1. As primeiras civilizações da Europa e Ásia
Neste trimestre, primeiramente, estudamos diferentes sociedades que se formaram ao longo do século III ao século XIV, formaram suas características em três continentes distintos, porém aproximados por rotas comerciais e religiosas , o povo Animista da África, os Islâmicos da Ásia e os Cristãos da Europa .
2. As primeiras civilizações da África
ÁFRICA - Gana e Mali : Estudamos de uma maneira muito particular sobre dois territórios do continente africano que desenvolveram suas civilizações por volta do século III , Gana e Mali, suas características são muito particular dos outros reinos porém devido ao comercio intenso entre estes povos suas relações sociais e religiosas foram afetadas e modificadas. O reino de Gana grande produtor de ouro chamado pelos árabes/islâmicos de "Reino do Ouro", O rei tinha um poder Teocrático era visto como a ligação entre os Deuses e o homem, era um território pacífico, seu exército poderoso fazia proteção das terras e do comércio, não eram povos conquistadores. Uma característica muito particular era o trono Matrilinear o filho da irmã que sucedia o rei para garantir o sangue real, devido sua riqueza o reino foi ampliando chegando a ter cidades com 20.000 habitantes , além do ouro comercializavam sal, tecidos, cavalos tâmaras e escravos. O ouro era comercializado pelos árabes para fazer ornamentos e moedas já o sal de grande valor no mercado servia para conservar alimentos, principalmente a carne, sua religião era Animista e Islâmica devido a influência deste povo no continente, por volta do século XIII vários conflitos internos e externos de poder fizeram com que o reino fossem anexados ao Reino de Mali. O Império de Mali já tinha um exército conquistador durando do século XIII até o século XIV devido vários conflitos internos foram conquistados pelos Songais e posteriormente pelos portugueses. p.78 até 86.
3. O sistema Feudal
EUROPA E ÁSIA : Feudalismo : Formou-se devido a insegurança provocada pelas migrações e invasões dos povos bárbaros, obrigando a população européia a refugiar-se no campo que se estruturaram para acolher está população, ao longo do período os feudos tornaram-se fortificados, cada um dele tinha seu exercito e sua perpendicularidade política era percebida em cada Senhor Feudal ( direito consuetudinário), estes feudos também tinham vilas de camponeses, moinho, bosques, áreas de plantação e criação de animais, divididos basicamente em três Mansos, o senhorial,servil e comunal , cada feudo tinha também uma capela que representava a força da igreja católica na época. A Igreja Católica procurou também converter os bárbaros assim o período ficou marcado por intensa presença religiosa. O comércio era bastante restrito desenvolvendo uma economia autossuficiente e estamental com uma ordem social bem definida dividida em Nobres ( donos de terra e o exercito), Clero (religiosos que comandavam a igreja católica) e Servos e vilões (camponeses e os outros eram homens livres que viviam em vilas ao redor dos feudos) . Para manter toda esta rígida estrutura além da Igreja católica, os servos deveriam cumprir uma série de obrigações como Corveia, Talha, Banalidade, Dízimo e Censo que eram trabalhos e pagamento em espécies que serviam de pagamento pelo uso da terra ao Senhor Feudal. O feudo, era um benefício , que não poderia ser vendido estava firmado em um acordo chamado Laços de Fidelidade onde aquele que doava a terra era chamado de suserano e o que recebia vassalo que tornava-se senhor do seu feudo e poderia exercer o direito consuetudinário esse sistema obviamente, como consequência dessa relação, senhores de um mesmo reino ou de reinos diferentes travavam constantes guerras, descentralizando ainda mais o poder político do rei. A partir do final do século XI, as guerras cessaram, a Europa passou por um período de paz e segurança (antes das cruzadas e da peste bubônica), a população crescia ao mesmo tempo em que a economia se dinamizava. Novas inovações no campo como moinho de água e vento, o sistema trienal (a alternância de tipos de culturas em faixas de terra diferentes), essas inovações proporcionaram a produção de excedentes destinados à troca/venda na cidades/comércio (burgos) que estavam formando-se ao redor dos feudos, com um intenso comércio agrário e de artesanato, com o tempo , os mestres de oficinas criaram as Corporações de ofício que reuniam profissionais do mesmo ramo como associações de alfaiates, carpinteiros, sapateiros entre outras, foram organizadas para controlar a qualidade do preço dos produtos evitando a concorrência de outras cidades. Além do comércio local, havia as feiras medievais onde era vendidos uma variedade de produtos de outras cidades e outros continentes. Desenvolveram-se também grandes Rotas de comércio que a principio são terrestres mais ao longo dos séculos evoluirão para Rotas marítimas (Mar Mediterrâneo) e pelos Oceanos (século XV - as grandes navegações). Essa paz e prosperidade é interrompida por uma Guerra Santa , as Cruzadas (motivos, os historiadores relatam sobre a ideia de expandir a fé cristão, aumento do sincretismo religioso, apartar o crescimento populacional ou mesmo conquistar terras para aliviar este crescimento), o fato é que Rotas comerciais de tornam Rotas religiosas e as Cruzadas promovida pela Igreja Católica tem como objetivo reconquistar Jerusalém, A terra Santa pois estavam nas mãos dos Muçulmanos, foram 8 expedições que juntamente com a epidemia de doenças na cidades principalmente a Peste Negra ou Peste Bubônica dizimara a população Europeia nestes séculos finais da Idade Média, fortalecendo o poder real e o apoio dos comerciantes formaram-se reinos unificados que originaram as atuais nações europeias.
ÁFRICA - Gana e Mali : Estudamos de uma maneira muito particular sobre dois territórios do continente africano que desenvolveram suas civilizações por volta do século III , Gana e Mali, suas características são muito particular dos outros reinos porém devido ao comercio intenso entre estes povos suas relações sociais e religiosas foram afetadas e modificadas. O reino de Gana grande produtor de ouro chamado pelos árabes/islâmicos de "Reino do Ouro", O rei tinha um poder Teocrático era visto como a ligação entre os Deuses e o homem, era um território pacífico, seu exército poderoso fazia proteção das terras e do comércio, não eram povos conquistadores. Uma característica muito particular era o trono Matrilinear o filho da irmã que sucedia o rei para garantir o sangue real, devido sua riqueza o reino foi ampliando chegando a ter cidades com 20.000 habitantes , além do ouro comercializavam sal, tecidos, cavalos tâmaras e escravos. O ouro era comercializado pelos árabes para fazer ornamentos e moedas já o sal de grande valor no mercado servia para conservar alimentos, principalmente a carne, sua religião era Animista e Islâmica devido a influência deste povo no continente, por volta do século XIII vários conflitos internos e externos de poder fizeram com que o reino fossem anexados ao Reino de Mali. O Império de Mali já tinha um exército conquistador durando do século XIII até o século XIV devido vários conflitos internos foram conquistados pelos Songais e posteriormente pelos portugueses. p.78 até 86.
3. O sistema Feudal
EUROPA E ÁSIA : Feudalismo : Formou-se devido a insegurança provocada pelas migrações e invasões dos povos bárbaros, obrigando a população européia a refugiar-se no campo que se estruturaram para acolher está população, ao longo do período os feudos tornaram-se fortificados, cada um dele tinha seu exercito e sua perpendicularidade política era percebida em cada Senhor Feudal ( direito consuetudinário), estes feudos também tinham vilas de camponeses, moinho, bosques, áreas de plantação e criação de animais, divididos basicamente em três Mansos, o senhorial,servil e comunal , cada feudo tinha também uma capela que representava a força da igreja católica na época. A Igreja Católica procurou também converter os bárbaros assim o período ficou marcado por intensa presença religiosa. O comércio era bastante restrito desenvolvendo uma economia autossuficiente e estamental com uma ordem social bem definida dividida em Nobres ( donos de terra e o exercito), Clero (religiosos que comandavam a igreja católica) e Servos e vilões (camponeses e os outros eram homens livres que viviam em vilas ao redor dos feudos) . Para manter toda esta rígida estrutura além da Igreja católica, os servos deveriam cumprir uma série de obrigações como Corveia, Talha, Banalidade, Dízimo e Censo que eram trabalhos e pagamento em espécies que serviam de pagamento pelo uso da terra ao Senhor Feudal. O feudo, era um benefício , que não poderia ser vendido estava firmado em um acordo chamado Laços de Fidelidade onde aquele que doava a terra era chamado de suserano e o que recebia vassalo que tornava-se senhor do seu feudo e poderia exercer o direito consuetudinário esse sistema obviamente, como consequência dessa relação, senhores de um mesmo reino ou de reinos diferentes travavam constantes guerras, descentralizando ainda mais o poder político do rei. A partir do final do século XI, as guerras cessaram, a Europa passou por um período de paz e segurança (antes das cruzadas e da peste bubônica), a população crescia ao mesmo tempo em que a economia se dinamizava. Novas inovações no campo como moinho de água e vento, o sistema trienal (a alternância de tipos de culturas em faixas de terra diferentes), essas inovações proporcionaram a produção de excedentes destinados à troca/venda na cidades/comércio (burgos) que estavam formando-se ao redor dos feudos, com um intenso comércio agrário e de artesanato, com o tempo , os mestres de oficinas criaram as Corporações de ofício que reuniam profissionais do mesmo ramo como associações de alfaiates, carpinteiros, sapateiros entre outras, foram organizadas para controlar a qualidade do preço dos produtos evitando a concorrência de outras cidades. Além do comércio local, havia as feiras medievais onde era vendidos uma variedade de produtos de outras cidades e outros continentes. Desenvolveram-se também grandes Rotas de comércio que a principio são terrestres mais ao longo dos séculos evoluirão para Rotas marítimas (Mar Mediterrâneo) e pelos Oceanos (século XV - as grandes navegações). Essa paz e prosperidade é interrompida por uma Guerra Santa , as Cruzadas (motivos, os historiadores relatam sobre a ideia de expandir a fé cristão, aumento do sincretismo religioso, apartar o crescimento populacional ou mesmo conquistar terras para aliviar este crescimento), o fato é que Rotas comerciais de tornam Rotas religiosas e as Cruzadas promovida pela Igreja Católica tem como objetivo reconquistar Jerusalém, A terra Santa pois estavam nas mãos dos Muçulmanos, foram 8 expedições que juntamente com a epidemia de doenças na cidades principalmente a Peste Negra ou Peste Bubônica dizimara a população Europeia nestes séculos finais da Idade Média, fortalecendo o poder real e o apoio dos comerciantes formaram-se reinos unificados que originaram as atuais nações europeias.
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Feudos Medievais |
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Cavaleiros Medievais |
4. O Absolutismo
Em segundo momento neste trimestre na Unidade III analisaremos as características políticas, econômicas, culturais e religiosas da Idade Moderna .
Política / Absolutismo: Foi caracterizado por um governo centralizado que era fortalecido pelo apoio da igreja seja católica ou protestante , pelos comerciantes e pelos teóricos que procuravam construir uma imagem de um rei ideal, dentre os teóricos podemos destacar Maquiavel que defendia que o rei deveria ser autônomo e autoritário , Bossuet e Bodin que defendia o direito divino do rei onde o rei unificava os três poderes em sua mão o legislativo (elabora leis) , o executivo (executa as leis) e o judiciário (organiza e julga a justiça) . Para organizar a economia/Capitalismo adotou um conjunto de regras denominadas Mercantilistas, de caráter Intervencionista e Protecionista determinava que os objetivos principais eram Metalismo (acumulo de metais preciosos) , Balança comercial Favorável (exportar/vender mais) Colonialismo (conquistar terras). Os mais famosos absolutistas foram Luis XIV onde afirmava "O estado sou eu", Henrique VIII (que cria uma religião para seu reino) e Elizabeth I (a rainha virgem).
5. A cultura Renascentista
Cultura/Renascimento: As mudanças econômicas, e políticas da época promoveram alterações significativas na literatura, artes e na ciência, dando início a um novo movimento cultural , que ficou conhecido como Renascimento. , suas principais características são: Humanismo, Racionalismo, Individualismo e Antropocentrismo, é importante ressaltar alguns renascentistas, Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Rafael, Galileu Galilei e Gutemberg.
6. A Reforma Religiosa
Reforma Religiosa: Este período é marcado por questionamentos até mesmo na religião, onde é apresentado a ruptura da Igreja Católica em Católicos e Protestantes/evangélicos. Diante desta situação de descontentamento surge diversos movimentos contrários principalmente questionando o Celibato Clerical e o enriquecimento da Igreja com vendas de Obras e Relíquias Sagradas , dentre estes movimentos os mais significativos foi de um padre chamado Martinho Lutero, um padre Católico na Alemanha que rompe com a igreja católica e funda a primeira linhagem de protestantes a igreja Luterana que irá contestar o comércio de itens sagrados , defendia que a pessoa são salva pela fé, todos fiéis podem ler as escrituras , pregou o fim do Celibato Clerical e o culto aos santos. Na Suíça João Calvino fundou a Igreja Calvinista que defendia que o homem estaria predestinado a ser prospero . Na Inglaterra O rei Henrique VIII rompe com a Igreja Católica criando o Anglicanismo , confiscando as terras da Igreja e admitiu o divórcio pois o próprio rei queria divorciar-se da rainha e casar-se com sua amante. Com uma nova linha de cristãos e os fiéis dividindo-se entre elas, a igreja católica realizou o Concílio de Trento, que reafirmação do Celibato, maior controle nas vendas de relíquias sagradas, fundou seminários para jovens e a catequese para as crianças, a criação de uma lista de livros proibidos aos católicos chamados Index, e o Tribunal de Santo Ofício para julgar e condenar os suspeitos de ideias contrárias a fé católica.
Grandes Navegações: o final da Idade média acontece um deslocamento da população europeia do campo para as cidades, atraídos por uma nova chance de melhoria, inicia-se assim o comércio que em primeiro momento é local, e depois se tornam terrestre, marítimo e nos Oceanos. AS navegações foi marcada pela exploração dos povos europeus a outros povos , os cinco países navegadores são: Portugal, França, Holanda, Inglaterra e Espanha e isso define também as principais línguas faladas no continente Americano. As conquistas marcaram a definição de territórios conquistados, a imposição da sua religião e costumes e muitas das vezes a escravização ou extermínio destes povos como foi aqui no Brasil na colonização portuguesa.
Estas foram as mudanças ocorridas na Europa moderna que influenciou seu povos e também aqueles qe estavam sobre seu domínio.
Fonte: Apostila de Barueri.
filmes: 1. Elizabeth I - A colonização do E.U.A
2. Rainha Margot - Batalha entre Católicos e Protestantes por um reino.
3. Lutero - Bibliografia deste padre e fundação da Igreja Luterana
4.O nome da Rosa - Sobre a Idade Média
5. Agonia e Êxtase: Vida e obra de Michelangelo
PS: Leia outros
artigos: https://www.linkedin.com/in/valquiria-bano-4628b073/recent-activity/shares/
Parabéns Professora Ficou OTIMO Seu Blog !!! Jonathan Assunção De Souza
ResponderExcluirFicou muito bom professora (Raquel 7 ano A)
ResponderExcluirParabéns professora! Seu blog está ótimo! Bem prático e muito bom... Parabéns pelo ótimo trabalho que está fazendo ^^ (Andreia do 7º C)
ResponderExcluirÓtimo trabalho professora (karollyne do 7°A)
ResponderExcluirÓtimo blog professora👏(Sabrina 7 ano A)
ResponderExcluirÓtimo blog professora👏(Sabrina 7 ano A)
ResponderExcluirProfessora seu blog esta otimo 😍👏
ResponderExcluir(Luana 7 ano D)
Ótimo, parabéns pelo trabalho!!👏👏😀(Janaina 7° C )
ResponderExcluirParabéns professora 😍
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho 👏👏
Amei seu blog😘😍
(Nicoly 7°D )
No simulado não deveria haver questões pra ser respondidas?
ResponderExcluirPai Matheus Mosias 7ºC
Sim, mas a apostila já trabalha assim em "Atividades complementares" a minha proposta é trabalhar com imagens transformando os textos em icnográficos. Mas obrigada pela sugestão, com certeza simulados com respostas e questões são extremamente eficazes.
ExcluirSou professora de ensino fundamental I, o conteúdo apresentado é bem interessante e as imagens bem selecionadas.Gostei muito, bjos.
ResponderExcluirSou professora de ensino fundamental I, o conteúdo apresentado é bem interessante e as imagens bem selecionadas.Gostei muito, bjos.
ResponderExcluirSou professor PEB II Historia, da SEE São Paulo. Professora Valquíria, parabéns pela iniciativa do blog.É acessível, de fácil compreensão ao educando contemporâneo. Abre portas e indica direções, orienta atividades e visualmente agradável. Informações sobre sua didática e utilização dos mapas mentais facilitam ao educando direcionar seus objetivos, sugerindo a mobilização de habilidades e conhecimentos dentro de um processo de aquisição e construção de saberes.
ResponderExcluirAgradeço o carinho dos amigos, alunos e pais pelo apoio ao meu novo projeto profissional e de vida, serão sempre bem-vindas suas , críticas, comentários e sugestões. Estarei postando novos vídeos, aulas e textos como complemento das aulas. Hoje acabei postei duas músicas que podemos utilizar na disciplina de história, menu/música. Bjos a todos.
ResponderExcluirParabéns Valquiria achei super interessante!
ResponderExcluirSempre dialogando com a cultura afro. Estou encantada com suas escolhas. Estou sempre consultando seu blog para para inspirar.
ResponderExcluirParabéns, parabéns e parabéns!