
11. Exposição dos trabalhos;
RECURSOS: Caderno de Apoio/SP, livros didáticos, cartolina, tesoura, cola, lápis de cor, sulfite, Jornal, revistas, imagens e textos imprimidos;
AVALIAÇÃO
A avaliação foi feita individual e em grupo nos: cadernos, participação, cartazes ,HQ, cartazes, ficha técnica e apresentação de seminário;
CULMINÂNCIA:
Tenho muitos alunos com problema de aprendizado: Semianalfabetos e com Síndromes.
Tive vários desentendimentos com esses alunos ao longo do projeto, inclusive ao ponto de chamar os pais devido ao desrespeito, desinteresse e indisciplina. As aulas eram em grupo, necessitava de participação e disciplina, porém, para “eles”, era muito difícil participar devido suas limitações.
Então para mim, a culminância foi quando "eles" perceberam que podia participar, que suas habilidades eram importantes e relevantes para o término do trabalho.
Ajudaram na produção de cartazes, nas histórias em quadrinhos, colorir, colar, recortar, se sentiram, valorizados pelo grupos, muitos faziam o trabalho do seu grupo e iam auxiliar outros grupos, tamanha habilidade e interesse.
PS: Sugestão: Começar o projeto pela parte lúdica terá um adesão maior da sala de aula.
Indiquei para "eles" a história de vida de :
Entrevista para : Quadrinhos para Quadrados Redondos ? CAPITÃO 7
https://www.youtube.com/watch?v=yKo2VQCS4Qc&feature=youtu.be
Arte Final Digital
https://www.youtube.com/watch?v=s-UpZSaz1q8&feature=youtu.be
Pintura Digital
https://www.youtube.com/watch?v=9OvS1I1UWy4&feature=youtu.be
Projetos
http://galindoestudio.com.br/
https://www.behance.net/user/
Neste blog
https://www.youtube.com/watch?v=yKo2VQCS4Qc&feature=youtu.be
Arte Final Digital
https://www.youtube.com/watch?v=s-UpZSaz1q8&feature=youtu.be
Pintura Digital
https://www.youtube.com/watch?v=9OvS1I1UWy4&feature=youtu.be
Projetos
http://galindoestudio.com.br/
https://www.behance.net/user/
Neste blog
RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido ao longo de seis meses. Um estudo profundo sobre história política e vida dos presidentes do Brasil, foram desenvolvidas várias habilidades como: leitura, escrita, pintura, desenho, cartazes, HQ , interpretação de filmes históricos, documentários dentre outros. A metodologia teve como base à construção visual e escrita destes personagens históricos, de uma forma que seja mais atrativo e dinâmico o conhecimento. Para tanto assistimos “Conhecendo os Presidentes” (Canal Futura) e a partir daí os alunos desenvolveram entendimento e elaboraram questionário sobre seu tema. Leram e desenvolveram resumos e entendimentos sobre os textos e APP que baixaram, produziram Linhas do tempo da História Republicana, elaboraram de cada presidente um Mapa Mental e cada grupo elaborou um Projeto Lei para nosso país, estas foram às atividades que desenvolveram a leitura e a escrita. Posteriormente desenvolveram a suas habilidades infográficas, produzindo HQ, Mapas Mentais com figuras e Cartazes, foi uma parte do projeto muito gratificante devido a participação de alunos que tinham dificuldade com a escrita. Finalizando os alunos apresentaram um Seminário com os cartazes e montamos uma exposição. Foi um projeto gratificante que envolveu todos os alunos, interdisciplinar pois outras disciplinas foram envolvidas e o fechamento com a apresentação e a exposição permitiu uma participação e visibilidade maior do nosso trabalho em sala de aula.
AGRADECIMENTOS:
Professores pelas dicas e apoio :
Artes : Prof.ª Maria Cristina da Silva Teixeira ( por suas pinceladas na produção e na exposição)
Geografia: Prof.ª Letícia Barbosa
Ciência: Prof.ª Daniela
Português: Prof.ª Claudia Moreira
Pelo árduo trabalho de disciplinar os alunos:
Diretora: Vera Lucia Crismanis Coelho
Vice Diretor/Noturno : Profº. José Francisco Anastácio
" Nos somos uma pequena parcela da sociedade que se preocupa com você"
Vice Diretor/Tarde: Profª. Daniela
Vice Diretor/Tarde: Profª. Daniela
Orientadora/Noturno: Profª. Giani
Orientadora/ Tarde : Profª Luciana
Coordenadora da tarde: Marinalva Lima de Almeida
Coordenadora do noturno : Maria Solidade
Entrevistas, vídeos documentários e APP :
- HQ - Douglas Galindo
- APP - ELSON MENEZES - DIEGO CRISTIANO
ANEXOS
MAPA MENTAL
Linha do tempo




APP - HISTÓRIA DO BRASIL
HQ - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário