ATIVIDADE: Escolha entre as três fichas de quadros
um artista e uma obra Renascentista para responder as questões abaixo,
lembrando que na folha do texto está a explicação de como resolver cada
questão.
FICHA
BIOGRÁFICA DO ARTISTA
1.Nome
do artista: _______________________________________________________
1
a.Características estilísticas do artista:____________________________________
2.Data
de nascimento: __/__/___ 2.a.Local:__________
3.Data
da morte: ____/___/____ 3.a.Local:
__________________
4.Ocupação:
____________________4.a.Local:___________________
5.Nome
de algumas obras: _________________________________________________
________________________________________________________________________
Escolha uma obra
acima para fazer a atividade nº 7
Cole uma foto do artista Cole uma obra do artista
7 a.
Quais os sentimentos que te passa está obra: __________________________
7 b.
Explique um sentimento acima: _________________________________________
7 c.
Foi feito alguma restauração nesta obra, comente:____________________________
7 d.
Referência bibliográfica do acervo :________________________________________
7 f.
Dimensões:_________________________________________________________
7g.
Cores utilizadas: _____________________________________________________
7 h.
Temas ou locais retratados:____________________________________________
7 i.
Descreva o plano de fundo da obra:_____________________________________
7 j.
Qual o objeto ou tema central da obra: ___________________________________
7 l.
Qual o tempo/manhã, tarde ou noite:____________________________________
7 m.
Características estilísticas da obra: ____________________________________
7 n.
Características icnográficas e ornamentais:______________________________
7 o
. Por que dentre todas escolheu este quadro para
investigar?_______________________
8. O que você aprendeu preenchendo está ficha?
9. Quais as fontes biográficas você utilizou para fazer está atividade?
Veja as atividades realizadas neste link abaixo:
==================================================================
8. O que você aprendeu preenchendo está ficha?
9. Quais as fontes biográficas você utilizou para fazer está atividade?
Veja as atividades realizadas neste link abaixo:
==================================================================
Segue explicações de como responder cada questão acima:
A
ARTE COMO EXPRESSAO DE SENTIMENTO
Através da arte é despertado sentimentos sejam alegrias,
tristezas, raiva, medos e outras conjecturas fascinando assim aqueles que a
observam despertando emoções. Muitas das vezes conseguimos observar melhor um
sentimento quando assistimos um filme de comédia ou um suspense ou mesmo um
romance mas em um quadro temos que aguçar melhor nossas percepções, por
exemplo, jogar tinta de forma aleatória na tela e inventar um nome, para alguns
podem significar algo, para outros, tintas jogadas simplesmente. Um pontinho
preto em um quadro branco dependendo de quem olha pode significar solidão, para
outro pode significar uma pequena sujeirinha sem importância.
A criatividade pode transformar as pessoas e as obras de arte são a expressão e
comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista para
provocar o mesmo ou outro sentimento no público receptor, ou seja,
não há arte quando o espetador não sente qualquer emoção. “Sim, é uma missão maravilhosa e gratificante. Através do
nosso trabalho, conseguimos provocar reflexões e despertar sensações antes
adormecidas. Já vi gente sorrindo, chorando e se arrepiando diante das minhas
telas. Fico imensamente feliz com essa resposta do público é o maior
reconhecimento que eu poderia ter...” diz a artista plástica Suzana Guimarães quando lhe
perguntaram se fazer arte é uma missão. Sim realmente cada um tem uma missão no
planeta é ele exprime isto através do caminho que percorre fazendo sua própria
arte individual e coletiva muitas das vezes não registrada nos livros mas sim
nas pessoas e lugares que habitou.
FICHA
BIOGRÁFICA DO ARTISTA
Mas podemos fazer uma análise mais aprofundada de uma obra
quando investigamos os fatos, impressões ou mesmo emoções que o artista quer
transmitir, assim preencher uma Ficha técnica seria uma das formas de exercitar
está investigação mais profunda. Na ficha em questão é solicitado a escolha de
uma obra onde o aluno vai conhecer primeiro o artista que seria da questão 1
até a 6, a questão 7 solicita que você faça uma pesquisa de obras produzidas
por este artista e escolha uma que a partir das respostas das questões 7a até a
7m onde você descobrirá através de uma pesquisa quem é este artista, assim:
7a. Segue lista de possíveis sentimentos: Afetividade,Agressividade,Alegria,Amor,Angústia,Ansiedade,Atração,Ausência,Calma,Comoção,Compadecimento,Compaixão,Consciência,Coragem.Cordialidade;Covardia,Credulidade,Curiosidade,Depressão,Derrota,Desânimo,Desejo,Desencanto,Deslumbramento,Devaneio,Discórdia,Discriminação,Dor,Dúvida,Empatia,Empolgação,Equilíbrio,Esperança,Espiritualidade,Estarrecimento,Estresse,Exaustão,Expectativa,Falsidade,Familiaridade,Fé,Felicidade,Fidelidade,Flexibilidade,Franqueza,Fraqueza,Frieza,Frustração,Fuga,Gratidão,Gula,Harmonia,Histeria,Honestidade,Honra,Horror,Hostilidade,Humanidade,Ilusão,Incongruência,Incompatibilidade,Incompreensão,Inconsciência,Indecisão,Indiferença,Inércia,Inferioridade,Infidelidade,Ingenuidade,Ingratidão,Injustiça,Inocência,Insensatez,Inveja,Ira,Mágoa,Masoquismo,Medo,Melancolia,Mistério,Negativismo,Nojo,Obstinação,Ódio,Orgulho,Otimismo,Ousadia,Paciência,Paixão,Pânico,Pavor,Paz,Pena,Percepção,Perfeição,Piedade,Prazer,Preconceito,Preocupação,Prosperidade,Pudor,Rancor,Realização,Rebeldia,Rejeição,Remorso,Repugnância,Resiliência,Respeito,Responsabilidade,Sabedoria,Sadismo,Saudade,Servidão,Simpatia,Sofrimento,Solidariedade,Solidão,Temor,Terror,Vergonha,Vibração,Vida.
7c . Pesquisar se a obra foi restaurada ou mesmo refeita;
7e Perceber ou pesquisar a conservação física pela pintura, moldura, detalhes;
7f Metragem da obra;
7g Palheta de cor e nuances das cores utilizadas;
7h descrever o que tem na obra;
7i Cor, objetos ou tema de fundo;
7j Quando você olha de frente para obra o que está centralizado;
7l Observar ou deduzir qual o tempo;
7m pesquisar qual é o estilo do artista e da obra;
7n. quais os objetos e ornamentos que existe na obra.
7º. Justificar a escolha do quadro.
8 solicita que você escreva o que você aprendeu com este
exercício de observação e documentação através do preenchimento da ficha.
9. Sites, blog, pessoas que pesquisou para preencher a ficha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário