ATIVIDADES DE SALA DE AULA

domingo, 24 de julho de 2016

POR QUE ENSINAR E APRENDER COM OS MAPAS MENTAIS?

        1.    Leia rapidamente as palavras ;
        2.    Leia na mesma velocidade acima as cores das palavras;


Já se perguntou como o cérebro funciona?

 Por que não consegue ler com a mesma velocidade? 

Como aprendermos? 

Como tomamos gosto pelo aprender acadêmico?




TUDO ESTÁ ARMAZENADO EM NOSSO CÉREBRO

 A estrutura mais complexa dos órgãos no sistema do corpo humano é o cérebro. As áreas do cérebro e as suas funções ajudam a controlar os diferentes processos mentais e funções corporais. Os estímulos enviados para o cérebro são transportados por uma extensa rede de nervos que servem como mensageiros. O cerebelo é dividido em lóbulos diferentes e as suas funções variam em conformidade.





  
Função do lóbulo parietal

A principal função do lóbulo parietal está na interpretação da posição do corpo  de acordo com os outros objetos nas suas imediações. As funções são diferentes para o lóbulo parietal direito e o lóbulo parietal esquerdo. A função do lóbulo parietal direito inclui a interpretação de informações espaciais e regulação da personalidade. A função do lóbulo parietal esquerdo inclui a capacidade de entender os números, a manipulação de diferentes objetos e realizar tarefas de escrita. As funções do lóbulo parietal em crianças SÃO: Processamento de sensações corporais tais como temperatura, pressão, tato e dor,  reconhecimento de objetos, capacidade de ler, capacidade de resolver problemas matemáticos ou aritméticos, discurso, percepção visual (até certo ponto) e percepção do conhecimento.

COMO CRIAR ANOTAÇÕES EXTREMAMENTE EFICIENTES

A técnica de mapas mentais foi, sem dúvida, umas das melhores técnicas de estudo que aprendi e que revolucionou minha forma de estudar. Fui me interessar por eles quando descobri que os mapas mentais são uma forma de colocar as informações no papel do mesmo jeito que o cérebro as organiza. Só que… Tive que quebrar algumas crenças e mitos até aceitar utilizar mapas mentais da forma como utilizo hoje. Talvez você pense, como eu pensava, que as cores e desenhos necessários em um bom mapa mental são perca de tempo .Tenho certeza que se utilizar os mapas mentais, você será capaz de aprender muito mais rápido! Dessa forma, com certeza, seus estudos serão mais prazerosos. Se você procura alguma técnica para aprender melhor e em menos tempo, então, pode começar aprendendo sobre os mapas mentais. Os mapas mentais são uma forma de anotação utilizada para armazenar, organizar e hierarquizar informações de maneira que seja fácil para que nosso cérebro processe e memorize. Para isso ele utiliza componentes como palavras-chaves, cores e desenhos que fazem com que seja mais fácil lembrar e associar um item anotado com uma nova ideia. Tudo o que você precisa para criar um mapa mental é de uma folha de papel em branco (se possível, sem pautas), caneta, lápis coloridos, texto de consulta,  cérebro e imaginação!
    
VOCÊ VAI ENTENDER AINDA MELHOR, SOBRE A EFICIÊNCIA DOS MAPAS MENTAIS, SE SOUBER COMO O CÉREBRO PROCESSA E RECUPERA INFORMAÇÕES.
Ele, o cérebro,  pensa em várias direções ao mesmo tempo. Direções essas que se iniciam em ativadores como imagens-chave ou palavras-chave.O mapas  mentais são palavras relacionadas ao tema e a elas mesmas assim como o cérebro tem uma capacidade, praticamente infinita, de criar conexões.
Ou seja, estudar com  mapa mental facilita o trabalho para o cérebro pois a informação esta em conformidade ou seja do mesmo jeito que o cérebro aprende Ele, relaciona, processa e arquivar informações.

Pense:  Após ler a palavra que vou colocar aqui, mantenha os olhos fechados por 30 segundos pensando na palavra. A palavra é:       FRUTA.
Nesses 30 segundos… O que aconteceu? Sua mente fez uma pequena viagem em torno do significado que essa palavra tem para você. Provavelmente você se lembrou da última fruta que comeu, daquela que é a sua preferida, pensou sobre o fato de frutas serem saudáveis ou até mesmo que está com fome agora. Chutei sobre coisas que você pode ter pensado ou não , mas, sei que você não ficou pensando, simplesmente, nas letras que formam a palavra “f + r + u + t + a”.
Essa palavra FRUTA  seria a palavra-chave e no que pensou são as conexões e assim que seu cérebro funciona. 

PS: Filme:  http://valquiriabano.blogspot.com.br/search/label/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA

PS: Cérebro: http://valquiriabano.blogspot.com.br/2016/07/funcao-do-lobulo-parietal.html


5 comentários:

  1. Gostei do blog, criativo e inovador. Um incentivo ao estudo na era das novas tecnologias. Sou psicóloga e quero parabenizar a professora pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Aprendemos na sala, muito bom prof. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, como podemos utilizar tantas partes do nosso cérebro,obrigado professora pela ajuda alem de nos ensinar na escola ainda nos ajuda entre os meios telecomunicativos valeu..

    Ass. Miquéias Feitosa

    ResponderExcluir