ATIVIDADES DE SALA DE AULA

quarta-feira, 24 de maio de 2017

EMPRESAS SAIAM DE DENTRO DA CAVERNA DO SÓCRATES


Você conhece o Mito da Caverna de Platão?

Parece-me que  empresas vivem dentro da caverna do mito de Platão. Os executivos passam horas em frente a um computador buscando dados matemáticos, projetando tabelas e produzindo Power Point de metas. Eles só veem sombras, não a realidade. Em vez de ir a mais uma reunião, deveriam estar na rua com quem usa o produto ou serviço que oferecem. É muito comum ouvir gestores e empreendedores falando, com toda segurança, sobre o que os seus clientes desejam ou sobre como o mercado se comporta, muitas vezes baseados unicamente em seu feeling ou em relatórios que recebem pelo computador. Grande parte deles dedica pouquíssimo tempo a pesquisa de campo,  a conversar com clientes no ponto de venda, no caso de varejo, ou a visitá-los em suas empresas. Não os culpo por isso. Vejo executivos assoberbados de trabalho, dedicando até 16 horas por dia à empresa e empreendedores sem férias por longos períodos, sacrificando até os finais de semana pelo negócio. O resultado é fácil de deduzir: vai de perdas de oportunidades de crescimento, até um desalinhamento enorme entre o direcionamento estratégico que a empresa toma e o que o mercado pede.


- Uma certa pessoa um dia me falou, pensei em falar que sou o representante de minha empresa, até por conta de segurança própria,  mas percebi que as pessoas querem falar com o dono da ideia, com o dono da empresa os budistas falam isso, não precisa falar sobre o budismo ele se transmite de Kokoro para Kokoro. Há percepções que só no tête-à-tête são captadas. Percepções essas que fazem toda diferença a uma estratégia bem-sucedida. Propicia que as visões interna e  externa da empresa sejam ajustadas.

- Outra pessoa me disse que havia investido uma grande quantia de dinheiro em  sua empresa um chão novo de porcelanato brilhando  e quando contratou uma empresa consultoria para entender os problemas e prováveis soluções para sua empresa que havia caído na venda e nenhum cliente havia mencionado o chão.  


Consumidores  prezam o relacionamento, a confiança, a tradição em comprar em determinado estabelecimento. Nesse sentido, muitas empresas buscam formas de cativar o cliente oferecendo tratamento especial para que o cliente sinta-se diferenciado, mimado, e torne-se fiel ao estabelecimento ou marca.Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na cabeça do cliente (share of mind), mas, principalmente, no coração do cliente (share of heart) de tal forma que o cliente quando necessitar de um produto ou serviço não tenha dúvidas a quem procurar.Quando retornamos a um estabelecimento e o atendente lembra-se da última visita, sabe das nossas preferências, mostrando que há um relacionamento, nos sentimos reconhecidos e valorizados e importantes.
Quem não gosta disso?

Na caverna do consumo – Análise do  Mito da caverna de Sócrates
Sócrates: Agora imagine a nossa natureza, segundo o grau de educação que ela recebeu ou não, de acordo com o quadro que vou fazer. Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar a cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.

Como resultado desse processo generalizado, as empresas se encontram enclausurada em um círculo vicioso de ideias e atitudes condicionadas e impostas pela cultura de cada uma delas mesmas. Buscar a essência das coisas para além do mundo sensível. Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse, desde que nasceu que o mundo é de determinado modo, as vezes precisamos de alguém que diga  tudo  é falso, é parcial, e plausível de contestações lhe mostrar novos conceitos, totalmente diferentes. O mito da caverna de Platão faz referência à busca do conhecimento.

Assista “Os Croods” animação da Dream Works remete à famosa alegoria do filósofo grego Platão, a animação remete claramente ao Mito da Caverna, uma passagem do livro A República, do filósofo grego Platão. Convencido de que o mundo lá fora é perigoso e usando a filosofia de que o “novo é ruim”, o patriarca Grug, mantém sua família dentro de uma caverna toda a vida.
A ideia não é muito bem recebida por Eep, a filha adolescente que sempre teve vontade de conhecer o mundo exterior. Isso enfim acontece quando um acidente faz com que a família tenha de sair da caverna e tenha de encontrar um novo lugar seguro para morar. O mito da caverna de Platão faz referência à busca do conhecimento. Enquanto ficarmos presos à caverna e às suas sombras – que representam, na visão de alguns, representam preconceitos , falsas crenças e ideias enganosas, nunca iremos alcançar a luz, ou o verdadeiro conhecimento. Isso é o que faz Grug em Os Croods. Ao privar sua família do mundo exterior, mesmo com o objetivo de mantê-la a salvo, o homem das cavernas mal sabe que também a está privando da liberdade, de belas paisagens e de experiências enriquecedoras.


Se você quer ter clientes, você está só de passagem pelo mundo das vendas, mas se você quer construir uma rede de grandes amigos, o mundo das vendas é o lugar certo para você! Vender depende de interação, de relação, de empatia, e principalmente de profissionalismo, mostre-se sempre amigo, afável, confiável, sincero e estas atitudes lhe darão uma aparência profissional, respeitável.
PS : este texto faz parte de uma série de três textos.




domingo, 21 de maio de 2017

Wearables tecnologias ¨vestíveis¨

Mas o que é wearableTechonology? São dispositivos ou tecnologias ¨vestíveis¨, ou seja, tecnologia aplicada a roupas, sapatos, óculos, acessórios e até móveis para as mais diversas finalidades. Um exemplo claro e fácil de visualizar são as pulseiras inteligentes, ou os relógios, que acessam email, tem whatsapp, contam seus passos, falam seu humor. Tipo isso. A roupa dos Jetson. https://www.youtube.com/watch?v=9EiYMIB-Q0A

Óculos inteligentes: A categoria que, ao menos no momento, pode ser considerada a “top de linha” bastam alguns minutos utilizando um deles para que você sinta uma experiência de imersão, especialmente em jogos.





Fui na última feira de empreendedorismo no Anhembi e experimentei um destes, a demonstração era de um empreendimento . Olha me senti mesmo dentro do Apartamento! Com todo conforto. Rsrsrs. Tinha outra Stand que era do Sebrae e ensinava como distribuir vitrines em uma loja de roupa, espaço, iluminação...em primeiro lugar entravamos virtualmente em uma loja que era apresentada somente com imagem e som, chega um estágio que você realmente se sente lá.

Nanotecidos são tecidos inteligentes , por exemplo, integrando nanopartículas de prata em peças de vestuário, podemos torná-las resistentes ao odor, ultravioletas,   resistentes e impermeáveis à manchas.






Tecidos conectados são tecidos inteligentes que incorporam a tecnologia digital, geralmente empregada na moda esportiva e fitness, permite ao usuário que roupas conectadas possam rastrear seu desempenho atlético.







Eletrodomésticos:  Em um primeiro momento a ideia pode até parecer absurda, mas basta entender um pouco a proposta por trás dos eletrodomésticos inteligentes para compreender como eles podem tornar a nossa vida mais fácil no futuro.A linha de eletrodomésticos conectados  inclui refrigeradores, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó, todos eles conectados a smartphones e até mesmo às TVs.

Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real para pessoas cegas.

O livro não é em braille.


Um dos exemplos de marketing  desta tecnologia foi o seguinte: imagine que você passou alguns dias fora de casa em viagem. Dois dias antes de voltar você envia um SMS para o seu aspirador de pó, pedindo para que ele deixe a sua casa limpinha. Além de programar a limpeza, é possível conferir o andamento do trabalho via internet.

Temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. E, traduzimos esse sonho nas nossas atitudes no dia a dia. Reeducar os consumidores é fundamental e, ao mesmo tempo, o maior desafio.
O fato é que a nossa economia é baseada no consumo, e se o consumismo está mesmo com os dias contados, surgirá uma nova estrutura social. Porém, é ele que movimenta nossas vidas, nos dá trabalho e dinheiro para sobreviver.



A verdade é que a indústria do vestuário é a segunda que mais polui, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. Representam 10% das emissões globais de carbono, mais de 90% do algodão é geneticamente modificado, usamos globalmente 24% de todos os inseticidas e 11% de todos os pesticidas, afetando o solo e a água. Entre 17% e 20% da poluição industrial da água vêm do tingimento e tratamento têxtil, que têm seus resíduos despejados em fontes de água doce. Globalmente, estima-se que cerca de 70 milhões de barris de petróleo são usados todos os anos para fazer fibra de poliéster, e que a mesma demora mais de 200 anos para se decompor. O que vale frisar também é que não apenas a produção de matéria-prima é poluente, mas também a lavagem e o cuidado do consumidor com as peças influenciam no meio ambiente.

Com a crescente moda wearables techonology nossos desafios estarão pautados em como resolver o triple integral:   responsabilidade, consumismo e sustentabilidade .

PS : este texto faz parte de uma série de três textos.




O Século do Ego “Consumismo”– Sigmund Freud

(The Century of the Self – BBC) é um fabuloso documentário de Adam Curtis em 4 episódios que aborda a forma como as teorias de Sigmund Freud, sua filha Anna Freud, e seu sobrinho Edward Bernays, foram usadas por governos e empresas multinacionais para controlar e manipular as massas através da publicidade e obsolescência programada.
“Esta é a história do surgimento de uma ideia que veio para dominar nossa sociedade. É a crença de que a satisfação dos sentimentos e desejos individuais é a nossa maior prioridade.”

Um documentário brilhante que fala sobre como nasceu a propaganda para a “paz”, para vender produtos e lucrar, o sobrinho de Freud pegou suas ideias e pois elas na ofensiva para controlar as massas, seu primeiro trabalho foi para fazer as mulheres fumarem em público, invertendo os valores da época e trazendo consigo símbolos e desejos ele conseguiu fazer com que fumar fosse uma atitude de independência, “a tocha da liberdade”. 
Este polêmico documentário é dividido em 4 episódios: (1) Máquinas de felicidade; (2) Engenharia do consenso; (3) Há um policial dentro de nossas cabeças. Ele deve ser destruído; (4) Oito pessoas bebericando vinho em kettering. Cada episódio dividido em quatro ou cinco partes, todos legendados e com duração total de cerca de 240 minutos.
Assista os documentários neste link abaixo:

O PARADIGMA ENTRE RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Muitas empresas encurtam o tempo de vida de seus produtos, com consequências para o bolso e o meio ambiente. Mas a chamada obsolescência programada não é responsabilidade apenas dos fabricantes. Alguma vez a sua cafeteira ou impressora já pifou logo que o período de garantia acabou? Já tentou trocar a bateria constantemente descarregada do seu smartphone? E quem sabe já ouviu que trocar uma peça do seu computador sairia mais caro do que comprar um novo?

Inúmeros sites dedicam-se a catalogar reclamações no qual consumidores frustrados descrevem suas experiências com produtos que são feitos para estragar depois de um certo tempo. E as maiores reclamações são de empresas de tecnologia a maioria da obsolescência é provocada por peças pequenas e baratas para as quais as empresas frequentemente usam “plástico em vez de metal” ou mesmo um metal mais inferior, para reduzir os custos.

Peças eletrônicas precisam de metais como ouro, prata, cobre e metais de terras raras, que são bastante caros. A produção usa grandes quantidades de energia e frequentemente tem um forte impacto sobre o meio ambiente por envolver materiais tóxicos. Ao final, os aparelhos obsoletos são muitas vezes exportados de países desenvolvidos para países em desenvolvimento, onde se acumulam em aterros.

Para recuperar os metais preciosos do lixo eletrônico, os aparelhos costumam ser queimados. Isso produz grandes quantidades de fumaça altamente tóxica – um grande perigo para os trabalhadores que lidam com o lixo.

Apesar de tudo, podemos ter uma visão otimista. A economia de mercado não apenas torna possível um sistema em que, no caso da obsolência planejada, cria problemas globais. Ela também possui um antídoto contra isso: o poder do consumidor que ao de seu desenvolvimento da consciência da sustentabilidade se torne mais seletivo.

O paradigma entre responsabilidade e sustentabilidade que alguns historiadores vem definindo como Capitalismo informacional ou Capitalismo da comunicação e informação teve início no fim do século XX e o início do século XXI que é um período importante para os estudiosos do campo historicidade , pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo.

Encantar, fidelizar, construir uma relação de longo prazo depende de ações estratégicas que possibilitem a aproximação da marca com seu público de interesse. Essa aproximação deve acontecer não somente como uma transação individual (por exemplo, o ato de compra no ponto de venda), mas por meio de um conjunto de interações com o cliente em diferentes plataformas, trata-se de um dos grandes desafios das empresas contemporâneas, unir, a relação produto, consumidor e responsabilidade social e humanitária.

PS : este texto faz parte de uma série de três textos.

http://valquiriabano.blogspot.com.br/2017/05/o-seculo-do-ego-consumismo-sigmund-freud.html


quinta-feira, 4 de maio de 2017

CURRÍCULO OU PORTFÓLIO DIGITAL

QUEM SÃO ELES?

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo. 



Curriculum Vitae: 

O curriculum vitæ (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. 



Se você ainda é um daqueles que guarda uma cópia impressa de seu CV com todo cuidado, é bom tirar uns minutos para conhecer algumas ferramentas bem mais interessantes que te possibilitam montar um portfólio na web. É claro que em certas ocasiões a apresentação de um currículo tradicional e necessário e não estamos descartando , mas aqui estamos falando de ocasiões em que uma apresentação mais criativa e moderna pode lhe render, no mínimo, a atenção e o interesse de seu interlocutor.



 Mas saiba que nos EUA, até as crianças em idade escolar são estimuladas a irem montando o seu próprio portfólio acadêmico, e recebem avaliações por isso. Não se preocupe se você então nunca tiver ouvido falar disso ou se nunca montou um. Alguns serviços na web se encarregam de nos ajudar nesta tarefa e o resultado, posso garantir, fica bem interessante e moderno.



                                                                        CURRÍCULO DIGITAL/
 SUA NETWORK : Networking  é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.

Alguns exemplos:

1. Apresentações:

2. Slaides:
https://www.youtube.com/watch?v=I9D7cNiMvTY

3. Entrevista com uma Coaching  

4. Informal e descontraído (usar com ressalvas, observe que é de outro país)
 PORTFÓLIO DE PROJETOS:

São projetos desenvolvidos que posteriormente podem ser inseridos em seu currículo digital:
aqui estão links deste Blog onde apresento alguns de meus projetos digitais:


Assim:

Se você ainda é um daqueles que guarda uma cópia impressa de seu CV com todo cuidado, é bom tirar uns minutos para conhecer algumas ferramentas bem mais interessantes que te possibilitam montar um portfólio na web. É claro que em certas ocasiões a apresentação de um currículo tradicional, o que não descartamos seu valor, mas  mas aqui estamos falando de ocasiões em que uma apresentação mais criativa e moderna pode lhe render, no mínimo, a atenção e o interesse de seu interlocutor.

PS: Esta postagem faz parte do projeto:  http://valquiriabano.blogspot.com.br/search/label/APRIMORANDO%40INTELIG%C3%8ANCIAS%20EMPREENDEDORAS um projeto educacional que tem como objetivo primordial desenvolver habilidades como criatividade, organização e empreendedorismo pessoal.




carta de apresentação

Carta de apresentação

Mais importante que um Curriculum é uma carta de apresentação, onde em apenas dois, no máximo quatro  parágrafos  você apresenta um resumo de seu curriculum , de suas habilidades e de sua pretensão na empresa a ser contratado.

Uma carta de apresentação é um meio pessoal de se comunicar com o empregador. Ao contrário do currículo, que muitas vezes apenas lista fatos, diplomas e experiências, na carta de apresentação você vai desenvolver sua história e contar para o empregador porque deve ser contratado para o emprego em questão. É um meio pessoal, mas muito simples de se apresentar.

·         Mostre que você fez sua pesquisa e coloque o nome e o cargo o empregador vai perceber que você tomou um tempo para descobrir mais sobre a empresa. Sua dedicação será considerada.

·         Algum amigo ou colega indicou o cargo? Mencione isso na carta. Muitas vezes, mesmo quando não existem vagas abertas, as empresas levam em consideração as indicações de funcionários. Aumenta a possibilidade de o empregador analisar seu currículo com carinho.

·         Ela deve ser sucinta, utilizar a linguagem formal e ser objetiva, atentando para os erros de português : o conteúdo destacado deve ser bem selecionado e ser uma prévia do que tem no currículo, sem se tornar um desestimulador para quem vai ler.

·         Não escreva mais do que 4 parágrafos..

·         Conte sua história como profissional. Fale de sua formação, de sua experiência universitária, de viagens para o exterior, de estágios, cargos anteriores e trabalhos voluntários que mostrem que você é um profissional preparado para essa nova vaga.

·         Mas não pare por aí! Não deixe que a empresa pense que a única coisa que você tem a oferecer é a exigida. O exigido é o mínimo: mostre que você pode oferecer mais e que pode ajudar a empresa a crescer com o seu conhecimento e experiência.

·         Não se esqueça de revisar a carta. Assim como no currículo, um erro pode ser fatal. Na carta, alguns erros ficam mais evidentes, porque as frases e parágrafos serão maiores e você provavelmente vai repetir algumas palavras. Seja cuidadoso. Cartas de apresentação precisam de assinatura! Não se esqueça de colocar seu nome no final e assinar.




Carapicuíba, dezembro de 2016

Cargo: Estagiário de engenharia da computação

Prezados Senhor

Gostaria de apresentar meu currículo para a vaga de TI para essa renomada empresa. Acredito reunir os requisitos e competências necessárias para colaborar de maneira significativa com a empresa. Meu ensino médio foi Técnico em Redes de Computadores , onde na época trabalhava como  estagiário por 2 anos na Soft Power  uma empresa de Manutenção de computadores , lecionei durante 3 anos em curso técnico a disciplina de informática  na escola Macro-Bayte e  InFoccus.

Atualmente estou cursado curso superior de Engenharia da  Universidade São Judas Tadeu, tenho  cursos de aperfeiçoamento da Cisco Networking Academy, outros da Macro-Bayte  que me habilitou em LAN Switching and Wireless,Windows, Word, Power Point, Excel, Access, Internet, Hardware ,  Corel Draw , Photoshop e Web Designer. Afirmo que meu horário disponível para o estágio é a tarde ou noite pois curso faculdade na parte da manhã.
Coloco-me a sua inteira disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei apresentar com maiores detalhes meu histórico e qualificações, e reitero meu grande interesse em integrar desta empresa.

Atenciosamente,

Davi Bano.
================================================================
FRANCISCO SOUSA

Rua Luís de Camões, nº 3 

Fone: 923 987 4569723-159 – São Paulo

e-mail:  franciscosousa@gmail.com

Caro Sr. Joaquim Martins

Estou a escrever em resposta ao seu anúncio de 12 de dezembro de 2014, pedindo um comercial para a sua empresa Casas e Hortas Lda. Com formação na área das humanidades, possuo grande capacidade de comunicação, o que permite uma aproximação ao cliente mais eficaz e segura. Sou capaz de aprender com facilidade e de me adaptar facilmente a diferentes meios, dando-me versatilidade em relação aos clientes. Sou fluente em inglês e alemão e tenho noções básicas de espanhol e de francês.

Gosto de trabalhar em equipa e ter os objetivos bem definidos permite-me aumentar a produtividade, pois quero crescer na empresa. Sou sistemático e tenho a possibilidade de trabalhar com horários flexíveis, conseguindo desta forma adaptar-me ao cliente, de modo a atingir o objetivo a que me propus.

A oportunidade de iniciar a minha carreira de vendas com uma empresa tão conceituada como a Casas e Hortas Lda é estimulante. Estou disponível para uma reunião a fim de poder esclarecer algum ponto e compreender melhor o que realmente se espera de um comercial na vossa empresa.

Atenciosamente,



Francisco Sousa.
São Paulo, 20 de Fevereiro de 2017.

PS: Esta postagem faz parte do projeto:  http://valquiriabano.blogspot.com.br/search/label/APRIMORANDO%40INTELIG%C3%8ANCIAS%20EMPREENDEDORAS um projeto educacional que tem como objetivo primordial desenvolver habilidades como criatividade, organização e empreendedorismo pessoal.