quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PROJETO: aprimorando@inteligências

Técnica de estudo com Mapas Mentais através da análise de diversos gêneros textuais


I. Justificativa

O presente projeto leva a reflexão sobre a dificuldade no ensino-aprendizagem dos
professores/alunos pois a leitura e interpretação de textos históricos necessita da
historização dos fatos que é um facilitador do enquadramento do aluno como
participante da história. Teremos como meta uma técnica de estudo onde o aluno
desenvolva a habilidade de memorização, inter-relação e questionamento dos
conteúdos de história.



II. Objetivos
O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento de técnicas de estudo, amantes
da leitura e escrita e comprometimento com as aulas e o conteúdo de história.
Específico:

1. Contemporaneidade: Desenvolver as atividades de acordo com a ordem
cronológica da apostila, com um Mapa Mental/Introdução, segue com
Mapas/subtemas e finaliza com um Mapa Mental/revisão do trimestre,
desenvolvendo a cada mapa um texto aprimorando no aluno a leitura, a escrita e a
iconografia;

2. Adesão discente: Selar com o comprometimento com as aulas melhorando a
disciplina e a organização de seu material de estudo bem como o desenvolvimento
de uma nova ferramenta para melhoria contínua com um novo método de ensino, as
aulas tornaram-se mais dinâmicas e objetivas.Ao aluno de inclusão é oferecido
material diferenciado.

3. Registros: Avaliar o ensino-aprendizagem através de auto-avaliação feito pelos
próprios alunos iniciando com o aluno coordenador de sala minimizando para os
grupos de sala e ampliando para a avaliação do mestre fazendo o acompanhamento
do material de estudo bem como o desenvolvimento dos textos produzidos sobre os
Mapas Mentais. Os alunos e pais respondem questionários e gestores fazem visitas
periódicas onde posteriormente são feito tabulações do ensino-aprendizagem;

4. Estratégias inovadoras: Envolver todos os participantes através de aulas expositivas
onde o aluno tem mais tempo de questionamento a outros não tão envolvidos sua
participação é através de um Blogger que construí ao longo do projeto onde postos
os Mapas Mentais, atividades, textos e sugestões de filmes, documentários e livros;

5. Educação inclusiva: É identificado as dificuldades e suas diversas habilidades a fim
de introduzir um material e didática diferenciada, embora a aula com Mapa Mental,
desenhada e colorida tem boa aceitação por este público. São fornecidos para cada
diferencial Mapas Mentais xerocados em branco para colorir, folha de sulfite para
que possa copiar os Mapas, colagem de mapas mentais específico para cada
dificuldade com atividade no verso do Mapa para desenvolver a leitura e escrita.

6. Objetividade: Registrar e reavaliar, os registros e avaliações são importantes para
os devidos ajustes;

7. Resultados: Mensurar resultados do trimestre trazendo novas roupagens ao projeto
como foi a exigência de resumos aperfeiçoando para textos pessoais de
entendimento e a construção de um Blogger para ampliar a comunicação entre os
participantes e outros não tão envolvidos.



III. Metodologia


1. Ao iniciar a aula é fixada na lousa o roteiro das aulas anteriores, do dia e as posteriores, (anexo 3 ) assim o aluno pode entender a ordem cronológica dos temas como é apresentado na apostila, em seguida construímos um Mapa Mental (anexo1)) na lousa/ caderno , tudo o que você precisa para criar um mapa mental é de uma folha de papel em branco , caneta, lápis coloridos, texto de consulta, cérebro e imaginação concomitantemente lemos o texto e faço a explanação neste processo os alunos ficam focados e participam com perguntas.

2. Na próxima aula o aluno desenvolve um resumo usando como consulta o Mapa Mental e a apostila, o objetivo subsequente é que o alunado evolua do resumo para um entendimento reflexivo, histórico, desenvolvendo a leitura, a escrita, expressando suas próprias ideias e vivências, posteriormente estes textos são lidos para sala. O agrupamento de conceitos no Mapa Mental cria estruturas cognitivas com cores, formas,palavras-chaves e desenhos iconográficos que funcionam como facilitadores à aprendizagem, memorização e ao questionamento .

3. Assim uma vez que as ideias são aglutinadas no Mapa Mental este serve como guia para escrever os textos (anexo 2) redigidos pelo aluno, é uma aula dinâmica onde é desenvolvido várias habilidades , o desenho, a organização , historicidade, a estética e principalmente a leitura e a escrita. 

4. Para complementar as aulas foi criado um Blogger - Aprimorando Inteligências - (valquiriabanoblogpost) (anexo4) onde são postadas as aulas, sugestões de filmes, documentários, textos complementares, slaids , assim os alunos acompanham o trabalho desenvolvido em aula, tem contato com os trabalhos de outras séries podendo expor suas ideia, críticas e sugestões. 
 Observei que os alunos agora, estão encantados pela disciplina de história, seus cadernos (anexo 5) são coloridos, vivos e o acesso ao Blog enriqueceu as aulas e o intercâmbio entre alunos.

5. No Blog , além do link Mapa Mental  tenho mais dois links que considero de suma importância, Neurociência onde são postados informativos específicos de como nosso cérebro(anexo 6 e 7) processa e armazena conhecimento e Educação Inclusiva (anexo 8 e 9 ) com atividades, informações, vídeos, filmes e atualidade sobre o tema inclusão . A técnica de Mapas Mentais foi, sem dúvida, umas das melhores técnicas de estudo que aprendi e que revolucionou minha forma de estudar e ensinar . Fui me interessar por eles quando descobri que os mapas mentais são uma forma de colocar as informações no papel do mesmo jeito que o cérebro as organiza, são palavras relacionadas ao tema e a elas mesmas assim como o cérebro tem uma capacidade, praticamente infinita, de criar conexões os mapas trabalham na mesma sintonia .


6. Para que o aluno entenda o funcionamento do cérebro fiz o seguinte exercício:Pense na palavra fruta e feche os olhos por 30 segundos a mente fará uma pequena viagem em torno do significado que desta palavra desmembrando em tipos de frutas, cores, lugares, pomares, cesta, frutas na geladeira... assim são os Mapas Mentais que partem de uma imagem -chave ou uma palavra-chave que ramificam em conexões.


7. Exercícios de memorização, aprendizagem, jogos , bingos em grupos com sabatinas, questionários pró-ativos, são apresentados na aula e no link. Neurociência do blog para que o aluno entenda como o cérebro processa as informações, são atividades onde o aluno e o próprio professor pode identificar o nível de aprendizagem e aceitação do método Mapa Mental e outros métodos de ensino pois cada pessoa aprende de um ou de diferentes técnicas de estudo e ensino o que precisa é identificar a sua forma individual de apreender, ensinar e processar conhecimento.


 IV. Recursos
-Caderno, Caderno de desenho, Lápis de cor, Canetinhas coloridas, Canetinhas gel, Canetas esferográficas coloridas, Papéis coloridos, Xerox coloridos, Lousa, -Giz, Vídeos,
-internet, Blog e Moldes de papel cartão.

V. Avaliação
Aluno regular, Correção dos cadernos, Leitura, Escrita, Oralidade, -Acesso ao blog, Fórum online, Seminários, Questionário com tabulação de dados e Aluno de inclusão: Tem um caderno a parte para seu desenvolvimento , cada aluno é avaliado em particular de acordo com sua especificidade.


 VI. Culminância
Caberá ao aluno desenvolver seus próprios métodos de estudo tomando consciência
das suas dificuldades, com o intuito de superação, seja na escrita, leitura ou
interpretação de textos. O foco também é o conteúdo de história levando os alunos a apaixonar-se pela disciplina   percebendo sua importância particular na sua formação como cidadão do mundo . .Ao concluir o projeto espero ter contribuindo para melhoria da leitura,
escrita bem como ajudado aos alunos a desenvolver um novo método de estudo.


   VI.  Resumo
O presente trabalho tem como finalidade investigar e refletir o comprometimento dos
alunos com as aulas de história, construindo uma "vontade de aprender", para isto
foi utilizado a técnica de estudo e memorização dos Mapas Mentais. A metodologia
baseia-se na construção de mapas mentais que servirá de consulta para escrever
suas dissertações desenvolvendo o cognitivo iconográfico, leitura e a escrita. Para
complementar foi construído um Blog onde disponibilizo minhas aulas, Mapas
Mentais, produção de slads em PowerPoint, no I MindMap, textos reflexivos,
atividades e indicações de filmes, livros e documentários. Um espaço importante do
blog é dedicado aos alunos de inclusão, são postagem de textos, informativos,
aplicativos para celular , disponíveis no mercado, que auxiliam o desenvolvimento
deste aluno/filho . Os resultados mostram que os alunos ao longo do projeto ficaram
mais organizados e interessados, facilitados pela nova apresentação do conteúdo já
os alunos de inclusão copiam e colorem os Mapas Mentais e acompanham a rotina
da aula. É uma técnica de estudo elaborada em 1942 pelo escritor Tony Buzan,
estudioso da aprendizagem, memória e uso do cérebro, hoje aperfeiçoado em um
software -IMindMap. Os alunos estão brincando, colorindo, aprendendo e
assimilando conteúdos, seus cadernos e apostila estão mais organizados e criaram
um gosto maior pela leitura/escrita onde expressam suas reflexões sobre o tema
trabalhado. Percebi que muitos alunos já estão utilizando o método em outras
disciplinas por ser uma ferramenta que proporciona uma aprendizagem mais rápida
e condensada dos conteúdos, processando e memorizando uma quantidade maior
de informações.

VII. Palavras-chaves
-Mapa Mental.
-Ensino.
-Aprendizagem. 
-Escrita.
-Leitura.
-Blogger.
-Oralidade.
-Técnica de estudo.
-Inclusão.
- Cérebro.
- Habilidades.
-Competências.

VIII. Ponto Forte
A técnica de estudo apresentada desenvolve no aluno inúmeras habilidades que
forjarão competências necessárias a sua vida acadêmica, em relevância cito a
organização e o comprometimento com as aulas transformando o aluno em um  amante do saber.



ANEXOS











VEJA MAIS MAPAS MENTAIS: https://pt.slideshare.net/ValquiriaBano/mapa-mentais


Nenhum comentário:

Postar um comentário