ATIVIDADES DE SALA DE AULA

domingo, 21 de maio de 2017

Wearables tecnologias ¨vestíveis¨

Mas o que é wearableTechonology? São dispositivos ou tecnologias ¨vestíveis¨, ou seja, tecnologia aplicada a roupas, sapatos, óculos, acessórios e até móveis para as mais diversas finalidades. Um exemplo claro e fácil de visualizar são as pulseiras inteligentes, ou os relógios, que acessam email, tem whatsapp, contam seus passos, falam seu humor. Tipo isso. A roupa dos Jetson. https://www.youtube.com/watch?v=9EiYMIB-Q0A

Óculos inteligentes: A categoria que, ao menos no momento, pode ser considerada a “top de linha” bastam alguns minutos utilizando um deles para que você sinta uma experiência de imersão, especialmente em jogos.





Fui na última feira de empreendedorismo no Anhembi e experimentei um destes, a demonstração era de um empreendimento . Olha me senti mesmo dentro do Apartamento! Com todo conforto. Rsrsrs. Tinha outra Stand que era do Sebrae e ensinava como distribuir vitrines em uma loja de roupa, espaço, iluminação...em primeiro lugar entravamos virtualmente em uma loja que era apresentada somente com imagem e som, chega um estágio que você realmente se sente lá.

Nanotecidos são tecidos inteligentes , por exemplo, integrando nanopartículas de prata em peças de vestuário, podemos torná-las resistentes ao odor, ultravioletas,   resistentes e impermeáveis à manchas.






Tecidos conectados são tecidos inteligentes que incorporam a tecnologia digital, geralmente empregada na moda esportiva e fitness, permite ao usuário que roupas conectadas possam rastrear seu desempenho atlético.







Eletrodomésticos:  Em um primeiro momento a ideia pode até parecer absurda, mas basta entender um pouco a proposta por trás dos eletrodomésticos inteligentes para compreender como eles podem tornar a nossa vida mais fácil no futuro.A linha de eletrodomésticos conectados  inclui refrigeradores, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó, todos eles conectados a smartphones e até mesmo às TVs.

Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real para pessoas cegas.

O livro não é em braille.


Um dos exemplos de marketing  desta tecnologia foi o seguinte: imagine que você passou alguns dias fora de casa em viagem. Dois dias antes de voltar você envia um SMS para o seu aspirador de pó, pedindo para que ele deixe a sua casa limpinha. Além de programar a limpeza, é possível conferir o andamento do trabalho via internet.

Temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. E, traduzimos esse sonho nas nossas atitudes no dia a dia. Reeducar os consumidores é fundamental e, ao mesmo tempo, o maior desafio.
O fato é que a nossa economia é baseada no consumo, e se o consumismo está mesmo com os dias contados, surgirá uma nova estrutura social. Porém, é ele que movimenta nossas vidas, nos dá trabalho e dinheiro para sobreviver.



A verdade é que a indústria do vestuário é a segunda que mais polui, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. Representam 10% das emissões globais de carbono, mais de 90% do algodão é geneticamente modificado, usamos globalmente 24% de todos os inseticidas e 11% de todos os pesticidas, afetando o solo e a água. Entre 17% e 20% da poluição industrial da água vêm do tingimento e tratamento têxtil, que têm seus resíduos despejados em fontes de água doce. Globalmente, estima-se que cerca de 70 milhões de barris de petróleo são usados todos os anos para fazer fibra de poliéster, e que a mesma demora mais de 200 anos para se decompor. O que vale frisar também é que não apenas a produção de matéria-prima é poluente, mas também a lavagem e o cuidado do consumidor com as peças influenciam no meio ambiente.

Com a crescente moda wearables techonology nossos desafios estarão pautados em como resolver o triple integral:   responsabilidade, consumismo e sustentabilidade .

PS : este texto faz parte de uma série de três textos.




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