HABILIDADES DESENVOLVIDAS DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE
SÃO PAULO
• Associar as
manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua
constituição;
• Valorizar a diversidade
dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em
suas manifestações e
representações em diferentes sociedades;
• Comparar diferentes
pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando;
os pressupostos de cada
interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Correlacionar textos
analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais;
• Identificar as
principais características dos modelos de representação cartográfica e
artística do mundo;
• Identificar as
principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo,
naturalismo,
individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica
greco-latina);
• Reconhecer a importância
do estudo das questões de alteridade para compreender as
relações de caráter
histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que
constituem as identidades;
• Analisar os significados
históricos das relações de poder entre as nações, confrontando
formas de interação
cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
• Identificar as
principais características do encontro entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, da
África e da América;
• Reconhecer a importância
de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos
indivíduos e grupos sociais;
• Reconhecer que a
liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e
grupos sociais representa
um direito humano fundamental;
• Identificar nas
manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de
sua constituição;
• Relacionar as
manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus
contextos históricos
específicos;
OBJETOS DO CONHECIMENTO
1. Renascimento:
2. Reforma e
Contrarreforma
3. Formação dos Estados
Absolutistas Europeus
4. Encontros entre
europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS/MATERIAIS NECESSÁRIOS
Utilização da plataforma
Google sala de aula;
Participação dos alunos no
ambiente virtual Google sala de aula;
Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Acompanhamento e feedback
dos alunos.
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
1. Participação dos alunos
no ambiente virtual Google sala de aula;
2.Registros escritos, mapa
conceitual, natações,
3. Postagem das atividades
realizadas pelos estudantes;
Nenhum comentário:
Postar um comentário