ATIVIDADES DE SALA DE AULA

terça-feira, 14 de março de 2017

PROJETO : Bullying: você é alvo, espectador ou autor?

Para o especialista em mitologia Viktor Salis, os trabalhos podem ser divididos em quatro etapas.
Os três primeiros tratam da violência, dos vícios e da criação de limites.  O quarto, o quinto e o sexto estão relacionados com a descoberta dos talentos, com ritos de purificação física e mental e com a transformação do instinto em intuição.  O sétimo, o oitavo e o nono trabalhos, por sua vez, falam da  arte de amar.  Enquanto o décimo, o décimo primeiro e o décimo segundo são dedicados à criação, ao desapego e à conquista da espiritualidade.




O PORTFÓLIO DIGITAL




quarta-feira, 1 de março de 2017

PROJETO: aprimorando@inteligências#empreendedoras

PORTFÓLIO DIGITAL - Protótipo


O PROJETO

Venho informar que o presente projeto está registrado :


No município de Barueri, na escola :  EM Levy Gonçalves de Oliveira 

Onde leciono para 12 salas de  História para 8ª e 9º  anos  

No município de Carapicuíba, na escola: E E Luiz Pereira Sobrinho 

Leciono para 16 salas de Ensino Médio

Ao longo do ano estarei postando as atividades/textos desenvolvidos,  permitindo a impressão do material  e o acompanhamento do projeto pelos alunos, pais, gestores,  governo e outros que decidirem caminhar comigo.

O projeto segue com atividades divididas por mês:

Janeiro:
1. Apresentação do projeto ao aluno;
2. Questionário - Perfil do aluno;
3. Auto-avaliação;
4. Sua profissão segundo a numerologia egípcia;
5. Cada profissão um signo;
6. Por que estudar auto-biografia de empreendedores?
PS : Ao final do mês e feito uma roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas e a projeção das atividades para o próximo mês.

Fevereiro:

1. O poder de um curriculum personalizado;
2. Portfólio digital;
3. Entrevista com os pais - A escola como  espaço de conhecimento social e profissional.
4. Entrevista com os pais -  Teste - O consumidor brasileiro
5. Entrevista com os pais - O projeto Empreendedorismo
6. Leitura/explanação de textos sobre sistemas econômicos de governo;
7. Leitura/explanação do texto: Fim da linha para os pessimistas do livro de
8. Entrevista na sala de aula - O consumidor brasileiro
9. Entrevista na sala de aula - O projeto Empreendedorismo
 PS: Na roda de conversa mensal os alunos trouxeram suas percepções sobre as entrevistas, bem como apresentaram seus curriculum .

Março:

Veja mais sobre empreendedorismo:

Fevereiro/2017

                                      Abaixo estão as primeiras atividades.

Obrigada pela parceria.


EXPLANAÇÃO DO TEXTO: FIM DA LINHA PARA OS PESSIMISTAS

13 MOTIVOS PARA SER UM OTIMISTA

1. O CONSUMO ESTIMULA AS INVENÇÕES: Surge bilhões de produtos diferentes e muito com sllongs de saudável, biodegradável, não agride a natureza, reciclável...

2. AUTOSSUFICIÊNCIA? Esqueça: “ consumimos minúsculas frações da mão de obra produtiva de centenas de pessoas” –Lá pela nove da manhã terei feito a barba com barbeador norte americano, comido o pão de trigo francês, vestido roupas de tecido de algodão indiano e lã australiana...DALAI E LHAMA em um livro chamado “a busca da felicidade” _ devemos ter a consciência de agradecer tudo o que temos diariamente e para isto devemos agradecer mil pessoas por dia

3. ESTAMOS TODOS EM MELHOR SITUAÇÃO: Comparando com 50 anos atrás, ganhamos 3 vezes mais, come um terço de calorias a mais, enterra dois terços a menos de crianças e tem uma expectativa de vida um terço a mais de vida.

4. NUNCA TIVEMOS TÃO BEM: o nível de pobreza vem diminuindo em todo o mundo,

5. MAS O AMBIENTE NÃO ESTÁ PIOR? Não. Rios, lagos, mares e o ar estão ficando cada vez mais limpo pois há uma preocupação maior com o meio ambiente. Um carro hoje emite menos poluente do que um carro em 1970.

6. MAIS PRODUÇÕES AGRÍCOLAS: Aumentaram a área da lavoura em 30% e as colheitas em 600%, mais de 800 milhões de hectares as floresta estão se desenvolvendo novamente e já estão quase tão ricas em biodiversidade quanto antes.

7. COMEMORE O ALASTRAMENTO URBANO: Os moradores urbanos estão ocupando cada vez menos espaço e exercem menos impacto sobre os ecossistemas naturais. As cidades contém metade da população mundial, porém ocupam menos de 3% da superfície do planeta.

8. POPULAÇÃO NÃO É AMEAÇA: “ há 7 bilhões de pessoas no planeta e elas se alimentam melhor a cada década” O palpite da ONU é que a população vai começar a diminuir quando atingir o pico de 9,2 bilhões em 2075.

9. Somos ou não mais humanos? No século XX nós posicionamos contra o racismo, a escravidão infantil, a briga de galo, o sexismo e todo o tipo de preconceito. A filantropia cresce no mundo e a internet está cheia de pessoas que querem compartilhar dicas gratuitamente.

10. O PETRÓLEO ESTÁ SE ESGOTANDO? Em 1970 havia 550 bilhões de barris de petróleo em reservas no mundo e nos 20 anos seguintes foram usados 600 bilhões, portanto em 1990 as reservas deveriam ter se esgotado, em vez disto chegamos a uma reserva de 900 bilhões de petróleo, sem contar os xistos e areias betuminoso que dobram este valor em 20 vezes a mais. Portanto o petróleo ainda irá durar décadas, quem dirá séculos e já encontramos vários tipos de alternativas.

11. A NATUREZA ESTÁ MUDANDO? “ ela é constante e dinâmica.” Há realmente nas sociedades ocidentais um medo eminente com as mudanças climáticas, essa falácia prega um estado perfeito ao qual o ecossistema retornará. Vejamos o lugar onde estou agora, a 18 mil anos atrás eu estaria sentado sobre quilômetros de gelo e a 120 nadando com hipopótamos em um pântano.

12. Podemos resolver todos os problemas: As livrarias, tv e rádio estão lotadas de pessimismo em contrapartida a humanidade se tornou uma fábrica de solucionar problemas resolvendo as coisas mudando o comportamento das pessoas.

13. SOMOS A GERAÇÃO MAIS AFORTUNADA: Nós vivemos com mais liberdade, lazer, educação, medicina, viagens do que qualquer outro na história. Os otimistas estão certos. Os pessimistas tem ocupados as manchetes, há muito interesse no pessimismo, quando se tem um problema, vende uma solução.

Você está triste no mundo? _“anime-se.” Diz Ridley. _ “ o mundo nunca foi um lugar tão bom de ser viver como agora, e vai continuar melhorando, tanto para o ser humano quanto para a natureza”. O cientista escritor vive na Inglaterra com a mulher e dois filhos e se autodenomina um otimista racional. Racional porque pensou criteriosamente em evidências e otimistas porque essas evidências demonstram que o progresso é tanto inevitável quanto é bom.

LIVRO: O OTIMISTA RACIONAL –MATT RIDLEY – ZOÓLOGO, ECONOMISTA E FINANCISTA.

                                                              ATIVIDADE

Elabore 8 questões pessoais sobre o texto, responda inserindo sua opinião e críticas.


SISTEMA ECONÔMICOS

MAPAS MENTAIS



                                        


TEXTO



O sistema econômico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econômicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas.
A aquisição de produtos ou serviços, assim como sua fabricação, desenvolvimento e apresentação dentro da sociedade formam o conceito de Sistema Econômico. Desta maneira, pode adotar diversas formas, dependendo do país e do momento histórico que se refere, mas o certo é que na atualidade os países inclinados a uma economia de livre mercado são os mais prósperos e eficientes na produção e atribuição de recursos. Isto de forma alguma significa a claudicação absoluta da existência de regulamentações por parte do estado, mas que é um reconhecimento ao papel fundamental que a iniciativa privada tem sobre as melhorias da sociedade.








ENTREVISTA COM OS PAIS

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO PROJETO JUNTO AOS PAIS

O projeto tem o intuito de chegar até os pais com momentos em reunião de pais, chamadas ao longo do ano, participação através dos filhos (como estas entrevistas) e o Blog, onde o pai e o aluno pode acompanhar em tempo real o projeto.

1. Qual a sua opinião sobre o tema do projeto? Ótimo, bom ou ruim. Justifique e se achar necessário opine.

2. O projeto tem um custo: Pasta catálogo, sulfite, impressão...Devido a isto será desenvolvido em grupo. Qual a sua opinião sobre este formato do projeto (em grupo)? Ótimo, bom ou ruim.

3. Justifique e se achar necessário dê sua opinião sobre o projeto.

4. O projeto conta com a participação dos pais. Qual a sua opinião sobre isso? Ótimo, bom, ruim. Justifique e se achar necessário opine.

5. O projeto tem o intuito de certificar os alunos pela participação? Qual a sua opinião?

6. Você acha importante certificados emitidos pela escola, como o Certificado de Mérito? Sim ou não. Justifique.

7. Todo o projeto será postado no meu Blog : Valquiria Bano. Qual sua opinião sobre isso?

8. O Sr.(a) gostou das atividades que envolve “entrevistas aos pais” ? sim ou não. Justifique e se achar necessário opine também.

9. Pretende acompanhar o projeto? Sim ou não. Como?

10. Atribua uma nota de 0 a 5 ao teste “O consumidor brasileiro”.

11. Este teste acima fez o Sr. (a) pensar sobre os gastos familiares ou está pensando em mudar alguns hábitos familiares quanto a sua economia doméstica?

12. Justifique e se achar necessário opine.

13. Atribua uma nota de 0 a 5 as perguntas sobre “A escola como meio e espaço de conhecimento social e profissional”.

14. Este teste acima fez o Sr. (a) pensar sobre seu filho/aluno, nos professores e a participação fundamental dos pais na educação escolar dos filhos. Sim ou não.

15. Justifique e se achar necessário opine.

16. O Sr. Teria alguma sugestão de projetos sociais na escola publica. Sim, não. Quais?

17. Projetos são desenvolvidos na área educacional, empresarial, política (exp: seguro-desemprego) na área da saúde (como vacinação em epidemias...) . Acredita na eficácia destes projetos sociais? sim ou não. Justifique.

18. O Sr. (a) tem alguma opinião formada sobre o fato de alguns projetos evoluírem e mudar comportamentos e outros não. Se sim, poderia exemplificar ou opinar?

19. Na empresa que trabalha ou em cursos já desenvolveu ou participou de algum projeto?

20. Comente, elogie ou de sugestões.


Muito obrigada pela participação.     Profª Valquiria Bano.


ENTREVISTA COM UM CONSUMIDOR

Foi proposto ao aluno um trabalho de campo, onde ele aplicaria em casa, para avaliar como é a característica da sua família como consumidores brasileiros, o resultado fica entre:

PARA CADA QUESTÃO RESPONDA: – SIM – ÁS VEZES - NÃO

Qual o seu nome:________________________________________________

 Qual sua idade: ____________________________Escolaridade: _______________________________

Qual sua profissão?_________________________________________________

1. Quando vai comprar uma mercadoria avalia antes a possibilidade de compra , quando pode gastar (excluindo o crédito) e quando irá gastar. _____ 

2. Quando vai comprar uma mercadoria faz pesquisa na internet ou com outras pessoas .____

3. Compra apenas o que se programou . _____

4. Compro sempre devagar comparando os preços em várias lojas. _____

5. O vendedor não consegue te convencer a comprar, se não foi com a intensão de compra já alerta ao vendedor “ só estou olhando”. _____

6. Compra exatamente o que estava precisando e não compra nem mesmo uma blusa nova pois neste dia não saiu para comprar roupas. _____

7. Nunca agi assim : quando estou me sentindo triste, inseguro, ou sozinho acho que a solução será ir ao shopping comprar “algo” novo; _____

8. Nunca agi assim: depois que saí da loja, pensou que não deveria ter comprado. ____

9. Eu realmente precisava das coisas que comprei e sei que elas serão muito úteis. ____

10. Sei que o uso dessa compra me trará satisfação por bastante tempo. _____

11. Quando vai comprar uma mercadoria normalmente compra a vista porque já economizou o dinheiro 4 meses para comprar. _____

12. Quando sai para comprar sempre define : “ hoje vou comprar roupas “ “hoje irei comprar sapatos” “hoje comprarei só comida” vou ao shopping ao cinema para me divertir e não comprarei nem mesmo uma blisa” ______

13. Quando quer adquirir um mercadoria já sabe o preço e quando meses deve poupar para comprar a mercadoria a vista e na hora da compra sempre acaba pagando menos que pensou pagar a meses atrás. _____

14. Fixa um valor mensal a ser depositado na poupança antes de receber seu pagamento. ____

15. Marca tudo o que gasta, faz planilha de ganhos e gastos e faz o balanço mensal . _____

16. Poupa antes de gastar, ou seja antes de começar a gastar seu pagamento já sabe quando irá poupar este mês . _____

17. Demora 8 meses para comprar um produto que compromete metade do seu salário. _____

18. Demora 6 meses para comprar um produto que compromete metade da metade do seu salário ____

19. Jamais compro algo que compromete metade do meu salário a menos que eu compre com o dinheiro que poupei e ainda sobre dinheiro na poupança ____

Muito obrigada pela participação.              Profª Valquiria Bano.

Resultado

MAIOR QUANTIDADE DE:

"SIM": DE 20 A 10 RESPOSTAS SIM

Você realmente sabe administrar seu dinheiro é um habilidoso na arte das compras um economista nato, avalia seus gastos, é um poupador ou possui uma caderneta de poupança, sempre tem um dinheiro extra para algum imprevisto e entre muitos não tem cartão de crédito porque odeia dívidas em longo prazo preferindo pagar tudo a vista porque só assim consegue pechinchar na compra se sentindo muito feliz quando consegue que o vendedor abaixa o preço;



"TALVEZ" : DE 20 A 10 RESPOSTAS TALVEZ

Você se controla a maior parte do tempo mas precisa poupar ou abrir uma caderneta de poupança ou mesmo quebrar seus cartões de crédito. Já é um consumista prevenido mas algumas vezes “ põe o pé na jaca” comprando o que não devia se sente arrependido das comprar ,. Dica: quando sair as compras pense hoje irei comprar apenas os itens da lista ou somente artigos da mesma área, ou sapatos, ou roupas ou utensílios de cozinha.


"NÃO": DE 20 A 10 RESPOSTAS NÃO


Você é um comprador compulsivo, muitas das vezes vive choramingando com as dívidas e sempre afirma não tenho dinheiro para comprar, mas compra a prazo, pois não consegue esperar o devido momento, precisa controlar seus gastos, anotar seus ganhos, definir suas dívidas fixas mensais, fixar datas de pagamento , abrir uma caderneta de poupança e as vezes chegar ao extremo de quebrar os cartões de crédito .



ENTREVISTA COM OS PAIS

A ESCOLA COMO MEIO E ESPAÇO DE CONHECIMENTO SOCIAL E PROFISSIONAL

1. Qual a idade do seu (sua) filho (a)?

2. Desde quando ele frequenta esta escola?

3. O que os saberes escolares modificam em um jovem? Hoje e futuramente?

4. Você conversa sobre o futuro profissional do seu filho? Sim ( ) não ( )

5. Você sabe qual a profissão que ele quer exercer?

6. Sobre a profissão de seu filho, você acredita que ele tem potencial para exercer tal profissão?

7. Por que escolheram esta escola?

8. Você acha importante a criança frequentar uma escola? Por quê? Do seu ponto de vista, quais as vantagens e as desvantagens?

9. Em quais momentos você costuma ir à escola?

10. Do seu ponto de vista, você tem uma relação próxima e boa com a equipe da escola? (professor, diretor, orientador...)

11. Você sabe o que seu filho faz diariamente na escola? Como faz esse acompanhamento?

12. Você conhece os Projetos desenvolvidos na escola? Sabe me citar algum?

13. Seu filho gosta de frequentar a escola? Como você percebe isso?

14. Fale um pouco da relação do seu filho com os(as) professores(as).

15. Fale um pouco da relação do seu filho com os gestores da escola?

16. 6. Você participa das reuniões de pais?

17. Como são essas reuniões? O que poderia acrescentar para melhorar?

18. Do seu ponto de vista, quais os maiores desafios e dificuldades da escola atual?

19. Como você avalia a qualidade do atendimento oferecido? Por quê? Como isso pode ser observado e percebido?

20. Como a família pode contribuir para desenvolver um bom aluno?

21. Como a família pode contribuir para desenvolver um bom profissional?

22. Quais os grades desafios de pais que tem filhos na escola pública?

23. Como a escola poderia ajudar no relacionamento do seu filho com a sociedade?

24. O que você acredita que falta na escola. Maquinários, especialistas....Quais?

25. Você acha que seu filho deve continuar os estudos? Faculdade... Técnicos...

26. Comente, elogie ou de sugestões.

Muito obrigada pela participação.                         Profª Valquiria Bano.