segunda-feira, 27 de abril de 2020

ROTEIRO DE ANÁLISE DE OBRA DE ARTE

ATIVIDADE: Escolha entre as três fichas de quadros um artista e uma obra Renascentista para responder as questões abaixo, lembrando que na folha do texto está a explicação de como resolver cada questão.
FICHA BIOGRÁFICA DO ARTISTA
1.Nome do artista: _______________________________________________________
1 a.Características estilísticas do artista:____________________________________
2.Data de nascimento: __/__/___ 2.a.Local:__________
3.Data da morte:   ____/___/____ 3.a.Local: __________________
4.Ocupação: ____________________4.a.Local:___________________
5.Nome de algumas obras: _________________________________________________
________________________________________________________________________


Escolha uma obra acima para fazer a atividade nº 7


Cole uma foto do artista                                                Cole uma obra do artista



7 a. Quais os sentimentos que te passa está obra: __________________________  
7 b. Explique um sentimento acima: _________________________________________                      
7 c. Foi feito alguma restauração nesta obra, comente:____________________________
7 d. Referência bibliográfica do acervo  :________________________________________
7 e. Estado de conservação:     ( ) Excelente      ( ) bom       ( ) regular
7 f. Dimensões:_________________________________________________________
7g. Cores utilizadas: _____________________________________________________
7 h. Temas ou locais retratados:____________________________________________
7 i. Descreva o plano de fundo da obra:_____________________________________
7 j. Qual o objeto ou tema central da obra: ___________________________________
7 l. Qual o tempo/manhã, tarde ou noite:____________________________________
7 m. Características estilísticas da obra: ____________________________________
7 n. Características icnográficas e ornamentais:______________________________
7 o . Por que dentre todas   escolheu este quadro para investigar?_______________________
   8. O que você aprendeu preenchendo está ficha?
9. Quais as fontes biográficas você utilizou para fazer está atividade?


Veja as atividades realizadas neste link abaixo:



==================================================================


Segue explicações de como responder cada questão acima:




A ARTE COMO EXPRESSAO DE SENTIMENTO
Através da arte é despertado sentimentos sejam alegrias, tristezas, raiva, medos e outras conjecturas fascinando assim aqueles que a observam despertando emoções. Muitas das vezes conseguimos observar melhor um sentimento quando assistimos um filme de comédia ou um suspense ou mesmo um romance mas em um quadro temos que aguçar melhor nossas percepções, por exemplo, jogar tinta de forma aleatória na tela e inventar um nome, para alguns podem significar algo, para outros, tintas jogadas simplesmente. Um pontinho preto em um quadro branco dependendo de quem olha pode significar solidão, para outro pode significar uma pequena sujeirinha sem importância. 
A criatividade pode transformar as pessoas e as obras de arte são a expressão e comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista para provocar o mesmo ou outro sentimento no público receptor, ou seja, não há arte quando o espetador não sente qualquer emoção. “Sim, é uma missão maravilhosa e gratificante. Através do nosso trabalho, conseguimos provocar reflexões e despertar sensações antes adormecidas. Já vi gente sorrindo, chorando e se arrepiando diante das minhas telas. Fico imensamente feliz com essa resposta do público é o maior reconhecimento que eu poderia ter...” diz a artista plástica Suzana Guimarães quando lhe perguntaram se fazer arte é uma missão. Sim realmente cada um tem uma missão no planeta é ele exprime isto através do caminho que percorre fazendo sua própria arte individual e coletiva muitas das vezes não registrada nos livros mas sim nas pessoas e lugares que habitou.

FICHA BIOGRÁFICA DO ARTISTA
Mas podemos fazer uma análise mais aprofundada de uma obra quando investigamos os fatos, impressões ou mesmo emoções que o artista quer transmitir, assim preencher uma Ficha técnica seria uma das formas de exercitar está investigação mais profunda. Na ficha em questão é solicitado a escolha de uma obra onde o aluno vai conhecer primeiro o artista que seria da questão 1 até a 6, a questão 7 solicita que você faça uma pesquisa de obras produzidas por este artista e escolha uma que a partir das respostas das questões 7a até a 7m onde você descobrirá através de uma pesquisa quem é este artista, assim:

7a. Segue lista de possíveis sentimentos: Afetividade,Agressividade,Alegria,Amor,Angústia,Ansiedade,Atração,Ausência,Calma,Comoção,Compadecimento,Compaixão,Consciência,Coragem.Cordialidade;Covardia,Credulidade,Curiosidade,Depressão,Derrota,Desânimo,Desejo,Desencanto,Deslumbramento,Devaneio,Discórdia,Discriminação,Dor,Dúvida,Empatia,Empolgação,Equilíbrio,Esperança,Espiritualidade,Estarrecimento,Estresse,Exaustão,Expectativa,Falsidade,Familiaridade,Fé,Felicidade,Fidelidade,Flexibilidade,Franqueza,Fraqueza,Frieza,Frustração,Fuga,Gratidão,Gula,Harmonia,Histeria,Honestidade,Honra,Horror,Hostilidade,Humanidade,Ilusão,Incongruência,Incompatibilidade,Incompreensão,Inconsciência,Indecisão,Indiferença,Inércia,Inferioridade,Infidelidade,Ingenuidade,Ingratidão,Injustiça,Inocência,Insensatez,Inveja,Ira,Mágoa,Masoquismo,Medo,Melancolia,Mistério,Negativismo,Nojo,Obstinação,Ódio,Orgulho,Otimismo,Ousadia,Paciência,Paixão,Pânico,Pavor,Paz,Pena,Percepção,Perfeição,Piedade,Prazer,Preconceito,Preocupação,Prosperidade,Pudor,Rancor,Realização,Rebeldia,Rejeição,Remorso,Repugnância,Resiliência,Respeito,Responsabilidade,Sabedoria,Sadismo,Saudade,Servidão,Simpatia,Sofrimento,Solidariedade,Solidão,Temor,Terror,Vergonha,Vibração,Vida.


7b. Por que você escolheu estes sentimentos; 

7c . Pesquisar se a obra foi restaurada ou mesmo refeita;

7d   Qual o local, museu, casa, empresa, enfim onde se encontra está obra;

7e Perceber ou pesquisar a conservação física   pela pintura, moldura, detalhes;

7f  Metragem da obra;

7g Palheta de cor e nuances das cores utilizadas;

7h descrever o que tem na obra;

7i Cor, objetos ou tema de fundo;

7j Quando você olha de frente para obra o que está centralizado;

7l Observar ou deduzir qual o tempo;

7m pesquisar qual é o estilo do artista e da obra;

7n. quais os objetos e ornamentos que existe na obra.

7º. Justificar a escolha do quadro.

8 solicita que você escreva o que você aprendeu com este exercício de observação e documentação através do preenchimento da ficha.

9. Sites, blog, pessoas que pesquisou para preencher a ficha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário