ATIVIDADES DE SALA DE AULA

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A PRÉ HISTÓRIA DO CONTINENTE AMERICANO


A PRE-HISTÓRIA DO CONTINENTE AMERICANO



TEORIA DE BERINGOs primeiros habitantes da América descendiam de caçadores, que saíram da Sibéria Oriental, na Ásia. Entre 50 mil e 12 mil anos atrás, atravessaram o estreito de Bering e alcançaram a América do Norte durante a última glaciação. Dali, os grupos nômades e seus descendentes foram espalhando-se pelo continente americano. Durante a última glaciação, os territórios que hoje correspondem ao Alasca e à Sibéria, estavam unidos por um istmo de gelo, que formava uma passagem entre a Ásia e a América. Quando a temperatura do planeta voltou a subir, esse istmo de gelo se desfez, formando o atual estreito de Bering.


TEORIA TRANSOCEÂNICA: Alguns pesquisadores identificam outros caminhos migratórios, como as ilhas do Oceano Pacífico, também por passagem terrestre, ou então por uma precária navegação iniciada nas ilhas da Polinésia. Remadores da Polinésia teriam navegado pelo oceano Pacífico até alcançar o litoral sul-americano. Nessa aventura que durou muitas gerações, esses grupos de navegantes pré-históricos lançaram-se ao mar em diferentes momentos, entre 10 mil e 4 mil anos atrás.





ATIVIDADES

1. Imprima o mapa,  pinte de acordo com o solicitado e responda as duas questões:
   a. azul para os oceanos;
   b. escolha 6 cores diferentes para cada continente;
   c. Quais são os 5 oceanos?
   d. Quais são os 6 oceanos?
   

2. Construa uma legenda com o nome das  Teorias do povoamento da América.


3. Explique a Teoria de Bering.

4. Explique a Teoria Transoceânica.

# Observe as imagens abaixo e responda:

    5. Compare o mapa 2 (países)  e 3 (legenda das expansões)  e cite quais os países que expandiram da linhagem Clóvis, da América do Sul e para os Andes Centrais.

    6. Quais os países estão relacionados com o item 1,2,3,4 e 5 e as suas respectivas datas.

     7. No primeiro mapa aparece o rosto de uma mulher, pesquise na internet :
          a. Quem é Luzia para a arqueologia Americana.
          b. Qual museu se encontra o cranio de Luzia?
          c.  O que aconteceu com o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018?





# responda de acordo com o mapa "Os caminhos do ser humano para a América.

8. Quais os continentes que foram percorridos pelos primitivos segundo a Teoria de Bering?

9. Quais os continentes que foram percorridos pelos primitivos segundo a Teoria Transoceânica?

10. Relacione os nomes de todos os países da América.








   




A PRÉ HISTÓRIA DO CONTINENTE AMERICANO



TEORIA DE BERINGOs primeiros habitantes da América descendiam de caçadores, que saíram da Sibéria Oriental, na Ásia. Entre 50 mil e 12 mil anos atrás, atravessaram o estreito de Bering e alcançaram a América do Norte durante a última glaciação. Dali, os grupos nômades e seus descendentes foram espalhando-se pelo continente americano. Durante a última glaciação, os territórios que hoje correspondem ao Alasca e à Sibéria, estavam unidos por um istmo de gelo, que formava uma passagem entre a Ásia e a América. Quando a temperatura do planeta voltou a subir, esse istmo de gelo se desfez, formando o atual estreito de Bering.

  


                                                   

TEORIA TRANSOCEÂNICA: Alguns pesquisadores identificam outros caminhos migratórios, como as ilhas Aleutas, também por passagem terrestre, ou então por uma precária navegação iniciada nas ilhas da Polinésia. Remadores da Polinésia teriam navegado pelo oceano Pacífico até alcançar o litoral sul-americano. Nessa aventura que durou muitas gerações, esses grupos de navegantes pré-históricos lançaram-se ao mar em diferentes momentos, entre 10 mil e 4 mil anos atrás.


MAPA MENTAL SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL


                          ROTEIRO DA AULA

Como aplicar essa aula:

Antes desta aula eu explano sobre os testes de guerra dos Nazistas, em particular : Guernica:



1. Distribuir para cada aluno uma cópia colorida de cada Mapa; 

2. Sequência da aula :

a. Com o o primeiro mapa ( Conceitual)  apresento as características da Guerra, motivos e teorias políticas;

b. Grupo de países : neste momento trabalhamos em conjunto com o mapa 1 e 2 (Conceitual e Mental)  onde cada grupo de países são destacado com uma cor (vermelho e verde);
c. Neste itens e próximos vou utilizando os dois mapas, explicando  os espaços de água utilizados na guerra,  é importante também,  que os alunos  tenham um mapa múndi (dividido em continentes e oceanos) para perceber os espaços terrestres e de água;
d. Bombardeios: a sequência dos bombardeios , também é importante trabalhar com o mapa múndi;
e. Consequências e acordos do final da guerra;  
   

    PS: Veja também a aula sobre a Primeira Guerra Mundial.














MAPA MENTAL PRIMEIROS POVOS DO BRASIL


Algumas comunidades indígenas do Brasil viviam de forma nômade e seminômade, consumindo os recursos naturais disponíveis e depois se mudando para regiões que tivessem maior disponibilidade de animais de caça, plantas, frutos e recursos hídricos. Por outro lado, também havia povos indígenas que dominavam a agricultura e que tinham uma rotina de trabalho intensa e regular. Não por acaso, muitos desses indígenas foram empregados como escravos nas propriedades criadas pelos colonizadores portugueses.Além de dominarem a caça e pesca, temos em várias comunidades indígenas a presença de um vasto conhecimento sobre a vegetação do território. Não raro, tal conhecimento era empregado para a fabricação de remédios naturais que acabaram sendo utilizados pelos colonizadores.


Organizando-se de forma variada, percebemos que uma quantidade expressiva dos indígenas vivia em grandes cabanas chamadas de “ocas”. Nas ocas temos a presença de várias famílias e integrantes de uma comunidade vivendo de forma muito próxima. As habitações menores e com poucos integrantes eram mais comuns em comunidades menores. De acordo com estudos atualizados, até a época da chegada dos portugueses, o Brasil contava com 1400 povos indígenas. Em termos numéricos, essa variedade de povos abarcava uma população que oscilou entre a casa dos três a cinco milhões de habitantes. Com números tão significativos, percebemos o quão importante é a presença indígena em nossa história.

MOLDE DO MAPA DO BRASIL

MAPA MENTAL LINHAS DO TEMPO


A HISTÓRIA DO BRASIL E GERAL

ESTUDAR A HISTÓRIA PELA LINHA DO TEMPO

Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade - antiga. Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.
Também devemos observar que alinha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O marco zero da história ocidental seria, então, o nascimento de Jesus Cristo, pois fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente e tudo que ocorre depois é contado como crescente. Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000; os hindus e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos. Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com a referencial adotado e questionar os conceitos, para ver se realmente condizem com a realidade.  
Outra questão que deve ser levada em consideração é que a história nunca foi feita apenas com alguns grandes fatos e personagens. A história é um processo em contínua transformação, do qual todos os seres humanos participam.


PS: Venho agradecer ao aluno Elton Ferreira do 2º D ( EE Luis Pereira Sobrinho)  por permitir a divulgação dos seus dons artísticos que a partir  do Mapa Mental trabalhado na sala ele criou uma nova leitura e ficou excelente. 














MAPA MENTAL - IDADE MODERNA



IDADE MODERNA : A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII. Seu início, segundo alguns historiadores, se deu no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiadores; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.
Dentre os principais acontecimentos da Idade Moderna podemos citar:
  • As Grandes Navegações;
  • O Renascimento;
  • A Reforma Religiosa;
  • O Absolutismo;
  • O Iluminismo;
  • Início da Revolução Francesa.


CULTURA : RENASCIMENTO


ECONOMIA : GRANDES NAVEGAÇÕES - INICIO DA SISTEMA CAPITALISMO


GRANDES REVOLUÇÕES


ILUMINISMO


MAPA MENTAL ANTIGUIDADE


MESOPOTÂMIA

A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.


EGITO

Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.



FENÍCIOS

Exímios na arte de comercializar, os Fenícios eram conhecidos em todo lugar, por sua grande capacidade de alcançar os maiores lucros.  Os fenícios foram os maiores navegadores do mundo antigo. Com audácia, perícia e grandes galeras, percorreram o mar Mediterrâneo, atingiram o Atlântico e viajaram em torno da África.


PERSAS

O profeta Zoroastro ou Zaratustra criou uma religião dualista, que afirmava ser o universo dividido entre um deus mau, Arimã; e um deus bom, Ormuz, que lutam até a vitória final do bem. Zoroastro viveu entre 628 e 551 a. C. Seus princípios estão contidos no livro sagrado denominado Zend-Avesta.




CURIOSIDADE: O Grupo Tata foi criado por Jamsetji Tata na metade do século XIX de alguma forma uma das missões da empresa foi ajudar à construção Índia. Tanto em sua missão como nos seus valores pode ser apreciado a influência pársi (Zoroastras) do grupo.  Um dos princípios do grupo Tata é "estamos envolvidos com melhorar a qualidade de vida às comunidades que servimos... Nossa prática de devolver à sociedade o que ganhamos evoca a confiança entre os consumidores, empregados, acionistas e a comunidade." O grupo tem estado sempre dirigido por membros da família Tata (todos zoroastras), exceto em duas ocasiões, que foi dirigida também pelos adeptos da religião de Zaratustra.

HEBREUS

Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade.





quinta-feira, 23 de junho de 2016

MAPA MENTAL GUERNICA - UM TESTE DE GUERRA NAZISTA




O quadro que momentaneamente parece um desenho primário, na realidade ,é um momento histórico da Segunda Grande Guerra Mundial onde Pablo Picasso retrata os bombardeios na pequena cidade Espanhola dos Bascos, a cidade de Guernica. Numa total carência da cor, o artista, movido pela dor do ocorrido faz um retrato monocromático da tragédia, basicamente em preto branco  e tons cinza.


O quadro foi recortado em fatos históricos, cada figura representa um momento do bombardeios. O "homem de braços levantados" representa um homem apavorado e parece tentar deter as bombas ou é uma referencia ao quadro de Goya  " Os fuzilamentos" onde representava a Revolução civil espanhola , uma inovação na pintura,  onde foi inserido um recorde de outro quadro.



Atividade:

Foi solicitado aos alunos que utilizasse recortes do quadro representando um momento histórico do Brasil e assim como a proposta do quadro um protesto a violência, ao preconceito aos problemas sociais, políticos e econômicos de nosso país.


                                         



Atividade dos alunos



                                


CURIOSIDADE : Sobre as curiosidades que envolvem a pintura está a resposta de Picasso a um oficial nazista que numa revista ao seu apartamento em Paris observa uma fotografia do painel e pergunta ao artista: - Foi você quem fez isso? E Picasso responde: - Não, vocês o fizeram.