HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE
SÃO PAULO
1. Identificar as
diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico);
2. Identificar as diversas
formas de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), bem como
as distintas formas de periodização da história;
3. Reconhecer que a
organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e o
contexto;
4.Identificar a
importância das fontes históricas para a produção do saber histórico;
5. Identificar as
hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
6.Analisar o significado
das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
7.Conhecer as teorias
sobre a origem do homem na América e no Brasil;
8.Identificar
geograficamente as rotas do povoamento do território americano e brasileiro;
9.Descrever as relações
entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e
povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
10. Descrever as relações
entre sociedade e natureza, com destaque para os povos indígenas originários e
povos africanos, discutindo a lógica da modificação da paisagem;
11. Identificar as
hipóteses científicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
12.Analisar o significado
das explicações mitológicas para o surgimento do ser humano, tendo em vista sua
historicidade;
OBJETOS DO CONHECIMENTO
1.A questão do tempo,
sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias;
2. Formas de registro da
história e da produção do conhecimento histórico;
3. As origens da
humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização;
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma
Google sala de aula;
Participação dos alunos no
ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback
dos alunos.
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos
no ambiente virtual Google sala de aula;
2.Registros escritos, mapa
conceitual, natações,
3. Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Muito obrigada .
ResponderExcluir