terça-feira, 19 de julho de 2016

ATIVIDADE - CINCO VEZES FAVELA

ATIVIDADE -  AUTOCRÍTICA  CINCO VEZES FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS

1.               Qual o nome do filme original que deu idéia para os curta de “ Cinco vezes favela, por nós mesmos”?

2.               Qual o nome dos 5 curtas no filme de 1962?

3.               Qual o nome dos 5 curtas produzidos atualmente?

4.               Ao longo do texto o crítico apresenta várias diferenças entre o curta de 1962 e o apresentado em 2014 no festival de filmes. Cite 2 diferenças.

5.               Ao longo do texto o crítico apresenta várias igualdades entre o curta de 1962 e o representado em 2014 no festival de filmes . Cite 1 igualdade entre eles.

6.               O crítico ( que escreveu este texto)  destaca uma fala do diretor onde ele disse que intenção dele era fazer um filme “leve onde mostra-se apenas o cotidiano da favela”, qual a opinião crítica do escritor sobre esta fala do diretor Cacá Diegues.

7.               Qual o assunto de cada curta em “Cinco vezes favela, por nós mesmos” ?

8.               Dos  curtas que você assistiu destaque de  cada um dele momentos onde mostra a dificuldades deste povo como: drogas, violência, pobreza...

9.               Qual a solução que você daria para a problemática da pobreza e das áreas livres de nosso país.

10.             Você acredita que a situação de pobreza de nosso país também é um caso de consciência política. Sim ou não.

11.             Quais as soluções políticas (governamentais) necessárias  para este o problema das favelas brasileiras?

12.             Você acredita que um morador de favela sofre preconceito? Explique como isso acontece.

13.             Você acredita que nosso país é um país preconceituoso, e quais os tipos de preconceitos mais frequente na sociedade brasileira?

14.             Cite dos curtas em quais momentos você percebeu o preconceito?

15.             Recentemente participamos de um momento histórico em nosso país “eleições 2014” e podemos ver um grande preconceito racial que até então muito sutil em nosso país preconceito racial contra os nordestinos escreva sua opinião   sobre o assunto?

16.             O governo através de iniciativas governamentais tenta amenizar o problema generalizado da pobreza no país com ações como bolsa família, doações de apartamento... Qual a sua opinião sobre este fato.

17.             Você é a favor ou contra a que o governo faça estas ações  destacadas na questão 16. Pessoal
a.               A favor;          b. contra;

18.             Você conhece alguém que se beneficia com os projetos governamentais citado na questão 16 ?  fale um pouco sobre as vantagens e desvantagens que seu “conhecido”  fala sobre estes benefícios e cite sua opinião pessoal sobre este relato destacado.

19.             No filme  “fonte de renda” observamos que o protagonista Maicon consegue ser aceito sem preconceito na faculdade  e embora sendo bolsista, pobre, morador de favela ele consegue que seu amigo rico lhe indique para um emprego . O que faz com que este amigo tenha esta atitude ou  seja qual o diferencial de Maicon.

20.             (www.ultimosegundo.ig.com.    www.wikipedia.org )  O governo brasileiro e os meios de comunicação como novelas  musicas, gírias... “querem” afirmar o sllongs que  “morador de favela” é uma situação favorável muitos se denominam assim e aceitam esse rótulo  e ao  invés de  optar pelo desaparecimento e remoções das favelas surge a idéias de pacificação, de urbanização das favelas,  com construção de creches, posto de saúde, bancos dentro das favelas é claro que há uma diferença muito grande entre o contexto de favelas do rio de janeiro e favelas de São Paulo observamos que os governos de ambos os estados tomam atitudes diferentes em São Paulo em sua maioria opta-se pela desapropriação e a construção de prédios habitacionais e no Rio de Janeiro pela urbanização das favelas.

Qual a sua opinião sobre esta diferença entre São Paulo e Rio de Janeiro  ?
Em qual estado você acha mais acentuado o preconceito com o morador de favela ?
O que em primeiro momento  delata uma pessoa ser de classe social mais desprivilegiada  :  roupa, carro, modo de falar , cultura escolar...

Resumindo relate em um texto breve todos estes e outros questionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário