Escola:
|
|
Componente Curricular:
|
|
Professor(a):
|
|
Ano:
|
Turma(s):
|
Período:
|
|
Conteúdos:
|
|
Habilidades:
|
|
Acessos Virtuais : Blogs, Site, Redes
Sociais, PDF...
|
|
Sequência didática da aula a
distância:
|
|
Atividade / Avaliação:
|
|
Contato para dúvidas:
|
Compartilhando Conteúdo Educacional desde agosto de 2016 - Pedagoga e Profª de História .
ATIVIDADES DE SALA DE AULA
▼
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Plano de aula – Ensino Remoto
Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 1º ano do Ensino Médio – História
HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE
SÃO PAULO
• Analisar processos
histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber;
• Identificar
características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas;
• Reconhecer a diversidade
dos processos históricos e das experiências humanas;
• Reconhecer a importância
de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na
crítica ao viés
eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita;
• Reconhecer a importância
da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade,
identificando seus
diferentes suportes;
• Identificar as
diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de
fenômenos
histórico-sociais;
• Reconhecer o papel dos
diferentes meios de comunicação na construção do
conhecimento histórico;
• Estabelecer relações
espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao
povoamento de diferentes
espaços geográficos;
• Analisar os processos de
formação das instituições sociais e políticas, a partir de
diferentes formas de
regulamentação das sociedades ao longo da história;
• Comparar diferentes
explicações para fatos e processos histórico-sociais;
• Relacionar sociedade e
natureza, analisando suas interações na organização das sociedades;
• Identificar as
principais características do processo histórico de constituição da Cidade,
analisando sua importância
e significados ao longo do tempo;
• Identificar as
diversidades geocronológicas das produções culturais;
OBJETOS DO CONHECIMENTO
1.A Pré-História
2. O Oriente Próximo e o
surgimento das primeiras cidades; Egito e Mesopotâmia; Hebreus, Fenícios e
Persas.
3. Egito Antigo
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma
Google sala de aula;
Participação dos alunos no
ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback
dos alunos.
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos
no ambiente virtual Google sala de aula;
2.Registros escritos, mapa
conceitual, natações,
3. Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 2º ano Ensino Médio – História
HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE
SÃO PAULO
• Associar as
manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua
constituição;
• Valorizar a diversidade
dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em
suas manifestações e
representações em diferentes sociedades;
• Comparar diferentes
pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando;
os pressupostos de cada
interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Correlacionar textos
analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais;
• Identificar as
principais características dos modelos de representação cartográfica e
artística do mundo;
• Identificar as
principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo,
naturalismo,
individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica
greco-latina);
• Reconhecer a importância
do estudo das questões de alteridade para compreender as
relações de caráter
histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que
constituem as identidades;
• Analisar os significados
históricos das relações de poder entre as nações, confrontando
formas de interação
cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
• Identificar as
principais características do encontro entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, da
África e da América;
• Reconhecer a importância
de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos
indivíduos e grupos sociais;
• Reconhecer que a
liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e
grupos sociais representa
um direito humano fundamental;
• Identificar nas
manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de
sua constituição;
• Relacionar as
manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus
contextos históricos
específicos;
OBJETOS DO CONHECIMENTO
1. Renascimento:
2. Reforma e
Contrarreforma
3. Formação dos Estados
Absolutistas Europeus
4. Encontros entre
europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma
Google sala de aula;
Participação dos alunos no
ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback
dos alunos.
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos
no ambiente virtual Google sala de aula;
2.Registros escritos, mapa
conceitual, natações,
3. Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 6º ano Ensino Fundamental - História
HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE
SÃO PAULO
1. Identificar as
diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico);
2. Identificar as diversas
formas de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), bem como
as distintas formas de periodização da história;
3. Reconhecer que a
organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e o
contexto;
4.Identificar a
importância das fontes históricas para a produção do saber histórico;
5. Identificar as
hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
6.Analisar o significado
das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
7.Conhecer as teorias
sobre a origem do homem na América e no Brasil;
8.Identificar
geograficamente as rotas do povoamento do território americano e brasileiro;
9.Descrever as relações
entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e
povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
10. Descrever as relações
entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e
povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
11. Identificar as
hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
12.Analisar o significado
das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
OBJETOS DO CONHECIMENTO
1.A questão do tempo,
sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias;
2. Formas de registro da
história e da produção do conhecimento histórico;
3. As origens da
humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização;
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma
Google sala de aula;
Participação dos alunos no
ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback
dos alunos.
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos
no ambiente virtual Google sala de aula;
2.Registros escritos, mapa
conceitual, natações,
3. Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;