ATIVIDADES DE SALA DE AULA

quarta-feira, 24 de maio de 2017

EMPRESAS SAIAM DE DENTRO DA CAVERNA DO SÓCRATES


Você conhece o Mito da Caverna de Platão?

Parece-me que  empresas vivem dentro da caverna do mito de Platão. Os executivos passam horas em frente a um computador buscando dados matemáticos, projetando tabelas e produzindo Power Point de metas. Eles só veem sombras, não a realidade. Em vez de ir a mais uma reunião, deveriam estar na rua com quem usa o produto ou serviço que oferecem. É muito comum ouvir gestores e empreendedores falando, com toda segurança, sobre o que os seus clientes desejam ou sobre como o mercado se comporta, muitas vezes baseados unicamente em seu feeling ou em relatórios que recebem pelo computador. Grande parte deles dedica pouquíssimo tempo a pesquisa de campo,  a conversar com clientes no ponto de venda, no caso de varejo, ou a visitá-los em suas empresas. Não os culpo por isso. Vejo executivos assoberbados de trabalho, dedicando até 16 horas por dia à empresa e empreendedores sem férias por longos períodos, sacrificando até os finais de semana pelo negócio. O resultado é fácil de deduzir: vai de perdas de oportunidades de crescimento, até um desalinhamento enorme entre o direcionamento estratégico que a empresa toma e o que o mercado pede.


- Uma certa pessoa um dia me falou, pensei em falar que sou o representante de minha empresa, até por conta de segurança própria,  mas percebi que as pessoas querem falar com o dono da ideia, com o dono da empresa os budistas falam isso, não precisa falar sobre o budismo ele se transmite de Kokoro para Kokoro. Há percepções que só no tête-à-tête são captadas. Percepções essas que fazem toda diferença a uma estratégia bem-sucedida. Propicia que as visões interna e  externa da empresa sejam ajustadas.

- Outra pessoa me disse que havia investido uma grande quantia de dinheiro em  sua empresa um chão novo de porcelanato brilhando  e quando contratou uma empresa consultoria para entender os problemas e prováveis soluções para sua empresa que havia caído na venda e nenhum cliente havia mencionado o chão.  


Consumidores  prezam o relacionamento, a confiança, a tradição em comprar em determinado estabelecimento. Nesse sentido, muitas empresas buscam formas de cativar o cliente oferecendo tratamento especial para que o cliente sinta-se diferenciado, mimado, e torne-se fiel ao estabelecimento ou marca.Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na cabeça do cliente (share of mind), mas, principalmente, no coração do cliente (share of heart) de tal forma que o cliente quando necessitar de um produto ou serviço não tenha dúvidas a quem procurar.Quando retornamos a um estabelecimento e o atendente lembra-se da última visita, sabe das nossas preferências, mostrando que há um relacionamento, nos sentimos reconhecidos e valorizados e importantes.
Quem não gosta disso?

Na caverna do consumo – Análise do  Mito da caverna de Sócrates
Sócrates: Agora imagine a nossa natureza, segundo o grau de educação que ela recebeu ou não, de acordo com o quadro que vou fazer. Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar a cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.

Como resultado desse processo generalizado, as empresas se encontram enclausurada em um círculo vicioso de ideias e atitudes condicionadas e impostas pela cultura de cada uma delas mesmas. Buscar a essência das coisas para além do mundo sensível. Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse, desde que nasceu que o mundo é de determinado modo, as vezes precisamos de alguém que diga  tudo  é falso, é parcial, e plausível de contestações lhe mostrar novos conceitos, totalmente diferentes. O mito da caverna de Platão faz referência à busca do conhecimento.

Assista “Os Croods” animação da Dream Works remete à famosa alegoria do filósofo grego Platão, a animação remete claramente ao Mito da Caverna, uma passagem do livro A República, do filósofo grego Platão. Convencido de que o mundo lá fora é perigoso e usando a filosofia de que o “novo é ruim”, o patriarca Grug, mantém sua família dentro de uma caverna toda a vida.
A ideia não é muito bem recebida por Eep, a filha adolescente que sempre teve vontade de conhecer o mundo exterior. Isso enfim acontece quando um acidente faz com que a família tenha de sair da caverna e tenha de encontrar um novo lugar seguro para morar. O mito da caverna de Platão faz referência à busca do conhecimento. Enquanto ficarmos presos à caverna e às suas sombras – que representam, na visão de alguns, representam preconceitos , falsas crenças e ideias enganosas, nunca iremos alcançar a luz, ou o verdadeiro conhecimento. Isso é o que faz Grug em Os Croods. Ao privar sua família do mundo exterior, mesmo com o objetivo de mantê-la a salvo, o homem das cavernas mal sabe que também a está privando da liberdade, de belas paisagens e de experiências enriquecedoras.


Se você quer ter clientes, você está só de passagem pelo mundo das vendas, mas se você quer construir uma rede de grandes amigos, o mundo das vendas é o lugar certo para você! Vender depende de interação, de relação, de empatia, e principalmente de profissionalismo, mostre-se sempre amigo, afável, confiável, sincero e estas atitudes lhe darão uma aparência profissional, respeitável.
PS : este texto faz parte de uma série de três textos.




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