1ª ATIVIDADE : Sala de multimídia
A historia de Robinson Chiba, fundador do China in Box :https://www.youtube.com/watch?v=Z0r7RZSY5A8
A historia de Romero Rodrigues, fundador do Site Buscape :https://www.youtube.com/watch?v=zFJh9V5toYw
2ª ATIVIDADE : Sala de aula
Leitura e Explanação : O bom aluno... ( Profª de Língua Portuguesa Zenaide )
A. Leitura e Explanação do texto : " Empreendedorismo"
ALUNO EMPREENDEDOR
1. CONHEÇA SEUS PONTOS FORTES E SEUS INTERESSES
Antes de qualquer coisa examine a si mesmo. A parte mais importante de um caminho de sucesso é você mesmo, ou seja, se conhecer o suficiente para fazer as decisões é essencial. Anote em algum lugar quais são suas habilidades e conhecimentos, em que indústria você se interessa e como você quer trabalhar nela. Estude e tenha fé em suas ideias.
2. TENHA UMA BOA IDEIA
Uma boa ideia de negócio identifica uma necessidade e depois supre ela. Avalie a sua ideia com as seguintes perguntas:
# Existe uma demanda para o serviço ou produto?
# Você consegue identificar quem é seu mercado alvo?
# As pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço?
3. ATIVE SUA HABILIDADE EMPREENDEDORA
Na escola sempre exercita isso no aluno, aluno coordenador de sala, Grêmio estudantil, estagiários, neste caso a remuneração é:
1. Conhecimento;
2. Habilidade de resolver conflitos,
3. Curiosidade/pesquisador/ inovador;
4. ENCONTRE UM MENTOR
Conselhos de pessoas são muito valiosos. Conseguir alguém que aceite ser seu mentor é ainda melhor. Você deve procurar por alguém que inspira você e que tenha experiência Na escola, em casa ou na faculdade têm programas para conectar mentores a alunos empreendedores.
Aluno empreendedor: como aproveitar o suporte das faculdades para alavancar seus projetos
Em tempos de crise, onde falta emprego e demissões não são raras, o jeito é ser criativo, principalmente quando é preciso vencer barreiras econômicas. Pensando nos anseios e necessidades da atual geração, universidades de diversas partes do mundo já enxergam o poder de uma educação voltada ao empreendedorismo Para Johnny Soares, professor da graduação em Design Gráfico do Senac RJ, é exatamente esse o caminho. Dois de seus alunos, Arthur Felippe e Rodrigo Almada, se conheceram na faculdade e acabaram sendo escolhidos por uma empresa, a partir de um trabalho do curso, para criarem o novo conceito de uma marca, e por conta desse trabalho, foram indicados para uma parceria com um investidor de Londres. Atualmente os jovens trabalham na Duopixel, startup que montaram na sala de aula, que desenvolve projetos de design.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/10/03/1144180/5-passos-aluno-empreendedor.html
B. ATIVIDADE : Ficha técnica para análise das atividades propostas: "Textos e Documentários"
Nome__________________________________nº______________série__________
- O texto
“O bom aluno” traz sete características para se tornar um bom aluno.
Dentre elas, escolha três que você acha mais importante.
- Escolha
uma das características que listou acima e explique o porquê
de a escolher.
- Tendo
como base o texto “Um aluno empreendedor”, responda: Você acha que é
importante criação de empreendedores no Brasil?
- Você se
considera um empreendedor? Por quê?
- Romero
Rodrigues (Buscapé) cursava engenharia na USP/SP, não terminou a
faculdade, mas era autodidata. Robinson Chiba (China in Box) era
dentista formado e trabalhava na área. Você acha que o estudo fez
diferença na vida deles? Explique.
- Romero
atribui seu dom empreendedor ao avô e Chiba ao seu pai. Você acha
importante a família no desenvolvimento profissional de uma criança ou
jovem? Como isso ocorre ou não ocorre com você?
- Ambos têm
muitos conhecimentos. Romero, mesmo não terminando a faculdade de
Engenharia na USP, já desenvolvia programas e nos nove últimos minutos de
sua palestra fala com conhecimento e propriedade sobre contabilidade
e investimento? Como você imagina que ele conseguiu esse
conhecimento?
- Ambos
brasileiros e viajados, contudo investiram todos seus esforços no Brasil.
Romero fala da palavra “paixão” : era apaixonado por sua
família, pelas pessoas que o ajudaram. O que você pensa sobre isso? Por
quem você está apaixonado agora? Família, escola, seu futuro. Relate.
- O item
dois do texto “O bom aluno” menciona “cumpre com os deveres”. Em que
momento você percebe esse item nos dois brasileiros do vídeo?
- No item
três do texto: “ valorize seu professor” onde você percebe esta
característica em Romero e em Chiba? ( Valorize os que sabem mais
que você e querem o seu bem.... pais, professores...avós...) .
- Chiba diz
que os mesmos amigos que não acreditavam em seu sonho, hoje são seus
sócios. O que você pensa sobre isso?
- Agora, faça o
fichamento dos vídeos que assistiu seguindo o roteiro anexo.
C. FICHA TÉCNICA - ROTEIRO PARA FILMES
Produção/Revisão/Participantes: Profª. Anilda Piva (Língua Portuguesa ), Profº. Anderson (Química ) Profª. Zenaide, Profª. Valquiria Bano, Profº. Wagner ( Física) e Solidade (Coordenadora do Ensino Médio).
Participantes/: Profº. Barcala, Profª. Beatriz,Profª Bety Marreiro, Profº. Borja, Profº. Cássio,Profª. Cristina,Profª. Daniela, Profª. Joana, , Profº. José Roberto, Profª. Maria do Carmo, Profª. Zenilde, Profº. Ulisses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário