É até bonito quando chegamos a sala dos professores na troca de período, (exceção de muitos professores que utilizam esse horário para trocar de escola) cada professor tem um estilo de alimentação, saladas diferentes, sucos e ainda mais lindo são seus acessórios, plástico, vidros coloridos, porta talheres de petwork, e o cheiro... hummmm!!!!!
Sabemos o que precisamos fazer, passar protetor solar de manhã, tomar sucos Detox, uma alimentação regrada de legumes e verduras, mastigar bem, comer quatro vezes ao dia e fazer uma caminhada de 1 hora três vezes por semana. Quem faz? Nem eu! Você talvez! Quantos seguem essas regras que parecem simples?
Mas podemos melhorar comer bem é essencial para nosso organismo! Na medicina oriental cada órgão do nosso corpo está associado a uma emoção e a uma doença :
Os pulmões: A sensação de ver negado o próprio espaço físico e vital pode causar problemas respiratórios e asma. Ao contrário, os sentimentos de dignidade e orgulho contribuem para a abertura do tórax e permite que os pulmões se expandam e trabalhem melhor. As emoções que reduzem a vontade de viver são perigosas para os pulmões, especialmente a dor e o luto.
A garganta é considerada o centro da comunicação do nosso corpo. A incapacidade de se expor e de se expressar por meio de palavras para dizer o que se sente, pode causar problemas de garganta. A garganta inclui também uma porção do sistema digestivo. Fortes emoções, como a ansiedade e a tensão, podem causar problemas tais como o clássico "nó na garganta" e causar dificuldade para engolir. As palavras reprimidas podem causar o mesmo efeito.
O coração: Emoções nobres, como a coragem, a bravura, a honestidade, o altruísmo e a empatia fortalecem o coração e o espírito da vida, enquanto as emoções menos nobres, como a culpa, o remorso e a tendência a desistir, o enfraquece. O amor, e a vontade de viver são muito importantes para o coração.De acordo com a antiga medicina grega, é realmente possível morrer de um coração partido. O coração é considerado vulnerável às paixões turbulentas que podem agitá-lo e causar febres agudas.
Fígado :A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja. Emoções iradas são baseadas nesses órgãos, de acordo com a antiga medicina grega, e pode danificá-lo. A ira e a raiva podem explodir indo do fígado para a cabeça e, assim, causar dores de cabeça, pescoço e ombro, tensão e estresse.
O intestino: Relacionado com desordens psicossomáticas e distúrbios digestivos causados por emoções que podem começar no fígado e no estômago. Na porção média e inferior do intestino se emaranham emoções melancólicas. O cólon é muito vulnerável à essas emoções e pode sentir os efeitos negativos da preocupação, da ansiedade, do estresse, da tensão e do nervosismo.
Rins: Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins. O fluxo de energia dessas emoções é direcionado para baixo e pode minar a nossa força e a nossa segurança, mas também incentivá-las. Força e segurança estão relacionadas com o funcionamento equilibrado dos rins nas suas funções de retenção e evacuação. Medo e sustos extremos podem levar à perda do controle da função renal.
A palavra é “EQUILÍBRIO” sempre teremos, momentos estressantes, momentos em Fast-food, mas temos que saber dosar. Parar! Refletir sobre o que te levou a ira e uma vez por mês comer um lanche, tomar um refrigerante não é proibido. Quem é urbanoíe e não consegue libertasse dos seus vícios de shopping, compras, café, cinemas e loja de grifes...pare de culpar-se. Reflita como seria chato viver sem os shopping center, sem comprar uma roupa nova, sem internet não existiria eu e você para ler meus artigos. Seus comentários me inspiram novos artigos como:
Pensei:
A culpa é tão grande que será que ele irá passar mal quando estiver dentro da sala de aula?
Ou esse lanche irá provocar uma dor de estomago? Ou uma briga com a esposa devido a dor de estomago?
Nada aconteceu, mas inspirou-me a escrever esse artigo.
Adote alguns hábitos:
1. A marmita;
2. Arranche um amigo para a caminhada, seu marido, filho, cardiologistas dizem que a caminhada três vezes na semana, intercaladas, ajudam a prevenir doenças como diabetes e hipertensão ,Arterioscleroses, Tromboses e vão fazer você viver o dobro de tempo.
3. Planeje sua alegria: Você já fez o seu Mapa Mental dos Desejos 2017 http://valquiriabano.blogspot.com.br/2016/12/tenha-seus-desejos-concretizados-em-2017.html
ele ajudará você a direcionar sua energia e olhe para ele, acredite e não perca o foco.





Nenhum comentário:
Postar um comentário