ATIVIDADES DE SALA DE AULA

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Plano de aula – Ensino Remoto

Escola:
Componente Curricular:
Professor(a):
Ano:        
Turma(s):
Período:
Conteúdos:


Habilidades:


Acessos Virtuais : Blogs, Site, Redes Sociais, PDF...



Sequência didática da aula a distância:



Atividade / Avaliação:



Contato para dúvidas:





Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 1º ano do Ensino Médio – História


HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
• Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber;
• Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas;
• Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas;
• Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na
crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita;
• Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade,
identificando seus diferentes suportes;
• Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de
fenômenos histórico-sociais;
• Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação na construção do
conhecimento histórico;
• Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao
povoamento de diferentes espaços geográficos;
• Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de
diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história;
• Comparar diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais;
• Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades;
• Identificar as principais características do processo histórico de constituição da Cidade,
analisando sua importância e significados ao longo do tempo;
• Identificar as diversidades geocronológicas das produções culturais;



OBJETOS DO CONHECIMENTO
1.A Pré-História
2. O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades; Egito e Mesopotâmia; Hebreus, Fenícios e Persas.
3. Egito Antigo



ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma Google sala de aula;
Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback dos alunos.



AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;

2.Registros escritos, mapa conceitual, natações,

3. Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;

4. Acompanhamento e feedback dos alunos.






Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 2º ano Ensino Médio – História


HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
• Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua
constituição;
• Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em
suas manifestações e representações em diferentes sociedades;
• Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando;
os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Correlacionar textos analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais;
• Identificar as principais características dos modelos de representação cartográfica e
artística do mundo;
• Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo,
naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica
greco-latina);
• Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as
relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que
constituem as identidades;
• Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando
formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
• Identificar as principais características do encontro entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, da África e da América;
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais;
• Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e
grupos sociais representa um direito humano fundamental;
• Identificar nas manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de
sua constituição;
• Relacionar as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus
contextos históricos específicos;


OBJETOS DO CONHECIMENTO
1. Renascimento:
2. Reforma e Contrarreforma
3. Formação dos Estados Absolutistas Europeus
4. Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América


ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma Google sala de aula;
Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback dos alunos.


AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;

2.Registros escritos, mapa conceitual, natações,

3. Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;

4. Acompanhamento e feedback dos alunos.





Planejamento / Replanejamento Ensino Remoto. 6º ano Ensino Fundamental - História


HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
1. Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico);
2. Identificar as diversas formas de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), bem como as distintas formas de periodização da história;
3. Reconhecer que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e o contexto;
4.Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico;
5. Identificar as hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua historicidade;
6.Analisar o significado das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua historicidade;
7.Conhecer as teorias sobre a origem do homem na América e no Brasil;
8.Identificar geograficamente as rotas do povoamento do território americano e brasileiro;
9.Descrever as relações entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
10. Descrever as relações entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
11. Identificar as hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua historicidade;
12.Analisar o significado das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua historicidade;


OBJETOS DO CONHECIMENTO
1.A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias;
2. Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico;
3. As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização;


ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma Google sala de aula;
Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback dos alunos.


AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos no ambiente virtual Google sala de aula;

2.Registros escritos, mapa conceitual, natações,

3. Postagem das atividades realizadas pelos estudantes;

4. Acompanhamento e feedback dos alunos.