domingo, 5 de fevereiro de 2017

PROJETO: Primeiro dia de aula : "ACOLHIMENTO"

1ª  ATIVIDADE : Sala de multimídia



 A historia de Robinson Chiba, fundador do China in Box :https://www.youtube.com/watch?v=Z0r7RZSY5A8


 A historia de Romero Rodrigues, fundador do Site Buscape :https://www.youtube.com/watch?v=zFJh9V5toYw






2ª ATIVIDADE : Sala de aula

Leitura e Explanação : O bom aluno... ( Profª de Língua Portuguesa   Zenaide )


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

A.    Leitura e Explanação do texto : " Empreendedorismo"



ALUNO EMPREENDEDOR

1. CONHEÇA SEUS PONTOS FORTES E SEUS INTERESSES

Antes de qualquer coisa examine a si mesmo. A parte mais importante de um caminho de sucesso é você mesmo, ou seja, se conhecer o suficiente para fazer as decisões é essencial. Anote em algum lugar quais são suas habilidades e conhecimentos, em que indústria você se interessa e como você quer trabalhar nela. Estude e tenha fé em suas ideias.

2. TENHA UMA BOA IDEIA

Uma boa ideia de negócio identifica uma necessidade e depois supre ela. Avalie a sua ideia com as seguintes perguntas:

# Existe uma demanda para o serviço ou produto?

# Você consegue identificar quem é seu mercado alvo?

# As pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço?

3. ATIVE SUA HABILIDADE EMPREENDEDORA

Na escola sempre exercita isso no aluno, aluno coordenador de sala, Grêmio estudantil, estagiários, neste caso a remuneração é:

1. Conhecimento;

2. Habilidade de resolver conflitos,

3. Curiosidade/pesquisador/ inovador;

4. ENCONTRE UM MENTOR

Conselhos de pessoas são muito valiosos. Conseguir alguém que aceite ser seu mentor é ainda melhor. Você deve procurar por alguém que inspira você e que tenha experiência Na escola, em casa ou na faculdade têm programas para conectar mentores a alunos empreendedores.

Aluno empreendedor: como aproveitar o suporte das faculdades para alavancar seus projetos
Em tempos de crise, onde falta emprego e demissões não são raras, o jeito é ser criativo, principalmente quando é preciso vencer barreiras econômicas. Pensando nos anseios e necessidades da atual geração, universidades de diversas partes do mundo já enxergam o poder de uma educação voltada ao empreendedorismo Para Johnny Soares, professor da graduação em Design Gráfico do Senac RJ, é exatamente esse o caminho. Dois de seus alunos, Arthur Felippe e Rodrigo Almada, se conheceram na faculdade e acabaram sendo escolhidos por uma empresa, a partir de um trabalho do curso, para criarem o novo conceito de uma marca, e por conta desse trabalho, foram indicados para uma parceria com um investidor de Londres. Atualmente os jovens trabalham na Duopixel, startup que montaram na sala de aula, que desenvolve projetos de design.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/aluno-empreendedor-como-aproveitar-suporte-das-faculdades-para-alavancar-seus-projetos-rv2-2-20648633.html



http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/10/03/1144180/5-passos-aluno-empreendedor.html


B. ATIVIDADE : Ficha técnica para análise das atividades propostas: "Textos e Documentários"


Nome__________________________________nº______________série__________

  1. O texto “O bom aluno” traz sete características para se tornar um bom aluno. Dentre elas, escolha três que você acha mais importante.
  2. Escolha uma das características  que listou acima e explique  o porquê de  a escolher.
  3. Tendo como base o texto “Um aluno empreendedor”, responda: Você acha que é importante  criação de empreendedores no Brasil?
  4. Você se considera um empreendedor? Por quê?
  5. Romero Rodrigues (Buscapé)  cursava engenharia na USP/SP, não terminou a faculdade, mas era  autodidata. Robinson Chiba (China in Box) era dentista formado e trabalhava na área. Você acha que o estudo fez diferença na vida deles? Explique.
  6. Romero atribui seu dom empreendedor ao avô e Chiba ao seu pai. Você acha importante a família no desenvolvimento profissional de uma criança ou jovem?  Como isso ocorre ou não ocorre com  você?
  7. Ambos têm muitos conhecimentos. Romero,  mesmo não terminando a faculdade de Engenharia na USP, já desenvolvia programas e nos nove últimos minutos de sua palestra fala com conhecimento  e propriedade sobre contabilidade  e investimento? Como você imagina  que ele conseguiu esse conhecimento?
  8. Ambos brasileiros e viajados, contudo investiram todos seus esforços no Brasil. Romero fala da palavra “paixão” : era apaixonado por sua família, pelas pessoas que o ajudaram. O que você pensa sobre isso? Por quem você está apaixonado agora? Família, escola, seu futuro. Relate.
  9. O item  dois do texto “O bom aluno” menciona “cumpre com os deveres”. Em que momento   você percebe esse item nos dois brasileiros do vídeo?
  10. No item  três do texto: “ valorize seu professor” onde você percebe esta característica em Romero e  em Chiba? ( Valorize os que sabem mais que você e querem o seu bem.... pais, professores...avós...) .
  11. Chiba diz que os mesmos amigos que não acreditavam em seu sonho, hoje são seus sócios. O que você pensa sobre isso?
  12. Agora, faça o fichamento dos vídeos que assistiu seguindo o roteiro anexo.

C. FICHA TÉCNICA  - ROTEIRO PARA FILMES


Produção/Revisão/Participantes: Profª. Anilda Piva (Língua Portuguesa ), Profº. Anderson (Química ) Profª. Zenaide, Profª. Valquiria Bano, Profº.  Wagner ( Física) e  Solidade (Coordenadora do Ensino Médio).

Participantes/: Profº. Barcala, Profª. Beatriz,Profª Bety Marreiro, Profº. Borja, Profº. Cássio,Profª. Cristina,Profª. Daniela, Profª. Joana, , Profº. José Roberto, Profª. Maria do Carmo, Profª. Zenilde, Profº. Ulisses. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário