Para o especialista em mitologia Viktor Salis, os trabalhos podem ser divididos em quatro etapas.
Os três primeiros tratam da violência, dos vícios e da criação de limites. O quarto, o quinto e o sexto estão relacionados com a descoberta dos talentos, com ritos de purificação física e mental e com a transformação do instinto em intuição. O sétimo, o oitavo e o nono trabalhos, por sua vez, falam da arte de amar. Enquanto o décimo, o décimo primeiro e o décimo segundo são dedicados à criação, ao desapego e à conquista da espiritualidade.http://terapiabiografica.com.br/blog/category/mitologia/
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
1. Os alunos assistiram um desenho da Disney: HÉRCULES de 1997 ‧ Fantasia/Comédia musical ‧ 1h 33m
2. Foi aplicado uma avaliação do filme:
AVALIAÇÃO
– OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES
De
acordo com o filme e o texto explicativo responda as questões abaixo:
1.
No primeiro trabalho o que representa o leão e
como podemos evitar os seus instintos:
a.
Representa a paz e para conseguirmos esta paz
interior devemos refletir sobre os problemas;
b.
Representa a violência e para evitar devemos
buscar nossa harmonia interior;
c.
Representa a força que devemos desenvolver para
resolver nossos problemas;
2.
No segundo trabalho de Hercules corta a cabeça da hidra que representa:
a.
A violência que devemos controlar dentro de nós;
b.
As falsidades que devemos evitar com as pessoas;
c.
O vício psicológico e biológico que devemos
evitar;
3.
O terceiro trabalho nos ensina a evitar o egoísmo
que está dentro de nós, que é:
a.
O pensar no próximo a todo o momento;
b.
O pensar em si mesmo sem se preocupar com as
pessoas que está em sua volta;
c.
O pensar no próximo quando vamos executar um
trabalho;
4.
Ao executar os doze trabalhos Hercules provou
que era um homem virtuoso, com força e inteligência característica na mitologia
de um:
a.
Humano;
b. animal; c. semi- Deus;
5.
No quinto trabalho : a limpeza do
estábulos significa:
a.
A limpeza interior que devemos sempre fazer em
nós devido o acumulo de erros e defeitos que todas pessoas acumulam;
b.
A limpeza da natureza que devemos respeitar,
pois dependemos da natureza para viver no planeta;
c.
A limpeza exterior que devemos fazer escolhendo
certas as pessoas a nosso redor e amigos;
6.
No sexto trabalho o barulho dos pássaros
representam:
a.
Os barulhos a nossa volta como o trabalho em
excesso, a pressa e o estresse;
b.
As alegrias que estão a nossa volta: festas,
musicas...
c.
A liberdade que devemos valorizar em tudo que
vamos fazer;
7.
A captura dos cavalos selvagens no oitavo
trabalho despertou quais sentimentos no Hercules;
a.
Justiça por fazer algo certo e amor; b. Remorso por fazer algo errado e amor;
8.
No nono trabalho foi ensinado:
a.
Que uma mulher só é conquistada com respeito;
b.
Que uma mulher pode ser conquistada pela força;
9.
Cite o nome de três trabalhos que você acha
importante para a formação de um homem digno, virtuoso ou como a mitologia
explicava um semi- Deus.
10.
Explique um trabalho citado na questão 9, por
que este trabalho você achou importante?
3. Foi explanado o texto abaixo:
ERA O FILHO DO DEUS ZEUS E DA MORTAL ALCMENA
Era o filho do deus Zeus e da mortal Alcmena. Como se sabe Hera esposa de Zeus, era muito ciumenta, por esse motivo a deusa enviou duas serpentes para matar Hércules ainda no berço, mas ele estrangulou-as com as próprias mãos. Tem três versões para as tarefas impostas a Hércules o ciúme de Hera para exterminar o menino nascido da mortal e a de que depois de adulto, o outro foi o herói enfrentou a ira dos deuses e lutou contra seres horríveis para transcender sua condição de simples mortal e tornar-se um semi-deus, "Hércules não aceitava a imperfeição de sua condição humana e saiu em busca de algo maior, transcendental, assim como muitos de nós fazemos hoje. Hércules num ataque de loucura matou sua primeira esposa e todos os filhos deste casamento. Como forma de penitência ao herói pelo crime cometido, o oráculo de Delfos impões a ele 12 tarefas, as quais ficaram conhecidas como “Os doze trabalhos de Hércules”. Conseguiu com excelência ( força e inteligência) cumprir suas doze tarefas:
Para o especialista em mitologia Viktor Salis, os trabalhos podem ser divididos em quatro etapas.
Os três primeiros tratam da violência, dos vícios e da criação de limites. O quarto, o quinto e o sexto estão relacionados com a descoberta dos talentos, com ritos de purificação física e mental e com a transformação do instinto em intuição. O sétimo, o oitavo e o nono trabalhos, por sua vez, falam da arte de amar. Enquanto o décimo, o décimo primeiro e o décimo segundo são dedicados à criação, ao desapego e à conquista da espiritualidade.
CONHEÇA A SEGUIR AS FAÇANHAS DO HERÓI:
1 O LEÃO DE PELE INVULNERÁVEL NEMÉIA: O APERFEIÇOAMENTO COMEÇA DENTRO DE NÓS : Um leão de pele invulnerável, que devastava rebanhos e devorava todos os que tentavam matá-lo. Aconselhado por Atena, deusa da sabedoria, a não usar a força, o herói estrangula a fera em sua caverna. “Nesse teste, Hércules ensina que a luta pelo aperfeiçoamento começa dentro de nós”. Os leões de hoje são a violência e a agressividade e o desafio é buscar a harmonia.
2 A HIDRA DE LERNA: COMBATE AOS VÍCIOS :As cabeças renasciam quando cortadas a nona era imortal para dar origem as outras. O herói decepou as oito cabeças enquanto um amigo as cauterizava com fogo. A nona foi enterrada, mas vigiada eternamente por Hércules. "As cabeças simbolizam os vícios. Lutamos contra eles, mas, como são imortais, se não estivermos atentos, renascem. Além dos vícios físicos, como drogas e álcool, temos de combater os vícios éticos, ganância...maldade....
3 O JAVALI DE ERIMANTO: VENCER O EGOÍSMO : Foram necessários dois anos esse trabalho está relacionado ao aprendizado da vida em sociedade. "O javali é um monstro sem fronteiras, que não respeita limites. Cada um de nós tem dentro de si essa fera, que é preciso dominar, aprendendo a reconhecer nosso espaço e o das outras pessoas. É um teste para vencer o egoísmo e a tendência a achar que o mundo gira em torno nós próprio..
4 A CORÇA VELOZ CERINITA QUE PERTENCIA A ÁRTEMIS, DEUSA DA CAÇA: CULTIVAR A DELICADEZA :A missão de Hércules era capturar viva uma corça extremamente veloz, com chifres de ouro e cascos de bronze, que pertencia a Ártemis, deusa da caça. Orientado por Atena, o herói dominou o animal sagrado segurando-o pelos chifres. "Os chifres que é o ataque do animal representam a esperteza de descobrir qual o ponto fraco e forte de uma pessoal e saber valorizar ou ajudar isto é uma pessoa sábia. O aprendizado nesse trabalho é como sabedoria e paciência para compreender as pessoas".
5 LIMPAR EM UM SÓ DIA OS ESTÁBULOS DO REI ÁUGIAS: PURIFICAÇÃO DO SENTIMENTOS :Hércules se ofereceu para limpar em um só dia os currais imundos de um rei que possuía um rebanho numeroso. Desviando dois rios para os estábulos, Hércules cumpriu a promessa, que parecia impossível. Nossa sujeira acumulada é composta por raiva, angústia e emoções negativas. "Para fazer uma limpeza interior, devemos observar diariamente e com honestidade a qualidade de nossas reações e emoções".
6 OS PÁSSAROS DO LAGO ESTÍNFALO: RECUPERAR A LUCIDEZ :Para derrotar aves antropófagas que tinham penas de bronze e as lançavam como flechas, Hércules atordoou as aves com um o som ensurdecedor. . "O teste de Hércules é igual ao de qualquer um de nós: conseguir reconhecer e usar a intuição. Os pássaros simbolizam a falta de lucidez e o som é nossa voz interior. O trabalho em excesso, a pressa e o estresse são pássaros que nos atordoam. O antídoto para essa situação é nos aquietarmos para ouvir o que verdadeiramente queremos fazer".
7 . O TOURO DE CRETA: GOVERNAR OS INSTINTOS :Nesse trabalho, Hércules domou o furioso touro de Creta, ao qual eram oferecidos jovens em sacrifício. Essa tarefa chama a atenção para o controle dos instintos, especialmente da sexualidade. "Hércules precisava manter o animal vivo: tinha que domar e governar seu instinto, mas não matá-lo. Em um mundo com tantos apelos eróticos e sensuais, Hércules mostra-se firme em seus objetivos.”.
8 AS ÉGUAS DE DIOMEDES: A ARTE DE AMAR :Hércules teve de enfrentar quatro éguas selvagem criada para guerra por isso era alimentada por náufragos estrangeiros. esse é mais um passo para o herói se aperfeiçoar na arte de amar aprender a entregar o coração com sinceridade.. Diomedes, governava uma terra de pântanos onde criava os cavalos e as éguas para a guerra. Os cavalos eram selvagens e as éguas eram ferozes, diante dos quais os homens tremiam, pois elas matavam todos os que cruzassem seu caminho e procriavam sem cessar cavalos extremamente selvagens e perversos. Após planear seus atos cuidadosamente, os dois seguiram os cavalos soltos pelos pântanos da região e, finalmente, encurralaram as éguas bravias num campo onde não havia espaço para que se movessem. Lá ele agarrou-as e acorrentou-as e deu gritos de alegria pelo sucesso alcançado.Tão feliz se sentia que julgou indigno de si conduzir as éguas até Diodemes e para isso chamou Abderis, deu-lhe a tarefa e seguiu adiante. Mas Abderis era fraco e teve medo. Não conseguiu conter as éguas que se voltaram contra ele e mataram-no, fugindo em seguida. Hércules retornou à sua tarefa, mais sábio, presa da dor, humilde e abatido. Procurou os cavalos por toda a parte, deixando o amigo morto no chão. Prendeu novamente os cavalos e conduziu-os ele mesmo. Mas Abderis estava morto. Os cavalos foram conduzidos para um lugar de paz para serem domesticados e adestrados e o povo aclamava Hércules como seu libertador e salvador de sua terra. Mas seu amigo estava morto e Hércules sabia que o Trabalho estava feito, mas mal feito. Sabia que havia uma importante lição a aprender dessa tarefa antes de prosseguir. Hércules compreendeu o mal que as éguas estavam causando e correu em socorro das pessoas, determinado a capturá-las; porém ele superestimou-se quando não percebeu a potência e a força que elas possuíam, tanto que as entregou a Abderis.Assim funciona a grande lei: pagamos em nossas próprias naturezas o preço das palavras incorretamente proferidas e pelas ações mal julgadas.
9 O CINTURÃO DE HIPÓLITA: A CORAGEM DE SER AUTÊNTICO :A missão do herói era conseguir o cinturão da rainha das amazonas, mulheres conhecidas por sua bravura. Mas não poderia obtê-lo pela força: precisaria ganhá-lo conquistando o coração da guerreira. "Esse trabalho fala sobre a importância de construirmos laços afetivos duradouros", diz Viktor Salis. "Ensina que a arte de conquistar uma pessoa não se faz pela força nem criando ilusões e falsas aparências, mas pelo respeito ao outro e pela coragem de mostrar quem verdadeiramente somos."
1O OS BOIS DE GERIÃO: A LIÇÃO DO DESAPEGO:Hércules empreendeu uma grande viagem para derrotar o rei Gerião e se apoderar de seus bois. Enfrentou também o gigante Anteu, invencível porque, cada vez que tocava a terra, recobrava as forças. Para derrotá-lo, ergueu-o no ar. "Essa é uma lição de desapego, sobre derrotar a cobiça e o materialismo. Gerião e os bois simbolizam as posses. A verdadeira riqueza, que é eterna, está dentro de nós. São nossos sentimentos e valores", explica Salis.
11 OS POMOS DE OURO DO JARDIM DAS HESPÉRIDES: DESCOBERTA DE TALENTOS :O herói teve que superar vários percalços para obter os frutos de ouro de uma árvore maravilhosa, que representam a força fecunda e criadora dos homens, protegidos por um dragão imortal. "Assim como Hércules teve que ir aos extremos do mundo para descobrir esses frutos, nós também precisamos fazer uma viagem a nosso mundo interior para descobrir nossos talentos e potenciais, que são os pomos de ouro", diz Salis.
12 A CAPTURA DE CÉRBERO: VALORIZAR AS QUALIDADES DA ALMA :O desafio era descer ao inferno para vencer Cérbero, cão de três cabeças que guardava o Mundo Inferior. O herói agarrou o animal pelo pescoço e não o soltou até que concordasse em acompanhá-lo. "Esse trabalho fala da imortalidade. Ensina que o corpo pode perder o viço, mas a alma deve irradiar cada vez mais a beleza construída ao longo dos anos. É um ensinamento importante para estes tempos, em que o envelhecimento e as transformações do corpo não são aceitas com naturalidade".
4. Foi questionado o aluno os ensinamentos de cada trabalho de Hércules em uma roda de conversa, qual a importância da virtude na sala de aula e para a formação de um jovem assim como todas características psíquicas do herói.
5. Agora cada aluno irá produzir um texto explicando um dos trabalhos de Hércules (sorteado) relacionando a formação de um jovem estudante inserido na escola e na sociedade (consultar o texto acima).
No Peloponeso,
estrangulou o Leão da Nemeia -
maior leão do mundo, filho dos monstros Ortros e Equidna -
os habitantes do local não conseguiam matar, pois a única coisa que poderia
furar o couro era a própria garra do Leão. Na segunda tentativa de matá-lo,
tendo a primeira sido infrutífera, estrangulou-o, após com ele lutar. Acabada a
luta arrancou a garra do Leão e tirou o couro do Leão para utilizá-lo como peça
do vestuário.
Aprendizagem:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
PS : Veja os outros/com explicação no portfólio do projeto.
6. Os alunos fizeram várias entrevistas entre si, com amigos e com os pais sobre o tema.
7. Exposição: Veja o portfólio digital do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário