Você conhece o Mito da
Caverna de Platão?
Parece-me que empresas vivem dentro da caverna do mito de
Platão. Os executivos passam horas em frente a um computador buscando dados
matemáticos, projetando tabelas e produzindo Power Point de metas. Eles só veem
sombras, não a realidade. Em vez de ir a mais uma reunião, deveriam estar na
rua com quem usa o produto ou serviço que oferecem. É muito comum ouvir
gestores e empreendedores falando, com toda segurança, sobre o que os seus
clientes desejam ou sobre como o mercado se comporta, muitas vezes baseados
unicamente em seu feeling ou em relatórios que recebem pelo computador. Grande
parte deles dedica pouquíssimo tempo a pesquisa de campo, a conversar com clientes no ponto de venda, no
caso de varejo, ou a visitá-los em suas empresas. Não os culpo por isso. Vejo
executivos assoberbados de trabalho, dedicando até 16 horas por dia à empresa e
empreendedores sem férias por longos períodos, sacrificando até os finais de
semana pelo negócio. O
resultado é fácil de deduzir: vai de perdas de oportunidades de crescimento,
até um desalinhamento enorme entre o direcionamento estratégico que a empresa
toma e o que o mercado pede.
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Uma certa pessoa um dia me falou, pensei em falar que sou o representante de
minha empresa, até por conta de segurança própria, mas percebi que as pessoas querem falar com o
dono da ideia, com o dono da empresa os budistas falam isso, não precisa falar
sobre o budismo ele se transmite de Kokoro para Kokoro. Há percepções que só no
tête-à-tête são captadas. Percepções essas que fazem toda diferença a uma
estratégia bem-sucedida. Propicia que as visões interna e externa da empresa sejam ajustadas.
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Outra pessoa me disse que havia investido uma grande quantia de dinheiro em sua empresa um chão novo de porcelanato
brilhando e quando contratou uma empresa
consultoria para entender os problemas e prováveis soluções para sua empresa
que havia caído na venda e nenhum cliente havia mencionado o chão.
Consumidores prezam o relacionamento, a confiança, a
tradição em comprar em determinado estabelecimento. Nesse sentido, muitas
empresas buscam formas de cativar o cliente oferecendo tratamento especial para
que o cliente sinta-se diferenciado, mimado, e torne-se fiel ao estabelecimento
ou marca.Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na
cabeça do cliente (share of mind), mas, principalmente, no coração do cliente
(share of heart) de tal forma que o cliente quando necessitar de um produto ou
serviço não tenha dúvidas a quem procurar.Quando retornamos a um
estabelecimento e o atendente lembra-se da última visita, sabe das nossas
preferências, mostrando que há um relacionamento, nos sentimos reconhecidos e
valorizados e importantes.
Quem não gosta disso?
Na caverna do consumo – Análise do Mito da caverna de Sócrates
Sócrates: Agora imagine a nossa natureza, segundo o grau de
educação que ela recebeu ou não, de acordo com o quadro que vou fazer. Imagine,
pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada
se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior
desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não
podem mudar de lugar nem voltar a cabeça para ver algo que não esteja diante
deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto.
Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse
caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores
de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as
marionetes e apresentam o espetáculo.
Como resultado desse
processo generalizado, as empresas se encontram enclausurada em um círculo
vicioso de ideias e atitudes condicionadas e impostas pela cultura de cada uma
delas mesmas. Buscar a essência das
coisas para além do mundo sensível. Transpondo para a nossa realidade, é como
se você acreditasse, desde que nasceu que o mundo é de determinado modo, as
vezes precisamos de alguém que diga tudo
é falso, é parcial, e plausível de
contestações lhe mostrar novos conceitos,
totalmente diferentes. O mito da
caverna de Platão faz referência à busca do conhecimento.
Assista “Os Croods” animação da Dream Works remete
à famosa alegoria do filósofo grego Platão, a animação remete claramente ao
Mito da Caverna, uma passagem do livro A República, do filósofo grego Platão. Convencido
de que o mundo lá fora é perigoso e usando a filosofia de que o “novo é ruim”,
o patriarca Grug, mantém sua família dentro de uma caverna toda a vida.
A ideia não é muito bem recebida por Eep, a filha
adolescente que sempre teve vontade de conhecer o mundo exterior. Isso enfim
acontece quando um acidente faz com que a família tenha de sair da caverna e
tenha de encontrar um novo lugar seguro para morar. O mito da caverna de Platão
faz referência à busca do conhecimento. Enquanto ficarmos presos à caverna e às
suas sombras – que representam, na visão de alguns, representam preconceitos ,
falsas crenças e ideias enganosas, nunca iremos alcançar a luz, ou o verdadeiro
conhecimento. Isso é o que faz Grug em Os Croods. Ao privar sua família do
mundo exterior, mesmo com o objetivo de mantê-la a salvo, o homem das cavernas
mal sabe que também a está privando da liberdade, de belas paisagens e de
experiências enriquecedoras.
Se você quer ter clientes, você está só de
passagem pelo mundo das vendas, mas se você quer construir uma rede de grandes
amigos, o mundo das vendas é o lugar certo para você! Vender depende de interação, de relação, de empatia,
e principalmente de profissionalismo, mostre-se sempre amigo, afável,
confiável, sincero e estas atitudes lhe darão uma aparência profissional,
respeitável.
PS : este texto faz parte de uma série de três textos.
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