ATIVIDADES DE SALA DE AULA

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

QUESTIONÁRIO - IDADE MODERNA


1. Quais os fatos que começa e finalizam a Idade Média?
2. O que foram as invasões bárbaras?
3. O que era o Feudalismo?
4. O que era o sistema de Suserania?
5. O que era o sistema de Vassalagem?
6. O que era o feudo?
7. Como eram as universidades medievais?
8. Quem eram os copistas?
9. Como eram mosteiros medievais?
10. Descreva como era :
#. A alta idade média ;
#.  A baixa idade média;
11. Como era a Igreja Medieval?
12. O que eram as Corporações de Ofício medieval?
13. O que foi a peste negra?
14. O que foi as Grandes Navegações?
15. O que é o Sistema Capitalista?
16. O que foi  o Renascimento?
17. O que era o Humanismo?
18. O que foi a Reforma Protestante?
19. O que foi a Contra-Reforma?
20. O que foi a Idade Moderna?

QUESTIONÁRIO DO SEXTO ANO (PRIMEIRO BIMESTRE)


LIVRO DIDÁTICO
1. O que estuda o historiador? P.14
2. O que o historiador precisa encontrar para fazer o seu trabalho? P15
3. Dê exemplo de fontes: p.16
a. Bibliografia s:
b. Materiais:
c. Imateriais;
4. O que é memória? P19
5. O que é patrimônio? P20
6. O que é tombamento? P20
7. Explique a teoria Criacionista. P.35
8. Explique a teoria evolucionista e o que Darwin concluiu? o.36
9. O que foi publicado no livro "A origem das espécies"? P.36
10. O que Darwin nunca afirmou?p36
11. Explique o que é a seleção natural? P37
12. Observe a árvore genealógica humana e responda na página 38:
a. Qual são as características do Homo Neandertalenses?
b. Quais as características do homo sapiens?
C.qual é o nome do nosso mais antigo ancestral segundo a teoria de Darwin na árvore genealógica?
13. Descreva o período: p42
  1. Coloque apenas a resposta da questão 16 do livro didático. p. 25
  2. Explique a teoria tradicional chamada de teoria de Bering p. 58
  3. Explique a teoria de Clóvis chamada também de teoria transoceânica p. 59
  4. Quais os países que estão os sítios arqueológicos chamado :p.50 Mapa a  Monte Verde;b.Los Taudos; 18.O que foi encontrado no sítio arqueológico de Monte Verde? página 60
19.Cite as características dos caçadores e coletores. p 70 
20. Cite as características dos sambaquis. p. 64 
21.Cite as característica s dos ceramistas .p.66
22.Quem foi Luzia página 65

A SUA HISTÓRIA 
  1. Qual o sobrenome que você herdou do: a. seu pai;        b. sua mãe:
  1. Os seus sobrenomes são de quais nacionalidades? (pai e mãe).
  1. Pesquise em seu registro de nascimento quais os nomes que aparecem e que pessoas são aquelas.
  2. Pesquise no registro de nascimento de seus pais e cite quais os nomes que aparecem lá e quem são aquelas pessoas.
  3. Construa  duas /2 árvores de sua família. Uma da família do seu pai, outra da família da sua mãe.
livro p. 38 e 39.

A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA - Entreviste sua família
  1. Qual o maior sonho da sua mãe?
  2. A família da sua mãe é de qual cidade/Estado?
  3. Qual a religião de seus pais?
  4. Pergunte para seu pai o que ele gostaria de um dia fazer em família.
  5. Pergunte a sua mãe qual o sonho dela em relação a você.
  6. Pergunte a seu pai e a sua mãe qual o objetivo deles quanto a sua família.
  7. Qual o maior sonho do seu pai?
  8. Pergunte a seus pais qual a viagem que eles gostariam de fazer em família.
  1. Quais as profissões que seu pai e sua mãe sonham para você.
  2. Quais as profissões que seus pais sonhavam para eles?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

NOÇÃO DO TEMPO


TEMA:  IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE COMPREENSÃO DA NOÇÃO DE TEMPO.

1. Copie os relógios no caderno e informe as horas.


2.        Copie as regras abaixo: 


3. Copie em seu caderno os anos abaixo e transforme em séculos.


EXP: 1. Ano/2020= século XXI


2. 2015

3. 1900

4. 1500

5. 2000

6. 1400

7. 1300

8. 100

9. 200

10. 150

11. 22
                                                                             12. 10


                         4. Copie o calendário e as linhas abaixo em seu caderno e escolha 08 dias que você tem um ou mais compromisso e importantes e descreva nas linhas .


                          

1.______________________________
2_______________________________
3_______________________________
4_______________________________
5._______________________________
6._______________________________
7._______________________________
8.________________________________


5.   COPIE A LINHA DO TEMPO ABAIXO EM SEU CADERNO (  com o caderno deitado):




TEMA: IDENTIFICAR AS DIVERSAS LINGUAGENS UTILIZADAS EM DIFERENTES SOCIEDADES E PERÍODOS.



1. Escreva o seu nome e de um amigo com a escrita egípcia as letras que faltam substitua por um * asterisco;

2. Escreva o nome da sua mãe ou do seu pai com a escrita fenícia as letras que faltarem substitua c por um asterisco;


                                                         ALFABETO FENÍCIO

ALFABETO EGÍPCIO









ÁRVORE GENEALÓGICA

A genealogia é uma ciência que tem como objetivo estudar a origem de uma pessoa ou de uma família. Em um português simples e claro, é a “História da Família”, já a árvore  genealógica, basicamente, é a sua linha de ascendência, partindo de você, até chegar no seus antepassados mais antigos, quando estiver fazendo a entrevista e a pesquisa nos documentos de sua família  para montar a sua árvore, você vai se surpreender com a quantidade de dados e informações que você vai encontrar. E não desanime se chegar um momento em que você não consegue avançar, pois os  documentos mais antigos, normalmente não possuem tantas informações como os documentos mais recentes, visto que naquela época os registros eram realizados somente com uma declaração verbal, sem necessidade de apresentar nenhum documento. É muito importante para as pessoas, pois através delas pode-se conhecer a origem familiar e ainda descobrir a origem de problemas, anomalias e doenças genéticas. Para os descendentes é como decifrar o mistério de um passado desconhecido, a grande chance de se conhecer avós, avôs, bisavós e bisavôs, entre outros parentes até então existentes só no imaginário das pessoas e nas histórias relatadas pelos familiares.
Uma árvore genealógica pode conter diversas informações sobre os antepassados, dentre elas: nome completo, data e local de nascimento, data e local do casamento, data e local do óbito, profissão, etc. Atualmente tem vários site na internet especializados em montar arvores genealógico que atualmente é um documento que serve para conseguir agilizar o processo de dupla cidadania.

LIÇÃO DE CASA:  ENTREVISTA COM  A FAMÍLIA 
1.   Qual o nome dos seus pais?
2.   Quantos irmão você tem? Qual o nome deles?
3.   Seus irmãos são casados? Qual o nome dos conjugues?
4.   Qual o nome da sua avó paterno?
5.   Qual o nome da sua avó materno?
6.   Qual o nome do seu avô paterno?
7.   Qual o nome do se avô materno?
8.   Quais os nomes de suas bisavós?
10.Quais os nomes dos seus bisavôs?
11.Quais os sobrenomes que apareceram nas questões acima.
12. Qual a data de nascimento de cada pessoa pesquisada.
13. onde cada membro de sua família nasceu?
14. Pergunte a algumas pessoas acima qual a sua melhor memória?
15. Pergunte a algumas pessoas acima o que a escola significa para ela.
16. Pergunte se alguma delas lembra o nome de algum professor que gostou? Por quê?
17. Pergunte para algumas delas se tem alguém que gostaria de rever? Por quê?
18. Pergunte a alguns como descreveria sua infância?
19. Pergunte a alguns deles como era sua mãe, seu pai ou seus irmão?
20. Pergunte a alguns deles se pudessem voltar atrás no tempo escolheria outra profissão? Por quê?
21. Pergunte a alguns deles sobre seus filhos e qual o futuro espera deles?
22. Qual sua religião?
23. Que papel sua fé desempenha em sua vida?
24.Quais eventos mundiais ou brasileiro você se lembra de ter vivido? Pergunte a alguns deles.
25. Quais outro momentos em sua vida foram marcantes?
26.Como você gostaria que as pessoas no futuro se lembrassem de você?

27. Pais relatem sua opinião a respeito desta atividade proposta em sala de aula.

Acrescente ou retire as perguntas de acordo com a pessoa que está entrevistando, essas são apenas algumas dicas para que possa deixar registrado um pouco da história de vida de cada membro de sua família.