quarta-feira, 5 de julho de 2017

MAPA MENTAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


ROTEIRO DA AULA:

1. Desenhar o Mapa Mental;
2. Atividade sobre "Estratégias de Guerra e Paz"
3. Copiar o Mapa Conceitual da Primeira guerra;
4. Assistir um pequeno documentário de Guerra;
5. Avaliação: No final da Avaliação as Habilidades desenvolvidas;
6. Correção da avaliação e questionamento das habilidades desenvolvidas e como resolver questões de Múltiplas escolhas.


ANIMAÇÃO DOS BOMBARDEIOS DA GUERRA



  ATIVIDADE : ESTRATÉGIA DE GUERRA E PAZ

ESTRATÉGIA: É a arte de coordenar a ação das forças morais, políticas, econômicas e até militares implicadas na condução de defesas ou de conflitos de uma nação. São Planos, métodos, e manobras para alcançar um resultado ou objetivo específico.


O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto no âmbito da administração de um país, laboral ou mesmo no contexto pessoal.
Uma área importante na estratégia é a capacidade de definir metas. De acordo com o conceito SMART, as metas devem ser: eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realísticas e dentro do Tempo definido para a sua execução.
Este termo atual e muito usado na área empresarial para definir novas tecnologias ou melhores metas e estratégias também pode ser utilizado para analisar os ganhos e perdas de uma guerras, os grupos a favor e contras os conflitos e suas ESTRATÉGIAS para minar os objetivos detalhadamente planejados para serem SMART. Aguce sua visão estratégica e solucione as questões baixo.

Leia o texto abaixo:

Soldado Inglês: “A mesma velha trincheira, a mesma paisagem. Os mesmos ratos, crescendo como mato. Os mesmos abrigos, nada de novo. Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma. Os mesmos cadáveres no front, A mesma metralha, das duas às quatro. Como sempre cavando, como sempre caçando.”


“Soldado alemão : “Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas – pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água.”

1. Imagine a situação, escolha um dos relatos, produza um novo senário em sua mente relatando também uma solução para o problema colocado no texto.

2. Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra.

Por pouco, o plano não foi por água abaixo. Inexperientes, os três jovens sérvios, Gavrilo Princip, Nedjelko Cabrinovic e Trifko Grabez, estiveram a um passo do fracasso de sua missão: matar o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando. Por trás do atentado estava a sociedade secreta Mão Negra. A organização nacionalista não havia engolido a anexação da Bósnia ao Império Austro-Húngaro, em 1908. E, em 1914, contratou o trio de sérvios para matar o arquiduque, em Sarajevo. Em seguida, os assassinos deveriam cometer suicídio com cianureto. Eles foram escolhidos justamente porque já estavam condenados à morte pela tuberculose. Não tinham o que perder.

3. Ações maléficas e benéficas são extraídas de grupos extremistas e nacionalistas. O fato acima descreve o assassinato do príncipe de Império Austro-húngaro por anexar e conquistar territórios ao seu redor. Construa o fato em sua mente e arquitete duas soluções para conter um país imperialista, o Império Austro-húngaro sendo você pertencente a nação, no caso, a Bósnia que será conquistadas.


Mahatma Gandhi, homem que libertou a Índia da dominação da Inglaterra que durou cerca de um século, da metade do século XIX até pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Ghandhi foi um líder da religião hindu que enfrentou a Inglaterra com o lema não violência e instituiu que os indianos boicotassem ou seja parassem de consumir produtos ingleses deste modo as empresas inglesas perderiam a força econômica na Índia . Valendo-se de um discurso de não violência e de total apego à Verdade, disse: “A experiência me ensinou que, para um adepto da Verdade, o silêncio faz parte da disciplina espiritual. Bem sei que muitos se dizem artistas, e como tais são conhecidos – e contudo não há em suas obras um vestígio de surto de alma, nem de inquietude. A verdadeira beleza consiste, acima de tudo, na pureza do coração.”


4. Pessoal: Como é possível fazer uma pessoa mudar de ideia quando ela está em uma situação de conflito? Descreva uma situação, em detalhes.

5. Pessoal: Observamos o Brasil com várias situações de conflito, guerra civil no Rio de Janeiro, Guerras entre facções criminosas, Conflitos políticos entre eles e o povo, uma escola violenta entre professores, estudantes e estudantes, dentre outros problemas. Descreva uma situação conflitante Brasil e aponte 4 soluções para solucionar este problema.

O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Inglaterra, França e Império Russo) e a Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; e expandiram-se em mais nações que a princípio se mostraram neutras mas devido suas fronteiras serem alvos de ataques ou mesmo investidas de tropas inimigas ou não viram a necessidade de entrarem na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história.[4][5] Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade.

6. Quais os países que formaram:

a. Tríplice Entente; b. Tríplice Aliança;

7. Qual o saldo de mortos e feridos da Primeira Grande Guerra Mundial?

Neutralidade da Bélgica: "Mesmo que nos mantenhamos fora, não posso imaginar um só momento em que, no final dessa guerra, estejamos em condições de neutralizar suas consequências, que, diante de nossos olhos, toda a Europa Ocidental caia sob o domínio de um só império"

8. Muitos países observando a guerra se alastrar por suas fronteiras mesmo assim optavam por se manter distantes do conflito e não optar por nenhum dos lados. Qual a sua opinião sobre o fato de neutralidade? Isso é possível até que ponto? E perigoso, correto a neutralidade em sua opinião.


Neutralidade do EUA: a Alemanha na tentativa de obrigar a Inglaterra a render-se, decretou, a partir de 1917, o bloqueio marítimo aos barcos que traziam provisões e armamento a Inglaterra. Quem desempenhava esse papel era os EUA, estes apoiavam na guerra a Inglaterra e a França, contudo o presidente Wilson mantinha uma lei de neutralidade ou seja de não intervenção. Mas quando os submarinos alemães começaram a atacar os navios americanos, essa lei foi abandonada. sendo assim a 6 de abril de 1917 os EUA declaram guerra a Alemanha. Dinheiro, se a Alemanha ganhasse quem pagaria os EUA os empréstimos e equipamentos cedidos.

9. Qual o motivo do EUA entrar na guerra, e por que escolheu a Tríplice Entente?


Antinazistas, Pacifistas, ONGs, Ativistas, são movimentos sociais que busca lutar por ideais tais como o termino de uma guerra em particular (ou de todas as guerras), minimizando a violência entre homens em um local em particular ou em algumas situações, freqüentemente relacionada a meta da paz mundial. Significa também combater por estes objetivos usando a defesa ao pacifismo, resistência não-violenta, diplomacia, boicotes, consumo responsável e apoio a candidatos políticos que apoiam suas causas, todos quem têm o objetivo da paz comum e da sustentabilidade humana.

10. Qual sua opinião sobre estes movimentos pacifistas. Como eles podem colaborar para a paz mundial. Cite também pessoas que você conhece ou ouviu falar que fazem esses trabalhos, no Brasil ou no mundo. Dê sua opinião pessoal.


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AVALIAÇÃO: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


1. Qual a sequência correta das etapas da Primeira Guerra Mundial: H1.


a. Bombardeios, movimento do exército para fronteiras e saída e entrada de países;


b. Saída e entrada de países, bombardeios e movimento do exército para fronteiras;


c. Movimento do exército para as fronteiras, bombardeios e saída e entrada de países;


2. Qual foi o primeiro motivo da Primeira Guerra: H9


a. A Guerra nos Balcãs que oportunamente ocasionou a ida do Príncipe Ferdinando e sua esposa a territórios conquistados, onde eles foram mortos por um grupo extremista chamado Mão de Fogo;


b. A Guerra nos Balcãs que oportunamente ocasionou a ida do Príncipe Ferdinando e sua esposa a seus territórios conquistados, onde eles foram mortos por um grupo extremista chamado Mão Negra;


c. A guerra nos dos Balcãs que oportunamente ocasionou a ida do Príncipe Ferdinando e sua esposa a territórios conquistados, onde eles foram presos por um grupo extremista chamado Mão de Ferro;


3. Um dos principais motivos da primeira guerra foi o Pangermanismo, Pan-Eslavismo que podemos atribuir ao um nacionalismo de:H10


a. Extrema vontade de expandir suas fronteiras econômicas;


b. Extrema vontade de expandir suas fronteiras culturais;


c. Extrema vontade de expandir suas fronteiras políticas;


4. A corrida armamentista foi marcada por um período onde países da Europa dominam países da África e Ásia em busca de MMM/ Matéria prima, Mercado Consumidor e Mão de obra barata é o que a geografia trata como expansão das Multinacionais, este período é chamado pela disciplina de história de : H6

a. Revanchismo; b. Imperialismo ; c. Comunismo;

5. A Primeira Guerra ela é entendida como uma disputa entre países da Europa por diversos motivos, culturais, econômicos, políticos assim chamado pela história de política da aliança fazendo surgir dois blocos antagônicos / rivais que serão chamados de: H2

a. Inimigos de sangue; b. Inimigos da guerra; c. Tríplices;

6. A primeira guerra é uma guerra terrestre, onde acontece o movimento do exército até as fronteiras dos países rivais chamado de :H2


a. Guerra de trincheiras; guerra rasteira; guerra terrestre;


7. A Saída e entrada de países na Primeira Guerra vão marcar os derradeiros últimos anos da Primeira Guerra Mundial com acordos de guerra que irão penalizar as nações que perderam a guerra, estes tratados inicialmente seriam os 14 pontos de Widson, mas devido a não participação do Estados Unidos nos dias do acordos foi fechado o Tratado de Versalhes que impunha duras penalidades a dois países que posteriormente irão decretar a Segunda Guerra Mundial, são eles; H2


a. Alemanha e Itália; b. França e Inglaterra; c. Alemanha e França;


Leia atentamente o texto abaixo e responda a questão 8, 9 e 10, com V ou F.  H14/ H15/H7


A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico o desenvolvimento do sistema capitalista industrial. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus “desejos” aos países mais pobres e implantarem de uma forma desumana suas multinacionais buscando ali grandes riquezas (MMM). Porém, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Guerra das Guerras ou Primeira Guerra Mundial, um dos maiores acontecimentos da história mundial. Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.


8. O texto usa a palavra desejo para uma referência aos domínios políticos, econômicos, culturais/religiosos, principalmente cristão aos países menos industrializados ( );


9. O texto afirma que depois da Primeira Guerra Mundial e devido aos acordos fechados no Tratado de Versalhes a Europa vivera uma época de prosperidade chamada de “Belle Époque” um período de grande prosperidade na Europa ( );


10. Quanto mais os países europeus se industrializavam ....esta parte do texto descreve que dentro da Europa os países viviam uma relativa paz, ajudando mutualmente entre si para aumentar seu poder bélico de exército e constituir um grande exército europeu unido contra os territórios dos continentes Africanos, Asiáticos e Americanos ( );

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HABILIDADES DE HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES – Disciplina de História

O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza. A Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações - para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. Philippe Perrenoud .


Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.


H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.


H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.


H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.


H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.


Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.


H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.


H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.


H8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.


H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.


H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.


Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.


H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.


H13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.


H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.


Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.


H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.


H17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.


H18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.


H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.


H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.


Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.


H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.


H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.


H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.


H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.


H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.


Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.


H28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.


H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.


H30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

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